Confira os principais EPIs para mineração que são indispensáveis

Compartilhe este post

A extração de minerais do solo é uma das atividades industriais mais arriscadas que existem. Justamente por isso, ela segue um rigoroso conjunto de regras para trabalho em espaço confinado e deve ser feita sempre com a utilização dos EPIs corretos. Mas, afinal, quais são eles e como eles ajudam a reduzir os riscos aferidos para mineiros? É o que veremos hoje, neste breve guia sobre EPI para mineração! Continue a leitura para conferir.

1. Capacete de proteção

O capacete é um dos EPIs mais populares do mundo, figurando entre a lista de itens obrigatórios para proteção individual em múltiplas indústrias e sendo comum a várias funções — inclusive na mineração, em que tem um papel muito importante. Justamente por isso, ele não poderia deixar de integrar a nossa lista.

De fato, a utilização de capacetes é fundamental no trabalho em espaços confinados onde há transporte e movimentação de itens pesados, como na mineração. Nesse caso, eles são projetados para proteger contra queda de objetos e rochas, além de outros perigos comumente encontrados em minas, capazes de resultar em quedas e lacerações na cabeça.

Por conta disso, inclusive, alguns modelos ainda são equipados com lâmpadas, auxiliando os mineiros a navegar por minas escuras.

2. Protetores auditivos-auriculares

Se você nunca visitou uma mina, esta informação pode lhe surpreender, mas a verdade é que esse é um dos ambientes de trabalho mais ruidosos que existem no planeta.

A extração do minério de ferro é feita com auxílio de máquinas que quebram as rochas para chegar até o rico mineral, o que acaba gerando uma quantidade volumosa de barulho. Por isso, é obrigatório o uso de protetores autivo-auriculares nesses ambientes de trabalho — em outras palavras, você deve colocar esse item na sua lista quando for adquirir Equipamentos de Proteção Individual.

Esses ruídos, vale dizer, não são apenas prejudiciais para a saúde a médio e longo prazo. Eles também contribuem para que colaboradores rendam menos e sejam menos produtivos. Nesse sentido, abafá-los com ajuda de um equipamento de proteção cria um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente.

Existem hoje dezenas de modelos de protetores auriculares no mercado, desde aqueles que se assemelham a um tampão (inseridos no ouvido e descartados após alguns usos) até os que lembram um fone de ouvido, em formato de concha. Para acertar nessa escolha, o ideal é fazer antes a medição da quantidade de ruídos no seu ambiente de trabalho, buscando o equipamento mais adequado a cada caso.

3. Máscaras de respiração

Por ser um tipo de trabalho muito específico (feito em espaço confinado), a mineração oferece um risco adicional para quem trabalha nessa área: a presença de poluentes e agentes químicos que causam irritações e doenças.

Para contornar esse problema, as máscaras de respiração para mineração podem conter um filtro que elimina do ar a ser respirado as substâncias indesejadas. Esse filtro pode ser feito de materiais como o carvão ativado, por exemplo, a depender do tipo de máscara a ser oferecida aos seus colaboradores.

Escolha esse equipamento com atenção e tenha muito cuidado com a higiene dele. Cuidar da máscara de respiração fará com que ela dure mais e garante que ela cumprirá o seu papel sempre com excelência. Ainda assim, a qualquer sinal de dano nesse EPI para mineração, substitua-o por um novo. Entre os indícios de que uma máscara de respiração não está funcionando bem, podemos destacar:

  • mau cheiro;
  • dificuldade para respirar;
  • tosse ou pigarro (que não possam ser relacionados a outro evento, como uma gripe).

4. Luvas resistentes a corte

Outro Equipamento de Proteção Individual que é fundamental para mineiros são as luvas resistentes a corte. Como a maioria dos equipamentos utilizados na mineração tem poder de cortar ou perfurar, esse item é integral para proteger os dedos e as mãos  — podendo ainda ser complementado com outros equipamentos que protejam o corpo desses profissionais (como mangotes de segurança e roupas de proteção).

Essas luvas são confeccionadas com fios de alta resistência mecânica, podem ser combinados ou não com fios de aço assim como, podem ser revestidas com outros materiais, para ter uma melhor performance, como aderência na manipulação de peças oleosas, por exemplo.

Como medida extra de segurança, lembre sempre os seus funcionários da necessidade de inspecionar as luvas antes de usá-las. Qualquer fio solto ou outro defeito no material pode comprometer a sua eficácia.

5. Óculos de proteção

Por último, não poderíamos deixar de mencionar os óculos de proteção visual

Esses óculos têm uma função muito específica: impedir que estilhaços, poeira e pedras que se soltam das rochas normalmente durante o processo de mineração entrem em contato com os olhos do funcionário, causando ferimentos, machucados, irritações e outros problemas de curto, médio e longo prazo.

Assim como acontece com os outros que citamos ao longo desta lista, este EPI para mineração deve ser sempre verificado antes de colocado no rosto, e ser higienizado e armazenado corretamente após cada uso, para maximizar a sua durabilidade e eficácia.

Bom, além dos Equipamentos de Proteção Individual que vimos aqui, há muitos outros itens de segurança que devem ser utilizados para que a mineração seja feita com o mínimo de risco para os trabalhadores. Por isso, consulte um profissional de Segurança do Trabalho para que ele possa avaliar e identificar os principais riscos no seu ambiente, e recomendar que produtos e técnicas podem ser utilizados para minimizá-los no dia a dia.

Então, já conhecia algum EPI para mineração dos que vimos aqui? Se quiser continuar aprendendo sobre o assunto, baixe o nosso e-book completo “Os principais EPIs utilizados na mineração”!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts