Conheça agora 8 principais siglas de segurança no trabalho

Compartilhe este post


Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo:


A segurança no trabalho atua com o simples objetivo de fornecer proteção à saúde do trabalhador e integridade física em situações e tarefas que ofereçam riscos, independentemente do ramo de atuação que ele trabalhe. Contudo, o que muita gente não sabe é que existem órgãos, normas, ações administrativas que atuam justamente para manter a segurança e o bem-estar dos empregados.

Portanto, para desempenhar essa função em prol da segurança, é necessário ter conhecimento e entender o significado das principais siglas que envolvem o mundo da segurança no trabalho. Afinal de contas, é muito importante que a empresa esteja sempre buscando adequar o ambiente ocupacional ao trabalhador.

Se você não conhece muito bem sobre essas siglas, continue por aqui e entenda melhor sobre quais são elas e a importância de entendê-las. Assim, pode atuar em benefícios da segurança e saúde ocupacional no ambiente de trabalho.

Qual a importância de entender mais sobre essas siglas?

O ramo da segurança no trabalho traz muitos termos técnicos que devem estar na ponta da língua de todas as pessoas envolvidas nessa tarefa, inclusive dos trabalhadores e responsáveis pela empresa.

Portanto, é muito importante tentar entender todas elas, pois somente com o conhecimento adequado é possível desempenhar seu trabalho com confiança e eficácia. Fora que esse conhecimento sobre as siglas facilitam o diálogo e agilizam o repasse de informações no ambiente de trabalho.

Quais são as siglas sobre segurança no trabalho?

Entenda melhor sobre o significado de algumas abreviaturas da área de segurança do trabalho.

1. EPI’s

Os EPI’s são, com certeza, a sigla mais famosa sobre a segurança do trabalho. Eles são os Equipamentos de Proteção Individual. Eles devem ser fornecidos pela empresa para uso contínuo dos trabalhadores enquanto estiverem exercendo suas atividades de trabalho.

2. NR’s

As NR‘s se tratam das Normas Regulamentadoras, que são uma série de procedimentos e requisitos sobre a saúde, segurança e medicina no trabalho. Essas NR’s são obrigatórias tanto para empresas privadas quanto para as públicas, assim como órgãos governamentais que empregam trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

3. CIPA

Já a CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é formada por representantes dos trabalhadores da empresa e dos empregadores. Essa comissão vai atuar na tarefa de promover a saúde e segurança de todas as pessoas que trabalham na empresa e circulam pelo ambiente de trabalho.

4. EPC

Os EPC’s são os Equipamentos de Proteção Coletiva, que são itens ou artigos que tem a função de sinalizar e proteger todos os trabalhadores da empresa. Eles podem ser fixos ou móveis, tem que estar inseridos no ambiente de trabalho para a proteção de todos da organização. Eles podem ser cones, placas ou fitas de sinalização, alarmes, dentre outros.

5. LER

A LER é a Lesão por Esforço Repetitivo, que é uma espécie de disfunção que surge no sistema nervoso ou muscular do trabalhador, derivada de funções repetitivas e desempenhadas constantemente. Tarefas contínuas e más posições corporais podem provocar a LER.

6. SIPAT

Já a SIPAT, se trata da Semana Interna de Prevenção de Acidentes, sendo um evento obrigatório por lei para conscientizar os trabalhadores da empresa sobre a saúde e segurança no trabalho, bem como sobre como atuar de forma a prevenir os acidentes de trabalhos.

7. AET

A AET é a Análise Ergonômica do Trabalho e tem a função de observar, identificar e avaliar adequadamente todos os procedimentos e equipamentos utilizados pelos trabalhadores, para saber o que pode ou não oferecer risco.

8. PPRA

O PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, sendo uma das siglas mais conhecidas pela segurança no trabalho. Esse programa é obrigatório e faz parte da legislação trabalhista. Ele tem a função de transformar o ambiente de trabalho em um espaço seguro e que traga proteções para o colaborador, de acordo com o tipo de atividade exercida ali.

Por fim, vale destacar que essas siglas são muito faladas no dia a dia de qualquer empresa, já que a segurança no trabalho é um fator muito importante.

Gostou de entender um pouco mais sobre as siglas relacionadas com a segurança no trabalho? Se quiser se aprofundar no conteúdo, baixe o nosso e-book sobre o assunto!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts