Conheça os 5 principais EPIs para empilhadeira

Compartilhe este post

Muito presente no ambiente industrial, a empilhadeira é uma ótima ferramenta para tarefas que envolvem deslocamento e içamento de cargas. Essa máquina oferece várias vantagens quando operada, sendo a principal delas o ganho de tempo. Entretanto, é preciso ressaltar algumas medidas preventivas acerca desse veículo, como o EPI para empilhadeira. 

Mesmo que o operador esteja a uma certa distância da carga que a empilhadeira está conduzindo, há riscos envolvidos nessa atividade. Deste modo, é muito importante que o colaborador saiba que existe esse perigo do qual ele não está totalmente isento, necessitando, então, do uso contínuo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Por isso preparamos dicas para que você tenha mais segurança no seu trabalho. Vamos la?

Saiba quais são os 5 principais EPIs para empilhadeira

A seguir, confira quais são os 5 principais EPIs para trabalhos com empilhadeira.

1. Óculos de segurança

Para que o operador conduza a empilhadeira de forma segura, é preciso garantir que a visibilidade esteja em boas condições. Dessa forma, uma maneira de reduzir os efeitos da poeira e outras partículas sólidas é a partir da utilização de um óculos de segurança.

Além de ser importante para visibilidade, cabe destacar a relevância do uso do óculos em situações onde há eventuais choques. Isso é assegurado por meio de lentes resistentes, as quais são projetadas justamente para suportar o impacto contra pequenos fragmentos em alta velocidade. 

2. Protetor auditivo

Muitas empilhadeiras emitem ruídos durante o funcionamento, os quais são classificados como acima do nível tolerável pelo ouvido humano. Deste modo, a intensidade do som precisa ser minimizada tanto para a saúde auditiva dos colaboradores, quanto para garantir a atenção do operador enquanto conduz o veículo com segurança. 

Para fazer essa proteção é possível utilizar o protetor auricular ou os abafadores de ruídos. O protetor auricular é mais recorrente em situações em que o ruído é menos intenso, pois sua capacidade de isolar o som é menor quando comparada a dos abafadores.

Já os abafadores de ruídos são equipamentos de segurança auditiva mais robustos, que conseguem isolar ruídos mais intensos e de maior nível em decibéis. O uso dessa proteção auditiva pelo operador de empilhadeira é essencial, já que ele é o colaborador que mais estará exposto ao ruído do veículo.

3. Capacete de segurança

Certamente é um dos principais equipamentos de segurança, pois, protege a região da cabeça do colaborador. Assim, quando a empilhadeira estiver em uso, é fundamental que os colaboradores utilizem o capacete de segurança, para que estejam protegidos caso aconteça algum acidente com a carga que está sendo deslocada. 

4. Luvas de segurança

O trabalho com empilhadeiras também envolve o manuseio de paletes e a movimentação de cargas. Essas tarefas, obrigatoriamente, precisam ser executadas com a utilização de luvas de segurança, visto que oferecem riscos para as mãos.

Com esse equipamento, o colaborador protege as mãos de calos, cortes, ferimentos em geral e, ainda, garante o devido conforto térmico em situações onde há o contato direto com cargas aquecidas.

5. Calçado fechado

Esse é um Equipamento de Proteção Individual indispensável na indústria. É simplesmente inimaginável algum colaborador atuar em regiões onde há empilhadeiras com o pé descalço. 

Dessa forma, garantir um calçado que proteja os pés e que possibilite uma locomoção adequada é fundamental. A bota é um bom exemplo desse tipo de EPI, já que ela mantém os pés seguros numa eventual queda de cargas pesadas e evita escorregões por meio do seu solado antiderrapante.  

Conheça outras medidas preventivas

Além desses equipamentos de proteção individual, as empresas que possuam empilhadeiras necessitam atentar a outras medidas de segurança. Uma delas é a sinalização de toda a área de tráfego de empilhadeiras, pois é preciso ficar claro para todos os colaboradores (e visitantes) em quais regiões específicas há a atuação desse veículo.

Vale ressaltar também que não é qualquer funcionário que está apto a dirigir uma empilhadeira. Muitas vezes a pressa faz com que colaboradores não treinados tentem utilizar os recursos desse veículo. Entretanto, essa atitude irresponsável pode ocasionar em acidentes de trabalho, uma vez que é preciso capacitação específica para conduzir empilhadeiras.

Outra medida de segurança importante de ser mencionada é a prudência com a capacidade máxima de carga do veículo. Deste modo, se o manual do veículo estipula um valor de carga máxima de içamento/deslocamento, é preciso sempre respeitar a esse limite. 

Ainda, a velocidade de deslocamento desse veículo precisa ser compatível com o peso da carga que está sendo deslocada. Essa medida preventiva de segurança é extremamente importante, pois, deslocar cargas pesadas a altas velocidades representa um grande risco de acidente de trabalho. 

Entenda a importância da qualidade do EPI

Além de assegurar que todos os colaboradores estejam utilizando o EPI nas áreas onde há atuação de empilhadeiras, é relevante atentar também à qualidade do equipamento de proteção.

Essa preocupação se faz necessária pelo fato de EPIs de má qualidade também serem capazes de causar acidentes de trabalho, colocando em risco a saúde dos funcionários. Deste modo, buscar revendedores de equipamentos de proteção individual com boa reputação no mercado é primordial para assegurar a saúde humana.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual é uma importante medida preventiva de segurança, isto é, tem capacidade para evitar acidentes de trabalho. Entretanto, vale ressaltar que a sua utilização não isenta totalmente o colaborador do risco de um acidente. 

Essa observação é válida pelo fato de que há colaboradores que acreditam estar completamente protegidos ao utilizar corretamente os EPIs. Essa postura equivocada muitas vezes faz com que situações de risco sejam assumidas de forma irresponsável, aumentando as chances de ocorrer um acidente de trabalho. 

Então, após analisar as vantagens para a segurança dos trabalhadores proporcionadas pelos principais EPIs para empilhadeira, é fácil perceber que o uso desses equipamentos é imprescindível. Portanto, essa medida de segurança passa a ser essencial para combater o elevado número de acidentes de trabalho nas indústrias

O conteúdo foi válido para você? Então, assine a newsletter da Volk do Brasil e conheça mais sobre Equipamentos de Proteção Individual e outras medidas preventivas de segurança.  

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts