Conheça os EPIs indispensáveis para plataforma de petróleo

Compartilhe este post

Embarcar em uma plataforma de petróleo para trabalhar é uma atividade que envolve alguns riscos. De fogo a radiação, algumas coisas podem dar errado quando se está longe do porto. Por isso, o uso de EPIs para plataforma de petróleo não deve ser negligenciado jamais.

Os equipamentos de proteção individual, como luvas e capacetes, permitem que o colaborador desempenhe com excelência as atividades que precisa realizar na plataforma e reduzem os riscos de se fazer isso. Mas quais são os EPIs que não podem faltar? Confira, a seguir!

Respirador

O contato com gases é um dos maiores riscos que o funcionário corre na plataforma de petróleo. No momento da perfuração, a liberação de sulfitos sempre acontecerá e o contato direto com eles coloca o profissional em risco.

Esses gases, quando inalados, podem causar respostas alérgicas ou interagir com outros químicos no ambiente para criar gases ainda mais perigosos, como o dióxido de enxofre.

A utilização de um respirador, junto aos demais equipamentos de proteção individual, é de enorme importância. É ele que filtrará tanto gases quanto partículas que causam danos de longo prazo à saúde do funcionário.

Óculos de proteção

Da mesma forma como gases podem prejudicar as vias respiratórias, eles têm um efeito negativo sobre a região dos olhos. Entrar em contato com eles pode causar desde lacrimejamento até queimaduras químicas.

Por esse motivo, os óculos de proteção são peças fundamentais de quem trabalha em plataformas de petróleo. Eles evitam que o colaborador entre em contato direto com produtos químicos, mas mantém um amplo campo de visão para que desempenhe suas funções de trabalho.

Capacete com jugular

Muito utilizado na construção civil e na indústria, o capacete com jugular também é essencial nas plataformas de petróleo. Ele é diferente dos capacetes comuns porque não é facilmente removido por ventos fortes nem cai com movimentos bruscos e intensos.

A jugular, uma fita que prende o capacete à cabeça do usuário (e que é colocada na região do pescoço, de onde vem o nome) impede que o funcionário fique sem capacete devido a intempéries.

Os capacetes com jugular são imprescindíveis para o trabalho em plataformas porque, além de serem produtos muito resistentes, são confortáveis de se utilizar e não atrapalham em nada as funções do colaborador.

Luvas de proteção

Luvas com suporte têxtil e revestimento são as mais utilizadas nas plataformas de petróleo pela capacidade que têm de proteger tanto de produtos químicos quanto de cortes assim como, alguns modelos também protegem contra impacto.

Essas luvas são bastante confortáveis e maleáveis, sendo muito recomendadas para atividades de trabalho intensivo, nas quais o usuário não poderá removê-las em momento algum.

Dentre os vários modelos disponíveis no mercado, boa parte daquelas voltadas para a indústria petrolífera conta com algum tipo de revestimento em material especial, como o nitrilo.

É isso que faz com que as luvas ofereçam resistência química e não só mecânica. Elas são impermeáveis (dependendo do modelo) e permitem trabalhar com produtos diversos como óleos, graxas, ácidos, solventes e álcoois e podem ser lavadas várias vezes, o que dá ao equipamento excelente vida útil.

Calçados de segurança

Os calçados de segurança são outros equipamentos que não podem faltar a bordo. Além de garantirem o conforto durante as horas de trabalho, eles protegem os pés do colaborador e os mantêm sempre secos.

Feitos com um tipo de microfibra especial ou couro, são resistentes a muitos tipos distintos de produtos químicos encontrados nas plataformas de gás e óleo e evitam problemas como escorregões e tropeços, já que posssuem solado especial normalmente fabricado em poliuretano.

Modelos com biqueiras, palmilhas resistentes à perfuração e solados que funcionam como isolantes elétricos, os calçados de proteção evitam que a queda ou o choque com maquinário pesado afete a performance do funcionário.

Protetor auricular

Plataformas de petróleo são ambientes barulhentos. Tanto as máquinas que operam ali quanto os navios de apoio que circulam ao redor emitem ruídos e, ao longo do período de trabalho, eles podem prejudicar a audição do colaborador.

Para contornar isso, o uso de protetor auricular é imprescindível. Há muitos modelos, desde aqueles simples de silicone, espuma ou polímero que são inseridos nas cavidades até os tipo concha, que ficam sobre a cabeça.

Avaliar os níveis de decibéis, as situações de uso e os níveis de conforto que cada um oferece é a melhor maneira de escolher o ideal entre eles.

Vestimentas de segurança

Outro item essencial para quem trabalha em plataforma de petróleo são as vestimentas de segurança. Esse equipamento de proteção individual pode ser feito de materiais impermeáveis, e cobre simultaneamente membros superiores e inferiores.

É extremamente eficiente para evitar a contaminação do trabalhador por produtos químicos e a absorção de gases tóxicos. Além disso, ele pode ser descartável.

Não basta apenas comprar EPIs para plataforma de petróleo. Os esforços do técnico de segurança do trabalho para implementar uma cultura de utilização dos equipamentos de proteção individual e a aquisição de produtos de qualidade é o que vai garantir os resultados.

Um fornecedor experiente saberá tirar as suas dúvidas sobre os equipamentos de proteção necessários para se trabalhar em qualquer ambiente, mesmo que ele seja em alto-mar.

Nesse sentido, desenvolver uma parceria com ele vai garantir também o fornecimento constante de EPIs de qualidade e ideal para cada atividade. Consequentemente, protegerá a sua empresa de processos ou multas trabalhistas onerosas e taxas elevadas de absenteísmo que resultam dos acidentes de trabalho.

Gostou de conhecer os EPIs para plataforma de petróleo fundamentais para garantir a segurança dos funcionários? Então, fale agora mesmo com a Volk do Brasil e conheça nossos produtos!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts