Conheça os riscos ocupacionais e perigos nas plataformas petrolíferas

Compartilhe este post

Seja no setor automobilístico, seja no alimentício, o ambiente de trabalho nas indústrias no Brasil infelizmente é um dos mais perigosos do mundo. Nesse contexto, cabe destacar alguns postos de trabalho os quais necessitam de mais atenção no quesito segurança, como é o caso do ramo petroleiro. Dessa forma, é preciso falar sobre os perigos nas plataformas petrolíferas.

Além dos riscos ocupacionais e perigos comuns, identificados nas indústrias de modo geral, há outras ameaças que são específicas para quem atua em plataformas petrolíferas. Isso porque é um serviço executado em alto mar, o que automaticamente demanda medidas próprias de prevenção e segurança. 

Sendo assim, confira mais sobre a segurança do trabalho na indústria petrolífera.

Trabalhos em plataformas petrolíferas

O petróleo é um combustível de origem fóssil, ou seja, é gerado a partir de processos totalmente naturais (essencialmente por meio da decomposição de organismos mortos soterrados).

Por isso, há petróleo sendo extraído em terra firme, porém, como a natureza de origem marinha é bem superior em relação à terrestre, as grandes reservas de petróleo são encontradas em alto mar, a vários quilômetros do litoral. Assim, existem diversas plataformas petrolíferas espalhadas pelos oceanos de todo o mundo.

As plataformas petrolíferas

Por estar em alto mar em muitas ocasiões, consequentemente o trabalho de extração/bombeamento/processamento de petróleo requer uma engenharia de altíssima tecnologia. Isso porque há plataformas que são capazes de realizar atividades tanto de perfuração quanto de refinamento da substância.

Vale destacar também que além de fazer todas essas atividades, uma plataforma de petróleo necessita igualmente se manter erguida e estável de forma segura, isto é, entregando boas condições estruturais.

Desse modo, por conseguir reunir complexas atividades petrolíferas com conceitos de engenharia civil (presentes na sua edificação), uma plataforma de petróleo é caracterizada pela utilização de avançadas técnicas de engenharia, o que implica nesse caso maiores cuidados com a segurança do trabalho.

A segurança dos colaboradores nas plataformas de petróleo

Engana-se quem acha que apenas profissionais relacionados à engenharia atuam em plataformas, há colaboradores da área de hotelaria, mergulho, saúde, química etc. Assim, por mais que os campos de atuação dessas áreas sejam completamente distintos, todos os funcionários necessitam passar por idênticos treinamentos de segurança do trabalho. 

Exemplificando, um engenheiro mecânico recebe a mesma capacitação de segurança que a de um químico, sendo ambos treinados para que tomem as melhores decisões quando expostos aos riscos de trabalho.

4 perigos e riscos em plataformas petrolíferas

Inicialmente, é interessante definir a diferença entre riscos e perigos em um ambiente de trabalho. Atuar em um local de risco remete a postos de trabalho que expõem seus colaboradores a agentes físicos, químicos e biológicos, que podem ser nocivos à saúde. 

Entretanto, nesse caso todos esses agentes já foram previamente analisados e, consequentemente, não representam perigos para os colaboradores, já que as medidas de segurança cabíveis estão sendo corretamente executadas.

O perigo no trabalho ocorre em atividades em que os riscos/ameaças ocupacionais até então não foram identificados adequadamente (ou que foram negligenciados intencionalmente). Implicando situações nas quais o colaborador realiza o trabalho colocando em risco sua saúde e conforto.

Sendo assim, o ideal é garantir que todos os riscos sejam previamente catalogados, para que não surjam casos de perigo e, consequentemente, chances de ocorrer um acidente de trabalho. 

1. Incêndios

Sem dúvidas, é a principal ameaça para uma plataforma petrolífera, isso porque além de representar graves perigos para os colaboradores, também é capaz de destruir por completo a estrutura.

Desse modo, toda plataforma segue um rigoroso protocolo contra incêndios, já que os mais famosos acidentes de trabalho nesses ambientes estão relacionados com o fogo.

2. Vazamento de gases

O processo de refinamento do petróleo funciona basicamente por meio da elevação de sua temperatura (separando as suas moléculas e aumentando o seu grau de pureza).

O problema é que esse procedimento gera muitos gases tóxicos e inflamáveis, o que obrigatoriamente exige o planejamento de uma elaborada rede de encanamento, para que os fluidos gasosos sejam devidamente processados e não ocorram vazamentos.

3. Exposição solar

Há muitas atividades nesse ambiente de trabalho que são executadas na superfície da plataforma, ou até mesmo no próprio mar. Isso pode implicar uma exposição solar elevada, demandando obrigatoriamente a utilização de EPIs para que os riscos sejam minimizados.

4. Explosões

Uma vez que pode haver problemas com vazamentos de gás, bem como a perda do controle da pressão do fluido encanado (seja ele o próprio petróleo, sejam os gases do refinamento), a ameaça de explosão torna-se iminente. Nesse contexto, não é raro encontrar exemplos de plataformas petrolíferas que sofreram com explosões.

Como minimizar os riscos ocupacionais nas plataformas de petróleo?

Mesmo com a presença de vários riscos ocupacionais nas plataformas de petróleo, é possível adotar medidas preventivas para que eles sejam minimizados. Vejas algumas delas!

Utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Como praticamente todas as atividades executadas em uma plataforma oferecem riscos de trabalho, a utilização do EPI pelos colaboradores é essencial para a garantia da segurança.

Cabe destacar que o uso do EPI, além de assegurar a saúde do funcionário, também reflete no conforto durante o desempenho das tarefas, ou seja, favorece a produtividade. 

Realizar a Análise Preliminar de Risco

É extremamente importante que a administração da plataforma de petróleo, antes de receber colaboradores, saiba com precisão quais são os riscos de trabalho presentes. Esse conhecimento só é possível por meio da realização da Análise Preliminar de Risco.

Capacitar a equipe de trabalho

Buscar treinar a equipe é muito importante para a redução do número de acidentes de trabalho. Isso porque é a partir dessa capacitação que os colaboradores aprendem a utilizar corretamente o EPI, por exemplo, bem como saberão tomar as melhores decisões em situações nas quais há a perda de controle dos riscos.

Portanto, após analisar todas as medidas de segurança mencionadas, é fácil perceber a real importância em adotá-las. Isso pois os riscos serão minimizados, e os perigos nas plataformas petrolíferas consequentemente surgirão com uma frequência menor.

Achou interessante o conteúdo? Entre em contato com a Volk do Brasil e conheça todas as nossas alternativas para a garantia da segurança do trabalho na indústria.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts