Cuidado com lesões nos olhos por uso de computadores

Compartilhe este post

Fonte: Revista Proteção.

Quantas horas em média você costuma passar em frente à tela de um computador? Se a resposta foi mais de 1 hora, e com certeza foi, já que o computador virou um objeto comum no dia a dia de muitos brasileiros, fique atento: você pode estar na faixa dos 64% a 90% dos usuários que apresentam sintomas visuais da Síndrome de Visão do Computador. 

A doença, que acomete milhões de jovens e adultos no mundo, tem como principais sintomas a perda de foco, a fadiga ocular, olhos secos e olhos ardentes, além da visão dupla e turva e movimentos involuntários dos olhos.

Segundo o professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, Marcello Colombo Barbosa, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, é possível amenizar o problema visual, que traz muito desconforto, principalmente após um dia de trabalho.

“O ideal são pausas, a cada 1 hora, de 10 a 15 minutos, para piscar. Normalmente, piscamos 30 vezes por minuto. Mas de frente para a tela, a frequência cai para nove vezes por minuto, provocando um ressecamento nos olhos”.

Outra recomendação do especialista se refere à distância de leitura da tela. “A acomodação ideal para diminuir esse desconforto é em torno de 50 a 60 centímetros. Essa mesma distância deve ser respeitada quando o usuário estiver em frente à tela de um smartphone ou tablet.  A luminosidade destes dispositivos, naturalmente, causa desconforto à visão”.

O especialista também chama a atenção para a iluminação no ambiente. Em locais  escuros, nossas pupilas ficam ainda mais abertas e, com isso, recebem diretamente a luminosidade do monitor. “Isso é altamente prejudicial, principalmente entre adolescente que costumam ficar em ambientes escuros”.

O que fazer 

Aqueles que já apresentam sintomas da doença devem procurar um especialista. “A avaliação com um oftalmologista é imprescindível, principalmente para aqueles que já usam óculos, que também podem sentir esse e outros desconfortos resultantes da mudança de grau”, comenta.

Ainda conforme Barbosa, pacientes que usam lente de contato também estão propícios a desenvolver a síndrome. “Essas pessoas têm mais tendência a ter olho ressecado”.

Outras ações são usar lágrimas artificiais prescritas pelo oftalmologista, além de fazer mudanças ergométricas na estação de trabalho. A postura diante do computador também pode aliviar o desconforto da vista cansada. A altura dos olhos em relação à tela do computador é outro fator importante. Os olhos devem alcançar a tela sem que você precise abaixar ou levantar o pescoço.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts