Entenda a importância do uso de proteção visual

Compartilhe este post

Apesar de ser um lugar que possibilita aprendizado, socialização e conquistas; o ambiente de trabalho também pode proporcionar riscos de acidentes.

Neste sentido, para evitar problemas que possam ocasionar afastamentos ou até mesmo aposentadorias por invalidez, os colaboradores devem ser instruídos a sempre utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), como os de proteção visual. Afinal, os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo humano e estão sempre sob risco em diferentes tipos de funções.

Com o objetivo de apresentar a importância dessa prevenção, elaboramos este post com os pontos fundamentais sobre a temática. Então, continue a leitura e saiba mais sobre ela!

No que consiste a proteção visual?

Por serem equipamentos essenciais em diversas atividades laborais, os óculos de proteção podem ser utilizados em atividades comerciais ou industriais.

Seja na proteção contra partículas, poeira, faíscas de soldas, produtos químicos, gases, entre outros, os óculos contribuem não só com o bem-estar dos trabalhadores como também para manter a empresa distante dos acidentes de trabalho.

Dessa maneira, seu uso adequado contribui para a diminuição dos processos judiciais em razão de indenizações, assim como para a redução dos possíveis afastamentos, favorecendo a boa produtividade da empresa.

Quais são as funções em que ela é necessária?

Diante de um mercado altamente diversificado, a utilização da proteção visual é uma exigência em inúmeras funções, principalmente na indústria e construção civil. A seguir, confira seis profissões que necessitam do equipamento.

Soldadores

Pelo fato de estarem em constante contato com a faísca do equipamento de solda, o uso dos óculos pelos soldadores evita que os olhos sejam atingidos pelos seus resquícios, situação que pode levar à cegueira.

Vidraceiros

Como o vidro é altamente sensível, pode estilhaçar em caso de quebras e atingir os olhos. Por isso, a proteção é essencial para esses profissionais

Madeireiros

Trata-se de mais um exemplo no qual a poeira oriunda dos cortes, ou até mesmo estilhaços, pode causar danos aos olhos.

Químicos

A manipulação de produtos altamente tóxicos exige proteção obrigatória, com o objetivo de preservar os olhos de possíveis contaminações.

Médicos

O uso da proteção visual afasta os riscos de contágios de possíveis doenças infectocontagiosas.

Construtores

No caso dos construtores, convém manter os olhos protegidos para evitar o risco de acidentes com vigas de ferro, poeira, pedras, queimaduras por conta do sol, entre outros.

Que cuidados são importantes no uso dos óculos de proteção?

Apesar da relevância de sempre manter o uso da proteção visual em dia, é preciso seguir algumas recomendações para que a segurança seja uma premissa nas atividades exercidas.

Assim sendo, os colaboradores devem sempre ser conscientizados sobre a importância de manter o hábito, com cuidados essenciais ao longo da rotina. Entre eles, podemos destacar o ajustamento correto do equipamento no rosto de cada funcionário, evitando aberturas; a utilização constante ao longo da atividade laboral; e, ainda, a limpeza rotineira do óculos com papel limpo e macio.

Além disso, é essencial deixar claro que cada trabalhador é responsável pela própria integridade, ou seja, os cuidados básicos com a proteção visual devem fazer parte do dia a dia de todos eles.

Vale ressaltar ainda outras dicas que fazem a diferença, tais como:

  • não guardar os óculos nos bolsos traseiros;
  • não os transportar junto com as ferramentas;
  • não os deixar perto de fontes de calor;
  • não usar óculos com defeitos.

Dessa maneira, certamente a proteção visual contribuirá com a redução do índice de acidentes de trabalho em sua empresa, trazendo mais qualidade de vida tanto aos colaboradores quanto aos seus familiares. Nesta perspectiva, é possível afirmar que o ambiente de trabalho ficará bem mais harmônico e saudável.

Então, esse post foi útil para você? Se você quer estar sempre bem informado sobre questões de segurança no trabalho, curta agora mesmonossa página no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Até a próxima!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts