Entenda de vez a importância de usar EPI em pandemia!

Compartilhe este post

Um dos principais assuntos diante da disseminação do coronavírus é a importância de usar equipamento de proteção individual (EPI) em pandemia. Como a transmissão pode ser feita por meio de fluidos (saliva, catarro etc.), toque e contato com superfícies contaminadas, as pessoas precisam encontrar formas de reduzir os riscos.

Assim, o uso de equipamentos, como máscaras, respiradores, luvas, óculos de proteção e aventais, torna-se essencial para que as empresas protejam os seus colaboradores e clientes.

Para esclarecer o assunto, preparamos um conteúdo tratando dos benefícios e da importância de usar EPI em pandemia. Acompanhe!

Reduz o risco de contrair o vírus

Como o vírus pode ser transmitido por meio do contato com superfícies contaminadas ou devido à proximidade com pessoas tossindo ou espirrando, os EPIs reduzem os riscos de contrair o vírus, criando uma barreira.

Para que eles sejam efetivos, é preciso utilizá-los corretamente, seguindo as instruções publicadas pelos órgãos competentes. Além disso, é preciso adotar as medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência com água e sabão ou, na falta, usar álcool em gel 70% e manter uma distância de cerca de 2 metros de outras pessoas.

Evita a transmissão do coronavírus

É certo que as pessoas que apresentarem sintomas precisam fazer o isolamento para evitar a transmissão e quem apresenta febre, tosse ou dificuldades para respirar deve seguir as instruções da autoridade sanitária da região para procurar atendimento médico.

No entanto, tendo em vista que os sintomas nem sempre são identificados imediatamente e, em alguns casos, se manifestam de modo mais brando, sem que sejam percebidos, é preciso se proteger sempre. Dessa forma, os EPIs evitam que pessoas infectadas transmitam o vírus e, aliados às medidas de higiene, conseguem reduzir o contágio.

Garante mais tranquilidade

A importância de usar EPI em pandemia também tem relação com a tranquilidade das pessoas. Mesmo com medidas de redução de contato social e controle nas atividades profissionais, ainda existe exposição e, consequentemente, preocupações com o contágio.

Isso aumentará o bem-estar dos colaboradores durante o trabalho e os clientes perceberão os cuidados da empresa durante a pandemia. Assim, todos terão mais segurança durante os atendimentos que forem necessários nesse período.

Diminui os efeitos destrutivos da pandemia

Com a adoção de medidas que evitem a transmissão do coronavírus e com a criação de um ambiente mais seguro para colaboradores e clientes, é possível reduzir os efeitos destrutivos da pandemia. Isso ajuda na redução do número de casos, já que essas práticas facilitam o achatamento da curva de contaminação.

Além disso, a demonstração da preocupação e dos cuidados com todas as pessoas é uma medida de responsabilidade social. Com todas as notícias sobre o assunto, perceber o engajamento na aplicação das práticas de proteção traz impactos positivos para a saúde mental durante a quarentena.

Mesmo com a possibilidade de retomar todas as atividades de comércio e indústria, a importância de usar EPI em pandemia será ainda maior. As medidas de proteção continuarão necessárias para evitar novos ciclos da doença e garantir a segurança de todos.

Então, este post foi útil? Para acompanhar outros conteúdos como este, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog diretamente na sua caixa de entrada!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts