Entenda o que é MAPA – Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes

Compartilhe este post

A segurança no local de trabalho é uma questão extremamente importante para qualquer modelo de atividade, sobretudo quando tratamos do contexto de empresas em expansão no mercado das indústrias.

Com o objetivo de reduzir riscos e otimizar a qualidade de vida dos colaboradores, surgiu uma técnica conhecida como MAPA, sigla de modelo de análise e prevenção de acidentes. A metodologia visa analisar casos de acidentes que já ocorreram, estudando as melhores práticas para que eles possam ser evitados em outros cenários.

A nossa equipe preparou um artigo com os principais aspectos sobre o MAPA, de que forma ele pode ser implementado e quais são os modelos mais conhecidos. Acompanhe e otimize os seus conhecimentos sobre segurança do trabalho!

A metodologia MAPA

Feita pelas análises práticas dos riscos, a metodologia MAPA tem como fundamento a prevenção de acidentes por meio de casos fáticos. Após tantos anos de operação industrial no Brasil e no mundo, foi possível desenhar estratégias objetivas e que realmente agregam valor na rotina operacional.

É válido ressaltar que a aplicação do modelo de análise e prevenção de acidentes deve considerar como variáveis a estrutura do local, a atividade desenvolvida, o número de horas trabalhadas e a quantidade de funcionários em operação.

Os diferentes tipos de modelo de análise e prevenção de acidentes

Por existirem diferentes tipos de acidentes, nada mais lógico que haver variados MAPAs. Dessa forma, para maximizar a segurança e a prevenção de acidentes da empresa, separamos os principais MAPAs. Vejamos:

1. Modelo jogo de dominó

Nesse modelo de análise e prevenção de acidentes, os eventos são analisados em ordem para que seja possível analisar o que motivou o acidente. Assim, o objetivo principal do modelo jogo de dominó é encontrar o fator determinante que causou a irregularidade do fluxo correto e seguro de trabalho.

2. Modelo queijo suíço  

Para garantir a segurança e prevenir acidentes nas barreiras de proteção, usa-se o MAPA queijo suíço. Os problemas motivadores que causam acidentes são analisados como buracos no ambiente de trabalho. Assim, quanto maior o número de buracos, maior será a chance de acidentes nas barreiras de proteção.

3. FMEA (modo de falha e análise de efeitos)

No modelo de análise e prevenção de acidentes FMEA, o objetivo principal é prever possíveis erros, analisando todas as falhas no ambiente de trabalho. A partir desse estudo, é possível minimizar riscos, além de propor melhorias.

4. Análise preliminar de riscos (APR)

O MAPA de análise preliminar de riscos estuda possíveis acidentes de certa atividade dentro da empresa. Essa análise é feita antes mesmo do início das atividades, por causa do nível de conhecimento do trabalho a ser realizado, não sendo possível implementar um tipo de prevenção, o que pode causar acidentes de diferentes níveis.

5. Diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe

Esse tipo de modelo de análise e prevenção de acidentes é uma maneira de organizar, de forma hierárquica, todas as possíveis causas de acidentes e melhorias. As causas e os problemas são agrupados pelo conceito 6M (materiais, métodos, mão de obra, máquinas, meio ambiente e medidas).

A implementação do modelo de análise e prevenção de acidentes

Adotar políticas de segurança do trabalho sempre foi um desafio para qualquer empresa, entretanto existem práticas que tornam o uso do MAPA simples e aplicável no dia a dia. O primeiro passo é fazer um estudo dos cenários da empresa, como tipos de acidente e setores com maior risco.

O segmento também deve ser avaliado em conjunto com o levantamento de estudos do risco no mesmo setor. Uma dica interessante é contar com o apoio de profissionais especializados em segurança do trabalho. Por fim, basta adotar as estratégias e utilizar práticas preventivas para evitar os acidentes no local de trabalho.

E então, leitor? Entendeu como funciona o modelo de análise e prevenção de acidentes? Aproveite para conferir o nosso glossário de segurança do trabalho!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts