Equipamentos de proteção individual: saiba como escolher

Compartilhe este post

Grande parte das empresas zela pela segurança de seus funcionários. Disponibilizar equipamentos de proteção individual, conhecidos também como EPI, é mais do que uma forma de cuidar das pessoas que estão sempre dispostas a trabalhar pela sua empresa: é uma maneira de evitar prejuízos, tanto sociais quanto financeiros.

Para proteger os trabalhadores dos riscos encontrados no ambiente de produções, o responsável precisa avaliar as demandas dos funcionários e os locais onde as atividades são realizadas. Saiba a seguir como escolher os equipamentos de proteção individual ideal para cada trabalho.

Saiba os perigos de cada lugar

Além de estar atento às normas técnicas da função do seu trabalhador é necessário levar em consideração o seu real dia a dia. Trace quais são os perigos para facilitar a proteção.

Cada equipamento é destinado a um propósito e, por mais que ele esteja dentro das normas, há outro fator mais importante para ser analisado: a qualidade!

Qualidade dos equipamentos de proteção individual

A preocupação com o bem-estar de um trabalhador deve ser prioridade na empresa. Tendo a finalidade de proteger o funcionário em exercício de suas tarefas, as EPIs evitam diversos tipos de acidentes e lesões.

É importante frisar que não basta disponibilizar os equipamentos. É preciso que os materiais sejam de boa procedência e estejam adequados ao ambiente. Esse cuidado pode evitar que as peças se rompam com mais facilidade, não suportem os danos dos imprevistos e agravem os incidentes.

Fecho simples, engates rápidos, roupas confortáveis e materiais que não machuquem. Os equipamentos não podem limitar os movimentos ou visão dos trabalhadores e devem ser fáceis de manusear e funcional.

A escolha dos equipamentos de proteção individual

A escolha ideal dos EPIs está, além do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego, no grau de proteção que a atividade necessita e se de fato o material protege o trabalhador em situações críticas, incluindo a praticidade no uso e na manutenção.

Leve sempre em consideração a qualidade do material em relação ao ambiente em que será utilizado. Por exemplo, luvas de boa qualidade para trabalhos com alto risco à corte, máscaras e filtros que evitem a inalação completa de gases poluentes, entre outras situações. Confira os produtos mais comuns nas empresas:

Botina de bico de aço

Ideais para a segurança dos pés, as botinas são produzidas em material sintético ou em couro de alta resistência. O intuito é que se algum objeto perigoso cair os pés estejam protegidos. Por ter um solado mais grosso, também é ideal para lugares de solo lisos e para quem precisa de mais aderência, evitando derrapagens em locais úmidos.

As botas em borracha, por exemplo, além de não deixarem escorregar evitam que pernas e pés fiquem em constante contato com a umidade.

Capacete

Feitos em materiais de polietileno de grande densidade, muitos impactos na cabeça (causados por quedas ou objetos despencando) podem ser evitados com o uso do capacete correto.

Construções, trabalhos a céu aberto são os mais propensos a acidentes e pancadas quando o profissional não está devidamente equipado.

Protetor auricular

Empresas no qual o ambiente possui muitos ruídos, máquinas e afins, devem oferecer aos trabalhadores o protetor auricular. Normalmente é vendido em forma de conchas ou plugs. Analise qual o melhor formato para os seus funcionários e os níveis de barulhos no qual eles estarão envolvidos. Para cada grau há um modelo disponível. 

Luvas

Profissionais que trabalham com produtos químicos, construção civil, funcionários da área de limpeza, entre outros serviços necessitam de materiais de qualidade antes de começarem o trabalho.

Há diferentes tipos de luvas: borracha (contra choques elétricos), luvas de raspa e luvas de vaqueta (para produtos abrasivos), luvas PVC (contra graxas, solventes, óleo), borracha nitrílica (protege contra produtos químicos) entre outras. Veja para qual finalidade seu funcionário precisa do equipamento e compre diretamente a correta.

Ainda existem dúvidas a respeito dos equipamentos de proteção individual? Fique tranquilo! A nossa consultoria pode te indicar as melhores peças para o seu ramo de atividade!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts