Luvas de proteção: quais são os principais riscos associados ao uso?

Compartilhe este post

Todo mundo sabe da importância do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a segurança do trabalhador. Um dos equipamentos é a luva de proteção, obrigatória ou recomendada para diferentes funções da indústria.

Mas você sabia que a luva, mesmo sendo indispensável, pode trazer riscos para a saúde e segurança de um funcionário? Isso acontece quando se usa uma luva de proteção inadequada para determinada atividade ou ambiente de trabalho. Portanto, é de extrema importância que o técnico em segurança do trabalho esteja atento a isso, escolhendo produtos de qualidade e desenvolvidos especificamente para determinada função.

Escolha a luva de proteção correta

As luvas oferecem segurança ao manuseio e, dessa forma, protegem as mãos e punhos em diferentes situações: alta e baixa temperatura, solda, cortes, perfurações, agentes mecânicos, químicos e biológicos, choques elétricos, dentre outras. Podem ser descartáveis ou reutilizáveis de acordo com sua indicação de uso.

Por isso, as luvas de proteção devem ter a tecnologia, espessura, resistência e matéria-prima adequada para cada atividade, bem como o tamanho correto para a mão do trabalhador. Além da proteção a acidentes, o item deve garantir conforto, precisão e proporcionar alta performance no trabalho a ser executado.

Modelos de luvas de proteção

São inúmeros modelos de luvas de proteção com usos específicos. Podemos citar luvas resistentes a cortes industriais ou alimentícios, antivibração, isolante de borracha (protege contra choques elétricos), nitrílica (protege contra agentes químicos, solventes) e com proteção térmica (altas e baixas temperaturas). Há ainda luvas de malha, PVC, algodão, neoprene, dentre muitas outras.

Verifique se há riscos para a saúde do trabalhador

A escolha da luva de proteção errada pode acarretar uma série de problemas de saúde ao trabalhador. Esteja atento e veja se não é o caso de trocar o modelo do produto, escolhendo um de maior qualidade para a segurança e eficácia da sua equipe.

Alergias

As luvas de borracha natural podem causar alergias. Luvas feitas com outros materiais também podem ser a causa de dermatites. Irritações de pele ou problemas mais severos são causadas pelo contato da pele com a matéria prima da luva ou com o pó (em geral amido) que ajuda na hora de vestir o produto. O pó também pode ressecar a pele ou ainda acarretar problemas respiratórios, principalmente em asmáticos.

Se algum funcionário estiver sofrendo com algum problema de pele ou respiratório, é necessário trocar o modelo da luva de proteção ou ainda, escolher as opções do produto sem o pó.

Lesões musculares

Além de trazer proteção, a luva precisa permitir a liberdade de movimento para o trabalho que está sendo executado. Assim, o produto deve apresentar a aderência e sensibilidade tátil adequada para que o trabalhador não imprima uma força desnecessária na atividade, o que pode levar a lesões, como tendinites, bursites e síndrome do túnel do carpo.

Tamanho das luvas

É importante utilizar as luvas no tamanho adequado à mão do usuário. Se ela ficar folgada demais, reduzirá a destreza e o usuário terá dificuldades em pegar e manipular objetos, exigindo mais força e correndo o risco da luva enroscar em alguma máquina. Se ela ficar apertada, o usuário terá dificuldades de movimentação e poderá obstruir o fluxo sanguíneo. Além disso, a luva ficará tensionada e possivelmente terá a sua vida útil reduzida.

Considere a relação custo-benefício do produto

No mercado a variação do preço das luvas de segurança é grande. Porém, fazer a compra de EPIs baseado apenas no preço pode ser um perigo, além de trazer prejuízos pela substituição constante desse item. É obrigatório ainda que o produto apresente o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Escolha fabricantes que desenvolvam tecnologia específica para cada modelo de luva de proteção. Além de garantir a segurança de seus funcionários, você vai se surpreender com a relação custo-benefício.

O nosso conteúdo sobre luvas de proteção foi útil para você? Aprofunde seus conhecimentos sobre elas, baixando o nosso ebook: Guia de Luvas de Segurança!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts