Não sabe como motivar equipe de vendas? Veja 7 dicas incríveis!

Compartilhe este post

Como motivar equipe de vendas? Em grande parte das empresas, o maior dos desafios é manter engajado o time responsável por fechar negócios. Nas revendas de EPI, isso não é diferente. Equipes com perfis comportamentais distintos e estilos de vender que variam muito de pessoa para outra costumam ser difíceis de gerenciar, e esse é um dos fatores que pode estar prejudicando o seu negócio.

Investir em programas de motivação, treinamento e ensinar melhores práticas é o caminho para a obtenção de bons resultados na área. Quer aprender como fazer isso? Confira sete dicas para alavancar a performance da equipe de vendas com técnicas de motivação.

1. Treine a sua equipe para vender EPI

Dentre os fatores que podem prejudicar a performance da equipe de vendas, nenhum é tão importante quanto o treinamento. Capacitar os times para que eles consigam entender bem tanto as técnicas que fazem com que um comprador se sinta motivado a fechar negócio quanto as particularidades do produto que vendem é a solução para boa parte dos problemas do departamento.

Uma equipe bem qualificada sabe quais são os seus principais fornecedores, os diferenciais dos produtos que eles colocam nas prateleiras, entende como são utilizados e conseguem explicar para o cliente tudo que ele sempre quis saber sobre equipamento de proteção individual, mas não tinha para quem perguntar.

Ela se torna, rapidamente, mais do que um time focado em lucros: um grupo de pessoas que visa a trazer resultados para o cliente e ajudá-lo em todas as etapas da implementação de uma política de Segurança do Trabalho.

Cursos, workshops e atualizações periódicas nas credenciais dos seus vendedores quanto a técnicas de vendas serão fundamentais para que o departamento se destaque e obtenha os resultados com os quais você sempre sonhou.

2. Motive a equipe de vendas com prêmios

Outro grande problema que impede que negócios obtenham os resultados projetados é a falta de incentivo para os colaboradores. Nem sempre comissões são o suficiente para fazer com que os vendedores se sintam motivados a baterem metas. Por isso, oferecer prêmios para quem se destaca entre seu pessoal é uma maneira de alavancar a performance de quem está ficando para trás.

Pense no que é mais valioso para o seu profissional. Ficar mais tempo com a família, poder fazer os próprios horários e coordenar uma equipe, subindo na hierarquia da empresa, são prêmios muito mais valiosos do que simples brindes.

Considere a criação de uma escala de pontos para distribuir folgas, prêmios e outras regalias que farão com que seus vendedores permaneçam motivados a dar sempre seu melhor.

3. Incentive bons comportamentos

Não há maneira mais barata para motivar equipe de vendas que incentivar os bons comportamentos da sua equipe. Feedbacks precisos, que levantam os pontos positivos e orientam a respeito dos pontos negativos de cada colaborador, são essenciais para alavancar resultados.

Por isso, faça reuniões periódicas com a equipe e lembre-se de dar atenção especial à proatividade e eficiência dos profissionais que se destacaram.

4. Defina metas claras para o seu time

Ao longo desse artigo, mencionamos as metas como um objetivo a ser alcançado. Seu departamento de vendas já as enxerga assim, mas será que ele não está tendo dificuldades de trazer bons retornos para a empresa porque elas não estão alinhadas com a realidade?

Traçar metas que considerem as particularidades do mercado em que está inserido, o número de clientes em potencial na região e a demanda de cada um deles fará com que atingi-las torne-se uma tarefa alcançável para os colaboradores. Por isso, tire um dia para revisar esses pontos e descreva essas metas com clareza para que elas não sejam fonte de dúvida.

5. Adote boas práticas para a equipe de vendas

Alguns dos seus vendedores têm um desempenho muito melhor do que os outros. Por que?

Avaliar que comportamentos, estratégias e recursos eles utilizam para se destacar em relação aos demais profissionais é uma maneira de entender melhor o seu mercado e ensinar a equipe a fechar mais negócios. Crie um roteiro de vendas, se ainda não possuir um, e baseie-se nos métodos utilizados pelos profissionais de maior destaque na equipe.

Se possível, motive os seus colaboradores a trabalharem em duplas por um tempo, para que os menos capacitados aprendam com os profissionais de referência. Essa colaboração melhorará o relacionamento entre profissionais e fará com que eles consigam ver as práticas positivas sendo aplicadas e entendam como funcionam com cada cliente.

6. Crie boas condições de trabalho

Um ambiente de trabalho saudável é aquele para o qual queremos nos locomover todos os dias. Uma equipe com que podemos contribuir, em que nossas competências são bem utilizadas e na qual somos ouvidos, é sempre melhor de se trabalhar do que aquela em que nos sentimos um peixe fora d’água. O quanto o ambiente da sua revenda de EPI motiva os vendedores?

Competitividade excessiva, pouco engajamento e muita pressão dos gestores é a receita para o desastre. Procure identificar o que prejudica a eficiência dos seus colaboradores hoje e aja para modificar esses aspectos do negócio.

7. Invista em planos de carreira

A maioria das pessoas gosta de saber onde estará em alguns anos e como seus esforços serão recompensados. Por isso, a criação de planos de carreira é uma excelente estratégia para motivar os vendedores.

Um plano de carreira deve mostrar a progressão de um profissional na empresa, de júnior a sênior, e especificar o que ele precisa fazer para atingir cada etapa. Ele é um instrumento fundamental para a transformação das equipes porque mostram que elas são valorizadas pela gestão e têm oportunidade de crescer dentro do negócio.

Planos de carreira não precisam ser complexos, mas devem deixar claro para o profissional que a performance dele o colocará no caminho para as realizações que almeja.

Conseguir bons resultados da equipe de vendas é um trabalho conjunto. Invista tempo e recursos para ajudar os seus vendedores a competirem sem se prejudicar mutuamente para que a colaboração de todos leve ao batimento constante de metas. Siga as dicas que aprendeu aqui e comece a motivar a equipe de vendas agora mesmo!

Gostou dessas ideias de como motivar equipe de vendas e quer continuar vendo conteúdos como este? Não perca tempo! Siga a gente nas redes sociais e acompanhe as principais postagens do blog. Estamos no FacebookYouTube e LinkedIn.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts