NR 19: entenda mais sobre segurança do trabalho com explosivos

Compartilhe este post

A NR 19 é a Norma Regulamentadora que estabelece como as empresas que fabricam, armazenam e transportam explosivos devem proteger os seus colaboradores. O texto da Lei fala, por exemplo, da implementação de estratégias de contenção de incêndios, aponta quais são os principais tipos de EPI para os trabalhos mais comuns com explosivos e define quais são as instituições capacitadas para trabalhar com esses materiais.

No artigo de hoje, vamos mostrar para você todos os detalhes que precisa saber sobre a NR 19, o que é proibido e permitido por essa norma e a quais empresas ela se aplica. Pronto para aprender? Então vamos lá!

O que são explosivos segundo a NR 19?

Para começarmos a entender a NR 19 é preciso, primeiro, entender o que ela classifica como explosivos. Toda a regulamentação descrita nessa norma diz respeito a eles, afinal.

Segundo a NR 19, explosivos industriais são substâncias (ou misturas de substâncias) que, quando excitadas por agente externo, se decompõem, gerando alto volume de gases a altas temperaturas. Os agentes excitantes podem ser ações mecânicas (aumento da pressão, do atrito, do impacto ou da vibração, por exemplo), a ação do calor (seja por aquecimento ou por presença de uma chama) ou de um agente explosivo, como uma espoleta.

Portanto, quando nos referimos a explosivos segundo a NR 19, estamos falando em itens como:

  • explosivos de rupturas ou altos explosivos;
  • explosivos reforçadores ou aqueles que servem de intermediário entre o iniciador e a carga explosiva em si;
  • explosivos iniciadores, que são empregados só para excitar uma carga explosiva;
  • pólvoras, que são usadas para propulsão e projeção de explosivos.

Como deve ser protegida a fabricação de explosivos?

Um dos pontos cruciais sobre a NR 19 é que ela determina exatamente como devem ser as instalações de uma fábrica de explosivos e o que é preciso fazer para que ela esteja em conformidade com o termo legal. Nos tópicos a seguir, vamos ver como funcionam essas iniciativas de segurança para o manuseio, a armazenagem e a fabricação dos itens explosivos. Confira!

Fabricação de explosivos

A fabricação de explosivos é a parte mais arriscada do processo. Afinal, se interage com matérias primas que, por si só, são nocivas à saúde humana e devem ser observadas de perto. Por isso, segundo a NR 19, todo local de fabricação de explosivos deve ser:

  1. mantido em perfeito estado de conservação;
  2. adequadamente arejado;
  3. construído com paredes e tetos de material incombustível e pisos antiestáticos;
  4. dotado de equipamentos devidamente aterrados e, se necessárias, instalações elétricas especiais de segurança;
  5. provido de sistemas de combate a incêndios de manejo simples, rápido e eficiente, dispondo de água em quantidade e com pressão suficiente aos fins a que se destina;
  6. livre de materiais combustíveis ou inflamáveis. 

Manuseio de explosivos

A NR 19 também nos ensina como lidar com explosivos no dia a dia para que eles não coloquem em risco as operações de uma empresa. Ela dá algumas diretrizes sobre o que é proibido no manuseio desses itens:

  1. utilizar ferramentas ou utensílios que possam gerar centelha ou calor por atrito;
  2. fumar ou praticar atos que possam produzir fogo ou centelha;
  3. usar calçados cravejados com pregos ou peças metálicas externas;
  4. manter objetos que não tenham relação direta com a atividade.

Armazenamento de explosivos

A terceira observação que a NR 19 faz sobre os explosivos é a respeito do armazenamento deles. Embora essa etapa seja menos arriscada do que a fabricação, ela ainda exige cuidados, como a escolha do local, que deve ser:

  1. construído de materiais incombustíveis, em terreno firme, seco, a salvo de inundações;
  2. ser apropriadamente ventilado;
  3. manter ocupação máxima de sessenta por cento da área, respeitando-se a altura máxima de empilhamento de dois metros e de uma entre o teto e o topo do empilhamento;
  4. dotado de sinalização externa adequada. 

Quais são os EPIs necessários para se trabalhar com explosivos?

Agora que você já conhece os outros principais aspectos na NR 19, que tal aprender que equipamentos de proteção individual não podem faltar para quem trabalha com explosivos? Confira a nossa lista!

Creme protetor

O creme protetor é um item de extrema importância para quem trabalha com explosivos. Utilizando no pescoço, no rosto, nos braços e nas mãos dos profissionais, ele evita que, no caso de qualquer acidente, ocorram queimaduras na pele.

Luvas

As luvas também são outro equipamento de proteção individual fundamental no trabalho com explosivos. Elas são muito utilizadas ao se trabalhar com qualquer tipo de produto químico e, na fabricação, distribuição e armazenagem de explosivos, são fundamentais para que o usuário não entre em contato com substâncias nocivas.

Máscara e respirador

As máscaras, os respiradores e as máscaras com respirador também têm presença muito forte na fabricação de explosivos. Elas evitam que os gases com que são feitos os explosivos sejam inalados pelos profissionais responsáveis pela fabricação e são o suficiente para impedir contaminação direta no ambiente de trabalho.

Óculos de proteção

Os óculos de proteção também entram na lista de EPIs para se trabalhar com explosivos. Isso porque impedem o contato da área dos olhos com os mesmos produtos químicos que as máscaras evitam que você inale. 

Para complementar a proteção, em alguns casos, pode ser necessário adicionar outros tipos de EPI como os capuzes, os protetores faciais e os aventais. Eles serão fundamentais para evitar o contato com gases e com respingos.

Na hora de determinar quais são os EPIs fundamentais para uma atividade, conte sempre com um profissional de Segurança do Trabalho. Ele é a pessoa mais indicada para aferir os riscos, determinar como aplicar as regulamentações necessárias para proteger quem trabalha em um determinado setor e agir.

Algumas dessas indicações são sobre o terreno e outras sobre as placas indicativas que devem constar no depósito visíveis para todos os usuários, mas há ainda regulação sobre outros pontos importantes ao lidar com explosivos, como o tipo de equipamento de proteção que deve ser utilizado.

Como você pôde perceber, existem regras muito específicas para se trabalhar com explosivos no Brasil. Elas foram colocadas no lugar para que os profissionais não sejam expostos a riscos ao interagir com explosivos e para que as empresas que trabalham na área evitem sanções governamentais. 

Descumprir as regras contidas aqui pode resultar em problemas legais para o seu negócio, portanto, se você trabalha em alguma das etapas do comércio de explosivos, é preciso ficar atento para o que aprendeu.

Conseguiu entender como funciona a NR 19? Então você vai adorar aprender mais sobre o adicional de periculosidade. Veja qual a importância desse benefício e como calcular!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts