Uso do EPI: como conscientizar seus colaboradores?

Compartilhe este post

Seja para desempenhar uma atividade de alto risco, seja para transitar em uma área que não ofereça tantas ameaças à segurança dos colaboradores, o uso do EPI é essencial.

Em outras palavras, os Equipamentos de Proteção Individual na indústria precisam obrigatoriamente ser classificados como indispensáveis, independentemente da natureza do risco.

Neste contexto, ganha destaque o debate em relação ao quão relevante é a utilização dos EPI’s, principalmente no sentido de evitar acidentes de trabalho e outras consequências para a saúde humana. Entretanto, não é raro de encontrarmos exemplos de colaboradores que apresentam certa resistência quanto ao uso dos EPI’s.

Sendo assim, com intuito de conscientizar os colaboradores, veja algumas medidas para garantir o uso do EPI. Boa leitura!

Realizar reuniões periódicas

Abrir um espaço de discussão dentro do próprio ambiente de trabalho é muito importante para que o colaborador se sinta confortável em também opinar. Isso porque há casos onde o EPI é negligenciado devido à falta de informação sobre os ambientes que oferecem risco elevado.

Dessa forma, ao realizar reuniões periódicas, haverá troca de informações relevantes entre a equipe de trabalho, fazendo com que mais colaboradores saibam os locais exatos onde há riscos e, consequentemente, utilizem os EPI’s ao frequentar esses lugares.

Incentivar o diálogo interno

Existem empresas que possuem uma alta rotatividade de colaboradores, isto é, é grande o fluxo de funcionários, seja os que são contratados, seja os que foram desligados.

Por isso, nesses casos onde sempre há a presença de novatos no ambiente de trabalho, é fundamental promover medidas que incentivam o diálogo interno entre a equipe.

Exemplificando, é possível conscientizar os novatos em relação ao uso do EPI por meio da troca de experiências com os colaboradores mais antigos.

Isso porque é comum os funcionários novatos (até pelo fato de não conhecerem todos os locais da empresa) deixarem de usar EPI em lugares que não aparentam oferecer tantos riscos, quando na verdade esses locais apresentam vários perigos.

Garantir treinamentos e capacitações

A busca por treinamentos e capacitações internas jamais devem ser consideradas como um custo ou gasto desnecessário, mas sim como um investimento que trará retornos relacionados à vida e à saúde humana.

Por isso, é imprescindível garantir que no ambiente de trabalho ocorram treinamentos sobre como utilizar corretamente os EPI’s, a sua real importância, conscientização dos locais de risco elevado e demais assuntos acerca da segurança do trabalho.

Vale destacar, ainda, a possibilidade de a empresa contratar uma equipe profissional para a realização de palestras e consultorias, buscando, assim, mais ferramentas e alternativas para que os colaboradores passem a usar da maneira adequada os Equipamentos de Proteção Individual.

Conhecendo as vantagens que o uso do EPI garante ao colaborador, é fácil perceber a importância de promover medidas de conscientização. Assim, a empresa garante a segurança e o bem-estar de seus colaboradores e reduz consideravelmente o número de acidentes de trabalho.  

Achou este post interessante? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de mais conteúdos e informações sobre segurança do trabalho!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts