4 EPIs fundamentais para trabalhadores dos setores considerados essenciais!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo.


Com a pandemia do coronavírus, o uso de EPI se tornou ainda mais comum, afinal, todos os trabalhadores considerados essenciais hoje têm a necessidade de recorrer a um equipamento de proteção individual, como as máscaras de proteção. Você sabe quais são todos os EPIs fundamentais para trabalhadores essenciais?

Confira o nosso guia, entenda cada um dos equipamentos de proteção individual indicados e veja como eles devem ser utilizados no dia a dia!

Recomendações da OMS: equipamentos de proteção individual

Antes de falarmos dos equipamentos de proteção individual, vamos dar uma olhadinha no que diz a mais importante organização do mundo quando o assunto é saúde, a OMS.

A Organização Mundial da Saúde criou, recentemente, um documento que contém, entre outras coisas, uma tabela que aponta os equipamentos de proteção individual mais recomendados e os tipos de ambiente em que eles devem ser utilizados. É com base nessa lista que mostraremos a você os EPIs mais importantes para utilizar durante a pandemia de coronavírus.

A lista considera ambientes como instalações hospitalares, locais em que trabalham profissionais de saúde — como os hospitais e os prontos-socorros —, profissionais de limpeza, técnicos de laboratório entre outros.

4 EPIs fundamentais para trabalhadores essenciais

Confira quais são os EPIs que entram na lista da OMS e como eles podem proteger o profissional no dia a dia.

1. Máscaras e respiradores

Como a Covid-19 é transmitida pelo ar, ou seja, por meio de gotículas que se espalham nas correntes de ar e podem atingir nossas narinas, mucosas e outras superfícies, o equipamento de proteção individual mais importante para os trabalhadores essenciais é a máscara ou o respirador. Ambos têm função parecida: garantir que o ar seja filtrado para que essas gotículas não entrem em contato com quem utiliza o equipamento, mas cada um deles tem um nível de eficácia diferente.

As máscaras PFF2 e PFF3 são as mais recomendadas para os trabalhadores essenciais. Isso acontece porque elas oferecem níveis de proteção a partir de 94%, ou seja, conseguem filtrar até 94% das gotículas que transportam o coronavírus.

Os respiradores, por sua vez, têm eficácia maior, mas também são equipamentos de proteção individual mais complexos. É necessário, por exemplo, trocar o filtro da maioria dos modelos com a frequência indicada pelo fabricante para que eles mantenham a sua eficácia. As máscaras do tipo PFF2 e PFF3 são descartáveis, ou seja, não precisam ser reutilizadas e podem ser descartadas com segurança após cada uso.

No começo da pandemia, chegou a acontecer dificuldade para encontrar esses equipamentos no mercado, mas hoje, que já estamos adequados ao novo normal, os estoques da maioria das empresas já foram repostos e começamos a ver esses equipamentos de proteção individual sendo utilizados cada vez mais, mesmo por pessoas comuns.

No contexto dos trabalhos essenciais, como a limpeza de hospitais e o cuidado com pacientes, eles são fundamentais para que os profissionais consigam evitar a contaminação.

Todas as máscaras do tipo PFF2 e PFF3, bem como os respiradores, têm consigo um documento chamado Certificado de Aprovação. Esse certificado é cedido pelo governo para garantir que as máscaras oferecem a proteção que prometem e foram testadas em múltiplos cenários. Ao adquirir máscaras e respiradores, lembre-se de conferir o Certificado de Aprovação, pois ele é a garantia de um produto de boa qualidade.

2. Avental

Outro equipamento fundamental para os trabalhadores da linha de frente é o avental. Como a Covid-19 é transmitida por aerossóis, muitas vezes essas gotículas minúsculas de vírus podem aderir às roupas e a outros equipamentos utilizados no dia a dia pelos profissionais de saúde. O uso do avental é de grande ajuda na hora de evitar o contato com o vírus.

Desde que trocado com a frequência recomendada e descartado corretamente, o avental impede que o vírus tenha contato com outras mucosas, como feridas que o profissional pode ter no corpo. Assim, os respingos não significarão contaminação.

O avental ideal, bem como os demais EPIs utilizados na luta contra a Covid, deve ser do tamanho adequado para o colaborador e oferecer conforto ao vestir. Isso é essencial para que o equipamento realmente passe a fazer parte do dia a dia do profissional e não seja deixado de lado.

3. Protetor ocular ou facial

Você já ouviu falar nos face shields? Quem combate a Covid na linha de frente tem, entre outros equipamentos, mais esse recurso para evitar o contato das partículas de vírus com as suas mucosas. O face shield deve ser utilizado acompanhado de máscara, mas é uma excelente opção para proteger a área dos olhos das partículas do vírus.

O protetor ocular executa o mesmo papel. Ele pode ser utilizado sobre óculos de grau e lentes de contato sem afetar a eficácia desses itens, e impede que as gotículas contaminadas entrem em contato com a área dos olhos do utilizador.

Atente-se: ao contrário de outros EPIs que mencionamos até aqui, esse equipamento de proteção não é descartável. Ele deve ser lavado e higienizado corretamente para um novo uso.

4. Luvas

No contexto dos trabalhadores essenciais, as luvas também são equipamentos de proteção individual indicados para evitar o contágio pelo vírus. Isso acontece porque as gotículas contaminadas que ficam nas mãos podem facilmente ser levadas a membranas e mucosas em atividades comuns do dia a dia, como coçar o nariz ou os olhos.

Mesmo com os equipamentos de proteção individual adequados, lutar contra a Covid-19 é uma tarefa árdua. Não se esqueça de higienizar as mãos periodicamente, por pelo menos 20 segundos com água e sabão, e não deixe de utilizar os equipamentos de proteção individual recomendados pelo seu técnico de Segurança do Trabalho. Eles vão ajudar você a realizar as suas funções sem correr grandes riscos de contaminação pelo coronavírus.

A Volk do Brasil é especialista em equipamentos de proteção individual. Nos nossos muitos anos de atuação no mercado brasileiro, fornecemos equipamentos de proteção capazes de ajudar a sua empresa a enfrentar a pandemia do coronavírus com muito mais segurança.

Está procurando EPIs de qualidade para oferecer aos seus trabalhadores essenciais? Fale agora mesmo com a Volk do Brasil e conheça nossos produtos!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts