Diversos aspectos podem ser avaliados ao buscar por uma empresa, por exemplo, salário, flexibilidade de horário, estabilidade, possibilidades de crescimento dentro da empresa, entre outros.
No entanto, um critério que não pode faltar é o nível de risco das atividades a serem executadas, já que isso vai influenciar diretamente no aumento da possibilidade de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, bem como no fortalecimento de procedimentos de segurança, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Mas você sabe quais são as profissões mais perigosas do mundo? Leia este post para descobrir!
Metalúrgica
Entre os principais pontos está o manuseio de ferramentas e equipamentos que podem ferir gravemente um indivíduo em casos de acidente. Por exemplo, o risco de perder um membro do corpo é considerado alto.
Muitos ambientes também são expostos a temperaturas elevadas, além dos produtos químicos. Ou seja, são vários agentes de risco que os funcionários enfrentam no dia a dia de uma indústria metalúrgica.
Indústrias químicas
A indústria química é considerada de alto risco, levando em conta que expõe os colaboradores ao uso de materiais considerados contaminantes, corrosivos e explosivos. Também pode provocar a perda de membros ou, até mesmo, a morte do trabalhador. Por esses motivos, até mesmo o descarte dos materiais requer muita atenção, respeitando todos os protocolos de segurança.
Construção Civil
A construção civil também está entre as profissões mais perigosas do mundo. Os funcionários da área correm maiores riscos de acidentes, principalmente pela falta de uso dos EPIs obrigatórios para a realização das tarefas. Entre outros motivos de periculosidade estão a queda em altura, lesões por esforço repetitivo (LER), queda de objetos, exposição contínua a ruídos e demais.
Mineradores
Entre os principais riscos está o uso de muita força física, exposição a agentes químicos para a retirada de mineiras das rochas e uso de máquinas para extração que exigem manuseio com segurança, EPIs apropriados e treinamentos.
Também, há o perigo de soterramento e queda de rochas, além de problemas a longo prazo, como respiratórios e pulmonares, decorrentes da exposição a produtos químicos, calor ou frio extremo e poeira das pedras.
Eletricista
Quando o eletricista não realiza as suas atividades com a devida proteção, o seu trabalho pode ser fatal, tendo em vista que um simples choque tem uma grande potência de descarga elétrica.
No entanto, é preciso ressaltar que mesmo quando o profissional utiliza todos os equipamentos de proteção obrigatórios, como luvas, botas, capacetes, entre outros, como o choque tem uma carga perigosa e intensa, a profissão ainda é vista como uma das mais perigosas do mundo.
Agora que você já conhece as profissões mais perigosas do mundo, é fundamental compreender a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual de qualidade, que sejam vendidos por uma empresa experiente e confiável no mercado. Assim, é possível garantir a saúde, segurança e bem-estar do colaborar e evitar problemas como acidentes e doenças ocupacionais.
Foi possível solucionar suas questões por meio deste artigo? Então, sinta-se à vontade para compartilhá-lo agora mesmo em suas redes sociais e, assim, auxiliar seus contatos a obterem mais conhecimento sobre o tema!