Em abril deste ano, a Agência Brasil de notícias divulgou que o país registra anualmente mais de 700 mil acidentes de trabalho. Esses números, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), colocam o Brasil como o quarto lugar do mundo com mais incidentes indesejados na rotina profissional – ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Diante dessa informação, como reduzir acidentes de trabalhos?
Investir em mecanismos e ferramentas que assegurem o bem-estar dos colaboradores é essencial para um bom ambiente de trabalho. Porém, não adianta ter processos bem definidos se não construir uma cultura organizacional focada na segurança dos profissionais. Empresa e funcionários devem ter em mente que é importante desenvolver e seguir os procedimentos de segurança e, assim, garantir um local saudável para realizar as atividades profissionais.
Neste artigo separamos algumas dicas de como reduzir acidentes de trabalhos. Ficou curioso? Então acompanhe!
Conheça os riscos
Para desenvolver uma política de segurança no ambiente de trabalho, é necessário saber a quais riscos os seus colaboradores estão expostos. Para isso, é importante realizar um diagnóstico interno que leve em consideração itens como:
- levantamento, transporte e descarga de equipamentos e materiais;
- mobiliário, equipamentos e materiais usados no trabalho;
- condições ambientais;
- organização do local de trabalho.
A partir dessas informações, é possível desenvolver uma correta política de segurança.
Tenha um gestor especializado
Buscar soluções que melhorem o ambiente de trabalho, distribuir e fiscalizar o uso de equipamentos de segurança e desenvolver e aperfeiçoar políticas de segurança são alguns dos procedimentos necessários nas empresas.
Tenha um profissional especializado em segurança para que possa trabalhar corretamente cada uma dessas etapas, além de propor melhorias e soluções criativas e eficientes para minimizar os riscos de acidente.
Respeito às normas de segurança
Não adianta ter uma política de segurança eficiente se os seus colaboradores não respeitarem as regras. Equipamentos e normas são importantes para assegurar o bem-estar, mas a mentalidade das pessoas é essencial para que tudo possa sair corretamente.
Desenvolva programas, palestras e treinamentos para conscientizar seus colaboradores e construa uma cultura organizacional que incentive o respeito às normas de segurança.
Sinalização de segurança
Diversas situações no trabalho podem ser perigosas: desde o ritmo de digitação em um computador no escritório até o descarregamento de mercadorias ou reparos na rede elétrica. Informe aos seus colaboradores a quais riscos estão expostos e faça a correta sinalização de segurança nos locais que oferecem perigo.
Seja claro nessas informações, pois é comum que as pessoas ignorem certos procedimentos se assim acharem conveniente. Quanto mais alertas houver, maior será a assimilação deles por parte dos funcionários.
Cobre o uso de EPIs
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são de grande importância para garantir a saúde e proteção dos colaboradores, além de evitar consequências ainda mais piores em casos de acidentes. A utilização desses EPIs é exigido por lei e ajuda a reduzir qualquer tipo de ameaça ou risco a que alguém possa estar exposto.
Capacetes, protetores auriculares, óculos, botinas e luvas são alguns exemplos de EPIs. Forneça esses materiais aos seus profissionais e exija constantemente o seu uso.
Gostou deste artigo sobre como reduzir acidentes de trabalho? Então confira também esse texto sobre como escolher o EPI ideal para as suas necessidades!