Você conhece a importância de manter determinados cuidados com os produtos de limpeza? Caso não, saiba que a falta de manipulação adequada dessas substâncias pode gerar vapores tóxicos e levar ao surgimento de alergias, intoxicações, explosões, entre outras intercorrências.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar algumas dicas que você pode colocar em prática e, assim, aplicar procedimentos de higienização mais seguros e menos nocivos à saúde. Confira!
Realize o armazenamento correto
É indispensável separar um lugar próprio para guardar os produtos. O ideal é que seja um local arejado, seco e com a temperatura correta. Além disso, mantenha as substâncias similares juntas, e os potencialmente tóxicos separados do restante.
Não misture os produtos
Essa é uma ação bastante perigosa. Além disso, quando o produto certo é usado, não é necessário misturar mais de uma substância para uma limpeza eficaz. Tenha em mente que alguns produtos podem ser bastante tóxicos quando utilizados juntos, então, o melhor é evitar fazer qualquer tipo de mistura.
Conte com os produtos adequados para cada tipo de limpeza
Conte com itens que apresentem selos de qualidade, testados em laboratório e com credibilidade no mercado. Também é fundamental que o produto escolhido seja ideal para a limpeza a ser feita.
Um fato que você precisa saber é que nem sempre a substância mais forte é a melhor escolha. Quando utilizada indevidamente, ela pode estragar os objetos higienizados e, até mesmo, causar danos à saúde. Assim, adeque os elementos a serem aplicados ao nível de sujidade e às características da higienização.
Saiba manipular a água sanitária
A água sanitária é um produto muito usado nos mais variados tipos de limpeza, já que serve para tirar manchas, higienizar, entre outros. O problema é que pode provocar intoxicações e reações alérgicas, por exemplo. Sendo assim, o indicado é diluir a água sanitária de acordo com as instruções do fabricante, que podem ser encontradas no rótulo.
Outro ponto é usar luvas durante o uso do produto para evitar o contato com a pele e, assim, prevenir irritações, ferimentos, ressecamento e dermatites. Após a limpeza, não se esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão.
Utilize o álcool 70% com atenção
O álcool é um produto que faz parte dos procedimentos de limpeza em várias casas e estabelecimentos, já que tem um grande potencial de desinfecção de superfícies, como maçanetas, mesas, pias, entre outros.
No entanto, é uma substância que tem um poder de combustão considerável, o que pode provocar queimaduras e intoxicações, principalmente quando está em forma líquida. Além disso, é preciso deixá-lo longe de fontes de calor para evitar risco de explosão.
Faça o uso de EPIs
Os Equipamentos de Proteção Individual são usados para prevenir ou reduzir o contato da pessoa com as substâncias químicas, evitando danos à saúde. Entre os principais estão os óculos e as luvas, ideais para garantir a saúde, a segurança e a conformidade com as normas vigentes. No entanto, para que o uso de EPIs alcance a prevenção esperada, é indispensável que seja realizado de forma correta.
Agora que você já sabe a importância de manter os cuidados com produtos de limpeza e o que fazer para evitar acidentes e danos à saúde, destacamos que a Volk do Brasil pode ser uma grande parceira nesse processo, já que possui uma linha de EPIs de qualidade para os mais variados tipos de atividades.
Gostou deste artigo? Então, aproveite sua visita ao blog para conferir nossa linha de luvas de segurança, que envolve vários tipos e modelos!