De que forma é possível promover a ergonomia no ambiente de trabalho?

Compartilhe este post

A ergonomia no trabalho é o uso de um conjunto de técnicas de organização e distribuição do espaço, de equipamentos e de equipes para garantir o máximo conforto para os profissionais ao longo de suas jornadas de trabalho. A ergonomia é um assunto importante quando falamos no contexto da indústria e das empresas porque é ela que garante o melhor desempenho para os profissionais.

Quer entender exatamente como isso funciona e descobrir como melhorar a ergonomia no seu local de trabalho? Confira o guia completo sobre o tema!

O que é ergonomia no trabalho?

A ergonomia no trabalho é a disciplina que tem como objetivo garantir o máximo de conforto na rotina dos profissionais. Trata-se de uma porção de iniciativas que garantem que a interação entre o homem e as máquinas ofereça o mínimo prejuízo para as partes.

São adaptações de ergonomia no ambiente de trabalho determinados pontos, como: a compra de EPIs ajustáveis/de tamanho adequado, a iluminação adequada do escritório e a manutenção de uma temperatura adequada no chão de fábrica.

NR 17

A Norma Regulamentadora NR 17 é aquela que determina os princípios da ergonomia no ambiente de trabalho. A lei estabelece os parâmetros para se adaptar às condições de trabalho em cada negócio e determina, entre outras coisas, regras sobre conforto térmico e acústico.

Quais os benefícios da ergonomia no trabalho?

Quer ver alguns dos benefícios de investir em ergonomia no trabalho? Veja como ela impacta os resultados dos seus profissionais.

Menos absenteísmo

Problemas com ergonomia no trabalho são responsáveis por boa parte do absenteísmo. Um funcionário que sente desconforto ao trabalhar todos os dias tem maior incidência de problemas posturais e outras mazelas fisiológicas que o impedem de ir até o trabalho. Com a melhoria nas condições ergonômicas da empresa, é possível reduzir essa taxa.

Mais produtividade

Funcionários que se sentem desconfortáveis ao realizar as tarefas do dia a dia têm dificuldade em concluí-las bem. Por isso, eles fazem menos e obtêm resultados inferiores aos de profissionais que trabalham sob condições mais ergonômicas.

Mais qualidade de vida

Passamos, pelo menos, 8 horas por dia no ambiente de trabalho, e isso impacta bastante nossa qualidade de vida. Melhorar a ergonomia da sua empresa é, portanto, melhorar as condições de vida dos profissionais e aumentar a satisfação que eles obtêm no trabalho.

Como garantir a ergonomia no trabalho?

Está pronto para começar a melhorar a ergonomia no seu local de trabalho? Então, confira algumas dicas de como fazer isso.

Avalie o seu ambiente de trabalho

Quais são os principais problemas de ergonomia no seu ambiente de trabalho? Para melhorar a qualidade de vida, é preciso conversar com funcionários e observar como eles trabalham. Assim, você poderá determinar que ações mais colaborarão para o aumento da ergonomia.

Crie um plano de ação

Após identificar que mudanças precisam ser feitas no ambiente de trabalho, crie um comitê para colocá-las em prática. Essa equipe deve surgir com um plano de ação para implementar estratégias como as que mencionamos aqui (melhoria do conforto térmico e acústico, por exemplo) com um prazo predeterminado.

É fundamental que a sua empresa faça as melhorias em ergonomia o quanto antes, já que o descumprimento da NR 17 pode render multas.

Abra uma caixa de sugestões

Mesmo que a sua empresa tenha padrões e processos de negócios bem definidos, dificuldades em relação ao conforto na execução das tarefas podem ser encontradas no futuro. Por isso, deixe uma caixa de sugestões para que seus colaboradores possam relatar qualquer problema, e o comitê de ergonomia possa avaliá-lo.

Implementando essas dicas, você terá facilidade de obter todos os benefícios da ergonomia no trabalho, como o aumento na produtividade e na eficiência dos colaboradores. Com algumas iniciativas simples, o seu ambiente de trabalho pode estar pronto para atender a todos os requisitos da NR 17.

Gostou dessas dicas? Continue a leitura e descubra tudo que você precisa saber sobre a NR 17!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts