EPI para motorista de caminhão: confira os principais!

Compartilhe este post

Entender melhor sobre o EPI para motorista de caminhão é necessário, tendo em vista que ele é um dos itens essenciais para proteger o condutor contra acidentes, garantir a sua saúde e o bem-estar e reduzir diversos riscos, como o acometimento de doenças respiratórias, problemas de pele, entre outros. Além disso, não deixa de ser uma obrigatoriedade estabelecida por algumas legislações.

Devido à sua importância, elaboramos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas e, também, apresentar quais são esses EPIs. Acompanhe!

Qual a importância do uso de EPI para motorista de caminhão?

O EPI se trata de um item pessoal que deve ser usado pelo condutor com a finalidade de se proteger de eventuais riscos à saúde, à segurança e à integridade física no decorrer da execução de seu serviço. O objetivo principal do equipamento é evitar ou minimizar a gravidade dos danos que possam acontecer no trabalho.

Esses problemas podem ocorrer de forma imediata, ou em decorrência de algum acidente ou do desenvolvimento de uma enfermidade ocupacional. Por esse motivo, todas as funções que expõem os colaboradores a certos riscos devem ser exercidas com o uso correto dos EPIs.

Por ser imprescindível para a proteção do motorista, é preciso avaliar a qualidade dos itens, inclusive, é necessário que eles tenham o Certificado de Aprovação (CA). Isso assegura que o equipamento foi testado e aprovado, o que vai proporcionar uma proteção eficaz.

Como funciona a obrigatoriedade do uso de EPI por motorista de caminhão?

Como já foi dito, o uso de EPI para motorista de caminhão é obrigatório por normas, e não uma mera recomendação. Ou seja, trata-se de um critério para que a função seja exercida dentro da regularidade. Entre as principais legislações que versam sobre o assunto, podemos citar:

  • Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério do Trabalho, que versa sobre a utilização dos itens de proteção individual exigidos para o cumprimento da atividade, mostrando como a fiscalização é realizada, os itens obrigatórios para cada parte do corpo, conforme o trabalho, entre outros;
  • Norma Brasileira 9735/2016, da ABNT, que é mais específica quando o assunto é o uso de EPI para transporte de cargas perigosas, estipulando quais os itens mínimos que devem ser usados por todos os envolvidos ao longo do processo.

Quais são os principais EPIs para motorista de caminhão?

Entenda, a seguir, quais são os principais EPIs a serem utilizados pelo motorista!

Luva de segurança

Existem vários modelos de luvas de segurança para diversas atividades. Para o motorista de caminhão, elas são essenciais no momento em que o condutor vai manusear ou manipular uma carga perigosa, cortantes ou produtos químicos. Por isso, o modelo de luva deverá atender na atividade específica em que for utilizada.

Por exemplo, a Luva Microfoam 3/4 pode ser uma boa alternativa para quando houver a necessidade de realizar a troca de um pneu, uma manutenção no veículo, entre outros.

Protetor auricular

Trata-se de um aparelho desenvolvido para ser usado no canal auditivo externo e que tem o objetivo de proteger o ouvido contra várias situações, por exemplo, vento excessivo, ruídos muito altos, entrada de água e mais.

É necessário salientar que o ouvido é bastante sensível, o que faz com que fique exposto a muitos momentos de riscos. Por esse motivo, o motorista de caminhão precisa utilizar o equipamento ao longo dos processos de carga e descarga em lugares com um grau de ruído superior ao permitido. Outra recomendação é de que ele não seja usado enquanto o condutor não estiver dirigindo.

Óculos de proteção

Os óculos de proteção podem ser um elemento imprescindível para garantir a segurança do profissional, dependendo do local de carga. Por exemplo, existem algumas atividades de carregamento e descarregamento de veículo que podem deixar o motorista mais exposto a agentes contaminantes que se espalham pelo ar de maneira simples, que podem afetar os olhos e comprometer a visão.

O mais adequado é que o modelo do item seja adaptado de acordo com a atividade executada pelo condutor. Também é interessante saber que, nos dias atuais, já existem modelos que podem ser personalizados com lentes graduadas, ideais para quem utiliza óculos de grau.

Máscaras semifaciais

É um equipamento criado com a função de proteger o rosto do motorista contra gases, poeiras, produtos tóxicos, entre outros. Sua forma assegura que o nariz e a boca ficarão protegidos e não entrarão em contato com elementos nocivos à saúde.

Sendo assim, o ideal é que elas sejam usadas no decorrer da manipulação e do transporte de produtos químicos e em locais em que se esteja trabalhando com lixamento, tintas, soldas etc.

Colete de sinalização

Também conhecido como colete luminoso, trata-se de um equipamento necessário para o condutor que trabalha durante a noite. A sua utilização ocorre quando o motorista precisa sair do veículo por motivo específico, como descarregamento da carga, pane ou acidente.

Então, ao vestir o colete de sinalização, o caminhoneiro será visualizado de maneira mais simples, tendo em vista que o equipamento reflete a luz dos faróis, evitando atropelamento e demais problemas.

Respirador para pó

O respirador para pó é um item utilizado para proteger as vias respiratórias. Por meio dele, o condutor pode se proteger da poeira e impedir a aspiração e a contaminação por várias substâncias, como minério de ferro, resquícios vegetais e demais produtos nocivos. Ou seja, esse risco pode ser evitado ou reduzido com o uso do equipamento.

Bota com bico de aço ou PVC

Proteger os pés também é necessário, considerando que algo pode cair sobre eles e provocar um machucado. Para que isso não aconteça, é bom que o motorista se proteja com o bico de aço ou PVC, que mantém os pés protegidos, mas com conforto.

Agora que você entende melhor sobre o uso de EPI para motorista de caminhão, é importante ter em mente que isso vai além de uma mera recomendação, sendo uma exigência respaldada em lei. Além disso, essa medida vai proporcionar toda a segurança necessária para que o profissional possa trabalhar protegido e executar sua função da melhor forma.

Deseja contar com os melhores Equipamentos de Proteção Individual para que as atividades possam ser exercidas com toda a segurança possível? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts