Saiba como garantir proteção aos danos causados pelos fumos de soldagem

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo.   Entre os principais riscos que envolvem as atividades do soldador, podendo afetar sua saúde e integridade física, são os fumos de soldagem, aerossóis termicamente criados por meio dos vapores de metais fundidos originários da solda. Devido aos problemas que podem causar, é muito importante estar atento aos perigos dessa exposição. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para dar algumas dicas de como prevenir esses riscos e minimizar os impactos à saúde do trabalhador. Confira!

Quais as principais consequências de não proteger o colaborador?

Diversos são os riscos que envolvem a função de soldador:
  • mecânicos: como corte, perfuração e abrasão, oriundos das rebarbas de peças metálicas inacabadas ou que aparecem ao longo do processo de solda e corte;
  • físicos: originários das radiações infravermelho (IV) e ultravioleta (UV), projeção de metais líquidos em altas temperaturas e calor;
  • físico-químico: a liberação de fumos metálicos, que são formados pela fusão de metal por meio da corrente elétrica ou do calor no processo de solda, o que expõe o trabalhador a metais como alumínio, cobre, níquel, chumbo, ferro etc.
Além disso, as poeiras tóxicas passam pelo sistema cardiorrespiratório de forma fácil, chegando aos pulmões, podendo afetar não só o sistema respiratório como também o nervoso.

Como se proteger desses riscos?

Algumas medidas podem ser aplicadas para proteger o trabalhador desse tipo de risco. Veja algumas delas.

Incentive o uso de EPIs para soldagem

A escolha dos EPIs adequados é fundamental para a proteção do funcionário, já que vai possibilitar que ele realize suas atividades com segurança, evitando o risco de acidentes e doenças. Entre os itens que podem ser utilizados estão: luvas de raspa ou vaqueta, máscaras de solda com lentes, avental de raspa, óculos de proteção, touca de soldador, máscara para fumos de solda e demais. Também é necessário o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), como sistemas de extração de gases, cortinas inactínicas e extintor de incêndios.

Tenha um sistema de captação de fumo

Esse equipamento vai evitar que a contaminação se espalhe pelo ar. Exaustores podem ser usados para colher e guarda toda a substância gerada durante a solda. Entre as maneiras de realizar a captação diretamente na fonte é possível citar:
  • exaustão de fumos com braços extratores;
  • captação direta na toca da solda;
  • fumos de corte térmico;
  • coletores portáteis;
  • extração de fumos para robôs de solda.

Garanta a eficiência do PPRA e da NR 9

Uma outra medida preventiva que deve ser adotada pelas empresas que exercem atividades de risco é a inserção do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na NR 9. A finalidade do PPRA é garantir a saúde e integridade física dos funcionários por meio da antecipação, coleta, avaliação e controle da incidência de riscos existentes no ambiente laboral, considerando a preservação do meio ambiente e recursos naturais. Já a NR 9 tem o fito de proteger o empregado da exposição a agentes químicos, incluindo os fumos de soldagem, que podem gerar sérios danos à saúde. Entre os principais direcionamentos do PPRA está o uso adequado dos EPIs, além do fornecimento de treinamentos que podem orientar os profissionais sobre a importância de respeitar as normas definidas para prevenção e controle de riscos e mostrar a eficiência do EPI nesse processo. Agora que você entende melhor como os fumos de soldagem podem afetar a saúde, bem-estar e integridade física do empregado, é essencial implementar as dicas apresentadas e, assim, manter uma segurança no ambiente de trabalho mais efetiva. O que achou das dicas apresentadas? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts