Como fazer uma boa gestão de segurança do trabalho? Veja

Compartilhe este post

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo. Todas as empresas precisam priorizar a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, já que, apesar de ser uma obrigação legal, também se trata de uma forma de garantir que os integrantes da equipe atuem com eficiência e motivação, impactando diretamente nos resultados. Para isso, é necessário entender como aplicar uma boa gestão de segurança do trabalho, que representa um conjunto de práticas que buscam melhorar o ambiente laboral e, assim, evitar os riscos que envolvem as atividades executadas, prevenir acidentes, doenças ocupacionais e assegurar a integridade física e emocional dos funcionários. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para dar dicas de como fazer um gerenciamento eficiente. Confira!

Quais os benefícios da gestão de segurança do trabalho?

Realizar uma gestão de segurança do trabalho efetiva proporciona uma série de benefícios. Entre os principais estão:
  • responsabilidade organizacional;
  • redução dos custos;
  • melhora da qualidade de vida dos trabalhadores;
  • aumento da produtividade;
  • valorização e motivação do time;
  • fortalecimento do trabalho coletivo;
  • melhora da imagem da empresa perante o mercado etc.

Como realizar a gestão de segurança do trabalho?

Para alcançar os propósitos da implementação das práticas de segurança do trabalho, é necessário entender quais são os aspectos relevantes para estabelecer uma boa gestão.

Elabore um plano de ação

Trata-se de um planejamento criando entre a empresa e setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que consiste nas seguintes ações:
  • identificação dos problemas que podem surgir no ambiente de trabalho;
  • estudo minucioso dos departamentos da organização e suas especificidades;
  • definição das medidas a serem aplicadas, como o registro dos objetivos, metas, data de início e fim da atividade, custos, forma de mensuração dos resultados e demais;
  • mobilização de todos os funcionários;
  • avaliação das ações.

Crie um checklist

É preciso criar uma checagem periódica para detectar a necessidade de enviar equipamentos para reparos, além de verificar se os EPI’s, como botas, máscaras, óculos de proteção, luvas, entre outros, estão sendo usados de forma adequada pelos colaboradores e se encontra em perfeitas condições e dentro do prazo de validade.

Monitore os processos

Certifique-se de que a CIPA monitore cada processo produtivo com o objetivo de assegurar o cumprimento das normas de segurança. Nesse caso, é possível delegar a função a um supervisor determinado para que tudo aconteça de acordo com o planejado e qualquer tipo de imprevisto possa ser evitado.

Esteja atento às máquinas

Desenvolva um cronograma para a execução de manutenção das máquinas usadas pelos funcionários. Para isso, é importante conhecer os tipos de manutenções existentes:
  • preventiva: os reparos são realizados de maneira antecipada com o intuito de evitar que o equipamento apresente defeitos no decorrer do trabalho;
  • corretiva: soluciona os defeitos das máquinas depois que os problemas surgem;
  • preditiva: a máquina é monitorada com a finalidade de detectar suas condições de funcionamento.

Promova o bem-estar dos colaboradores

Entre os objetivos da gestão de segurança do trabalho está o de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, que pode ser aplicado de várias formas. Um exemplo é oferecer benefícios, como planos de saúde, reservar um tempo para que a equipe possa realizar ginástica laboral, entre outras opções. Esse cuidado demostra que a empresa se preocupa e valoriza seus funcionários. Agora que você entende o que é a gestão de segurança do trabalho, seus benefícios e como aplicá-la, não espere mais para colocar as dicas apresentadas em prática e, assim, alcançar resultados incríveis, como a prevenção de acidentes, aumento da produtividade e a constituição de um time motivado em alcançar as metas da empresa. Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Então aproveite sua visita para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de publicações interessantes sobre outros assuntos. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts