Saiba quais são os principais tipos de mangotes de segurança

Compartilhe este post

Mangotes de segurança: o que são e como são feitos esses equipamentos de proteção individual? O mangote de segurança é um EPI para a proteção dos membros superiores, utilizado para evitar cortes e queimaduras. 

Esse equipamento é fundamental em indústrias, como a frigorífica, a de limpeza industrial, a de soldagem e a de metalurgia, sendo também utilizado em outras funções nas quais há risco de corte ou queimadura.

No artigo de hoje, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre mangotes de segurança. Continue a leitura para aprender!

O que é mangote de segurança?

O mangote de segurança é um equipamento de proteção individual utilizado, principalmente, na indústria frigorífica. Ele também está presente em todos os outros segmentos em que proteger os braços do colaborador é fundamental. Mangotes de segurança protegem contra cortes de lâminas lisas e queimaduras leves e podem ser confeccionados em diversos materiais, como o aço inoxidável e a aramida.

Combinados com as luvas de segurança, eles oferecem proteção adicional para as mãos e os braços do colaborador contra riscos iminentes. Soldadores, metalúrgicos e outros profissionais que lidam com lâminas e facas no dia a dia, como aqueles envolvidos na limpeza industrial, são outros dos principais usuários dos mangotes de segurança.

Quais são os tipos de mangotes de segurança?

Os mangotes de proteção se diferenciam pelo material de que são feitos. Confira, nos tópicos a seguir, aqueles mais comuns no mercado.

Mangote de proteção em aramida

O mangote de proteção em aramida é um mangote de proteção tricotado com fios de aramida, material resistente ao corte. Assim como outros mangotes de proteção, sua principal função é proteger braços e antebraços contra abrasão, escoriação, corte e altas temperaturas e ele é indicado para os mais diversos tipos de trabalho.

Algumas das categorias de profissionais que utilizam o mangote de proteção de aramida são:

  • vidraceiros;
  • serralheiros;
  • chapeiros;
  • carpinteiros;
  • açougueiros; e
  • metalúrgicos.

Mangote de proteção em fibra sintética

Outro material de que são feitos os mangotes de proteção é a fibra sintética. Esse tipo de fibra protege braço e antebraço em todo o seu comprimento de cortes provocados por objetos com arestas afiadas ou pela ação mecânica de facas, facões e outras lâminas lisas.

A fibra sintética oferece excelente destreza de movimento e alta transpiração, por se tratar de um tecido altamente respirável. Além de protegerem contra cortes, elas evitam problemas com abrasivos ou elementos escoriantes.

Mangotes de proteção de Kevlar

O Kevlar é um material constantemente utilizado na indústria de equipamentos de proteção individual por sua alta resistência ao corte, à perfuração e ao calor. Por isso, essa matéria-prima também está entre as escolhidas para a confecção de mangotes de segurança.

Seu principal benefício é a alta resistência a cortes combinada com a resistência a altas temperaturas, já que o Kevlar tolera temperaturas de até 500°C. Esse equipamento é o ideal para a indústria, sendo flexível e maleável, o que faz dele o ideal para o transporte e a manipulação de objetos grandes que precisam ser suportados com os dois braços.

Quais os benefícios dos mangotes de segurança?

Agora que você já conhece os principais materiais de que são feitos os mangotes de segurança, bem como sua aplicação na indústria, é hora de entender os benefícios de utilizar esse EPI no dia a dia. Confira!

Proteção para os braços de antebraços

O principal motivo para escolher incluir mangotes de segurança entre os equipamentos de proteção individual utilizados pela sua equipe é a proteção que oferecem para braços e antebraços. Esse equipamento pode evitar acidentes.

Maior destreza no manuseio de itens

Outra vantagem de incluir entre os EPIs dos seus colaboradores os mangotes de segurança está na forma como eles colaboram para a destreza em trabalhos manuais. Embora ofereçam proteção elevada contra cortes, temperaturas altas e outros riscos do ambiente de trabalho, os mangotes de segurança não prejudicam os colaboradores na execução das tarefas do dia a dia.

Conforto e segurança

Um aspecto importante para que um EPI seja amplamente utilizado pela equipe é o seu conforto. Feito de tecidos e materiais sintéticos respiráveis, os mangotes de segurança oferecem os níveis de conforto e ergonomia de que os seus colaboradores precisam para não deixarem esse equipamento de proteção de lado.

Como escolher mangotes de segurança?

Escolher mangotes de segurança, assim como outros EPIs para proteger a sua equipe, é uma tarefa complexa. Por isso, quanto mais ajuda você tiver, melhor. Análises dos riscos e um bom fornecedor de equipamentos de proteção individual são os primeiros passos para garantir a segurança da sua equipe e dos seus colaboradores.

Nos tópicos abaixo, mostramos ao que você deve estar atento na compra dos mangotes de segurança e de outros EPIs.

Qualidade dos produtos

Para conseguir proteger os seus colaboradores, escolher equipamentos de proteção de qualidade é fundamental. Por isso, avaliar a eficácia dos produtos, se eles servem bem em seus colaboradores e o custo-benefício de cada peça deve ser o caminho passo na escolha de um fornecedor.

Certificado de aprovação

Equipamentos de proteção individual exigem um documento específico conhecido como Certificado de Aprovação. O Certificado de Aprovação determina que um equipamento é adequado e oferece as proteções necessárias para os colaboradores.

Todos os equipamentos de proteção individual em conformidade com a Lei têm esse documento que deve ser arquivado no ato da compra para possíveis fiscalizações.

Reconhecimento no mercado

As principais marcas de equipamento de proteção individual são reconhecidas no mercado pela sua qualidade e pela credibilidade. Confira as credenciais do fornecedor e das marcas recomendadas por ele para garantir que os seus profissionais estarão protegidos nas atividades do dia a dia.

Qualidade do atendimento

Por último, na hora de escolher um fornecedor, é preciso ficar atento à qualidade do atendimento e do suporte técnico que ele oferece. Afinal, é o fornecedor de EPI o principal responsável por tirar as suas dúvidas sobre equipamentos de proteção individual e por garantir a sua satisfação. 

Os mangotes de segurança são equipamentos de proteção individual fundamentais para os trabalhadores de várias indústrias. Por isso eles devem ser escolhidos com zelo a fim de servirem a seu propósito.

A Volk do Brasil está há mais de 20 anos no mercado brasileiro, oferecendo EPIs de qualidade para os seus clientes. Fale agora mesmo com um de nossos representantes e tire todas as suas dúvidas sobre mangotes de segurança!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts