Veja como usar a máscara face shield de forma adequada!

Compartilhe este post

Mesmo com a disseminação do novo coronavírus e o alto número de infectados, diversos setores essenciais continuam funcionando durante a pandemia, já que não podem parar. Por esse motivo, é importante que os estabelecimentos adotem todas as estratégias necessárias para garantir a segurança dos funcionários e oferecer a máxima proteção possível. Entre uma das possibilidades, dependendo da área de atuação e atividade exercida, está a máscara face shield.

Isso porque, pelo fato de a transmissão do vírus ocorrer por meio de contato próximo com a pessoa infectada, seja por meio de tosse, saliva, contato direto com olhos, entre outros, ela forma uma barreira para evitar que esse contato direto aconteça, já que é um equipamento que atua como uma espécie de barreira física.

Devido a sua importância, elaboramos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre a utilização da máscara face shield. Acompanhe!

O que é a máscara face shield e como ela funciona?

Para manter os colaboradores protegidos contra a contaminação causada pela Covid-19 e demais microorganismos prejudiciais à saúde, a máscara de proteção face shield é uma alternativa bastante eficaz.

Também conhecida como escudo facial ou viseira de proteção, trata-se de um equipamento fabricado com a finalidade de proteger o rosto por completo, cobrindo os olhos, nariz e boca com um único equipamento. Dessa forma, consegue impedir a interação de qualquer gotícula expelida por pessoas contaminadas com o profissional.

Geralmente, o equipamento é criado com material de polímero, fazendo com que ele apresente uma alta durabilidade e a possibilidade de ser utilizado mais de uma vez.

Sua eficácia é um dos principais motivos que tem levado esse item a ser uma das principais escolhas dos profissionais da área da saúde e demais setores que estão diretamente ligados à linha de frente no combate ao coronavírus.

Contudo, é importante que os colaboradores tenham em mente que a face shield não substitui a máscara individual, como as cirúrgicas, de pano, entre outras, devendo ser usada como um tipo de complemento, já que é possível que gotículas atinjam alguma região do rosto mesmo somente com o seu uso.

Também, é fundamental que ela esteja associada às demais medidas de segurança que deverão ser tomadas, já que garantir o máximo de segurança possível nesse momento é imprescindível, como o uso de luvas, avental, higienização das mão e demais EPIs, cuja obrigatoriedade vai depender de cada tipo de situação.

Quais são os principais benefícios em utilizar a máscara face shield?

Além de prevenir contra a transmissão de vírus, bactérias e demais microorganismos, esse tipo de equipamento pode proporcionar uma séria de vantagens para os usuários. Conheças as principais!

  • aumento da proteção;
  • proteção do rosto por completo;
  • maior conforto;
  • facilidade de usar;
  • simplicidade ao higienizar;
  • torna a comunicação clara, evitando ruídos na voz;
  • menor exposição a doenças;
  • evita toque nos olhos, boca e nariz, entre outros.

Quando é recomendado o uso da máscara face shield?

É importante deixar claro que a máscara face shield não é recomendada para o uso comum na rua, mas sim para a prevenção da contaminação em ambientes hospitalares e outros setores da saúde, além dos demais atuantes em setores da linha de frente ao combate à Covid-19.

Afinal, nesses casos, ocorre uma exposição muito alta às pessoas contaminadas, secreções de via aéreas e demais, já que entre as funções realizadas está a intubação, aspiração, broncoscopia, entre outros procedimentos que exigem esse nível de cuidado e proteção.

Quais são os requisitos que devem ser atendidos na fabricação desse tipo de equipamento?

Existem alguns critérios estabelecidos pela Resolução- RDC Nº 356, de 23 de março de 2020, da ANVISA para que o item possa garantir toda proteção e eficiência esperada ao ser utilizado. Veja a seguir:

  • os protetores faciais não podem apresentar saliências, extremidades afiadas ou qualquer tipo de defeito que possa gerar desconforto ou acidente ao profissional durante a sua utilização;
  • a adequação ao usuário deve ser simples, com o objetivo de fazer com que a máscara permaneça estável durante todo o procedimento e tempo de uso;
  • as faixas usadas como meio principal de fixação precisam ser criadas de forma que possam ser ajustáveis ou autoajustáveis, além de apresentar, no mínimo, 10 mm de largura sobre qualquer local que possa estar em contato com os funcionários;
  • o visor frontal deve ser desenvolvido em material transparente e apresentar dimensões mínimas de 0,6 mm de espessura, 240 mm de largura e 240 mm de altura.

Como deve ser feita a conservação e higienização desse item?

É fundamental tomar todo cuidado necessário a conservar e higienizar a máscara face shield. Por isso, higienize bem o local onde o equipamento será armazenado, deixando em um espaço de fácil acesso para que, depois de limpa, seja possível guardá-la com facilidade, sem apoiá-la em um outro lugar. É importante que seja limpo e adequado, a fim de evitar uma possível recontaminação.

Outra dica é deixá-la nas dependências do posto de trabalho, tendo em vista que, como é utilizada no dia a dia e de forma individual, não aconteça nenhum risco de o trabalhador esquecê-la em sua casa.

Em relação a limpeza, ao retirar o equipamento do rosto, o ideal é removê-lo pelas laterais ou pelas hastes, levando em conta que a parte frontal pode estar contaminada. O item é fácil de higienizar, já que pode ser utilizado apenas um álcool líquido 70% e lenço de papel. Tente evitar que a limpeza seja feita com álcool em gel, já que o produto poderá deixar a viseira embaçada.

Caso seja necessário realizar uma higienização mais profunda, é possível lavar com água e sabão. Depois, enxague e seque com papel-toalha. Para fortalecer a limpeza, borrife álcool líquido 70% e deixe secar em ambiente limpo e próprio para armazenagem. Hipoclorito de sódio é outra opção de produto que pode ser aplicado.

Conseguiu entender melhor o que é a máscara face shield, quando usá-la e suas vantagens? Conhecer sobre esse equipamento vai contribuir para que possa ofertar o item no mercado de acordo com as necessidades do cliente e situação ideal, garantindo, além da proteção necessária aos usuários, um serviço de qualidade e a satisfação do público.

Gostou deste artigo? Então, aproveite sua visita no blog para assinar nossa newsletter e receber todos os novos conteúdos com exclusividade!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts