Conheça as vantagens dos óculos de sobrepor para sua segurança!

Compartilhe este post

Diversos são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) usados com a finalidade de garantir a proteção da saúde, integridade física e segurança dos colaboradores no exercício de atividades consideradas de risco.

Entre eles temos os óculos de sobrepor ou de sobreposição, que são usados de maneira sobreposta a outros óculos corretivos, ou seja, por funcionários que já utilizam óculos de grau e que não podem deixar de utilizá-los para colocar os óculos de segurança.

A fim de garantir o conforto necessário e a utilização de forma correta, mantendo um espaço entre os dois itens, cobertura e boa visibilidade, trata-se de um tipo um pouco maior e com a lente apresentando uma curvatura lateral, além de fendas para ventilação.

Quer entender as principais características, vantagens e quando utilizar os óculos de sobrepor? Então, continue a sua leitura!

Para que servem os óculos de sobrepor?

A finalidade desse tipo de óculos é proteger os olhos do profissional, evitando que sejam atingidos por vários tipos de partículas durante a execução da sua função. Como já dito, é um modelo de EPI que pode ser usado por cima dos óculos de grau, sem prejudicar a visão.

A seguir, veja algumas situações que pedem o uso desse tipo de óculos:

  • atividades com madeira;
  • trabalhos na construção civil;
  • manuseio de aço;
  • manipulação de vidro;
  • jardinagem, por exemplo, ao cortar grama.

Quais são as características desse tipo de EPI?

Entre as principais características dos óculos de sobrepor, podemos apontar que eles devem ser fabricados em material resistente, para que sejam capazes de proteger os olhos de partículas nocivas à saúde. Caso contrário, o dispositivo pode trincar ou quebrar com o impacto de partículas mais rígidas.

Um dos materiais mais utilizados na fabricação é o policarbonato, que mantém um grau apropriado de resistência. Outro aspecto importante é que ele apresenta proteção contra os raios UVA e UVB.

Quais são os principais cuidados a serem tomados?

Os óculos de sobrepor precisam de alguns cuidados para a sua conservação, por exemplo:

  • lavar com água e sabão e, após, enxaguar com tecido ou papel macio;
  • não deixá-los sobre qualquer superfície com as lentes viradas para baixo;
  • proteger de óleos, fontes de calor, solventes, impactos etc.;
  • substituir imediatamente o equipamento que apresentar marcas ou riscos nas lentes.

Agora que você entende mais sobre óculos de sobrepor, suas utilidades, vantagens e demais informações relevantes, também é importante observar a qualidade desse EPI na hora da compra, sempre analisando alguns critérios, por exemplo, material, durabilidade, qualidade, garantia e demais aspectos que vão ajudar a adquirir um produto que atenda as suas necessidades. Nesse caso, você pode contar com a Volk do Brasil, que garante o fornecimento dos melhores EPIs do mercado.

Achou este conteúdo útil para você? Então, aproveite a sua visita para ler “Óculos de ampla visão: quando o seu uso é obrigatório?”.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts