Óculos de ampla visão: quando o seu uso é obrigatório?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Diversos são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) desenvolvidos como forma de garantir a saúde e a integridade física do trabalhador para que ele consiga exercer as suas atividades em segurança por meio da redução dos riscos de doenças ou acidentes decorrentes do exercício de suas funções. Entre eles, estão os óculos de ampla visão, que têm como uma de suas características principais a disponibilização de uma visão mais ampla.

Esse aspecto é muito importante em algumas profissões, já que enxergar de forma panorâmica pode ser essencial em diversos tipos de trabalho, por exemplo, indústrias metalúrgicas, locais com riscos de fagulhas e queimaduras etc.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar os principais pontos sobre os óculos de ampla visão, como o que é, os tipos, quando usar, o que observar ao escolher o mais adequado, entre outros.

O que são os óculos de ampla visão e quais são os seus tipos?

Os óculos de ampla visão são criados com uma lente bem maior do que os óculos de proteção comuns, sendo bastante eficientes na execução de várias funções. Em geral, tem uma lente única e transparente, que permite uma visão panorâmica, com a finalidade de proteger o trabalhador contra partículas volantes, produtos químicos, vapores, poeira e demais.

Além disso, tem um formato anatômico que propicia uma vedação eficiente ao rosto do empregado, assegurando que o item fixe-se bem e gere o conforto necessário para o uso frequente no dia a dia.

Entre os locais em que ele é mais utilizado, estão indústrias automobilísticas, mecânicas, metalúrgicas, locais com riscos de queimaduras, fagulhas, riscos físicos de perfuração, contanto com fumos, poeiras, entre outros.

Existem modelos diferentes de óculos de ampla visão. Conhecer as principais características de casa um é necessário para identificar o melhor formato de acordo com a tarefa a ser executada e os riscos do ambiente laboral. Entenda um pouco melhor a seguir:

  • modelo perfurado: apresenta orifícios na parte lateral e superior oferecendo uma melhor ventilação;
  • modelo padrão: é o formato que tem armação de silicone, na maioria dos itens, com a finalidade de promover um melhor ajuste no rosto;
  • modelo com válvula: no lugar das perfurações apresenta um sistema de válvulas para a ventilação indireta.

Como saber quando o uso dos óculos de ampla visão é obrigatório?

Para saber se o uso dos óculos de ampla visão é obrigatório na empresa, o ideal é contar com um bom Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que tem o intuito de identificar, avaliar e criar ações para o controle de riscos — entre elas, a utilização desse tipo de item.

Dessa forma, se no PPRA for apontada a necessidade de uso do equipamento por parte dos colaboradores, então, ele será obrigatório. Isso ocorre pelo fato de que tanto os EPIs quanto o PPRA são estabelecidos por meio das Normas Regulamentadoras.

Considerando que os óculos de ampla visão são responsáveis por evitar diversos acidentes de trabalho e acometimento de doenças ocupacionais, eles não são apenas um equipamento obrigatório, mas também imprescindível para a execução das rotinas diárias dos trabalhadores da forma mais segura possível.

Como escolher os óculos de ampla visão mais adequados?

É muito importante avaliar vários pontos ao escolher os óculos mais adequados para as atividades que serão realizadas pelos trabalhadores. Por esse motivo, separamos os fatores que são mais relevantes nesse momento para realizar a melhor escolha e usufruir de todas as vantagens desse item.

Visão

É essencial que os óculos possibilitem uma boa visão lateral ou periférica. Os mais indicados são aqueles com lente curvada e que avançam para as laterais, assim, os funcionários se sentem mais seguros para utilizá-los e conseguem ver melhor as coisas à sua volta.

Tipo de lente

A lente precisa ser antirrisco, que é uma necessidade para quaisquer óculos, tendo em vista que essa qualidade aumenta a vida útil do equipamento, além de garantir segurança ao usuário. Deve ser livre de ondulações que provoquem tonturas e dores de cabeça nos usuários.

Material de fabricação

O ideal é que eles sejam fabricados com plásticos ou borrachas macios para facilitar o contato com a face. Também devem ser confortáveis e não apresentar rebarba. A borracha precisa ser de alta qualidade e agradável ao encontrar com a pele do colaborador.

Leveza

Os óculos precisam ser tão leves quanto possível e, também, oferecer uma vedação adequada ao rosto, cobrindo bem a região sem gerar desconforto.

Tratamento antiembaçante

Outra questão importante é que os óculos de ampla visão tenham tratamento antiembaçante, já que a vedação impede uma intensa troca de ar, e sem esse tipo de tratamento, fica muito difícil ficar com o item muito tempo, já que ele pode embaçar em poucos minutos. Outra opção é que eles tenham pequenas entradas de ar para que ocorra essa troca e o embaçamento não aconteça.

Tamanho

O tamanho pode variar de acordo com a atividade exercida e a adaptação do empregado. Normalmente são usados itens menores e mais leves. Isso porque os óculos grandes impedem a utilização adequada de outros equipamentos de proteção, como a máscara, além de influenciarem a segurança do usuário.

Regulagem

O ideal é contar com um tirante com regulagem que viabilize o ajuste ao rosto e gere uma vedação eficaz. Por exemplo, vamos supor que o colaborador tenha que usar esse EPI 8 horas por dia. Nesse caso, é importante observar como o item se enquadra no rosto, averiguando se está apertando muito ou se há a presença de folgas nas laterais.

Esses são os cuidados principais que devemos ter ao escolher óculos de ampla visão mais apropriados e que atendam às necessidades da empresa e de seus funcionários, garantindo a aquisição de itens com lentes perfeitas, boa regulagem e material confortável.

Equipamentos com arranhões, rachaduras, lentes manchadas e demais defeitos não devem ser usados em hipótese alguma, já que isso pode comprometer a segurança do trabalhador de alguma forma e provocar acidentes e doenças.

Agora que você entende um pouco mais sobre os óculos de ampla visão, é importante estar atento à Norma Regulamentadora 6 (NR 6), já que ela é responsável por determinar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e a obrigatoriedade de o empregador oferecer os itens adequados para a proteção do colaborador.

Quer saber como podemos ajudar na escolha do melhor equipamento para a empresa e para os trabalhadores? Então, entre em contato com a gente agora mesmo!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts