Confira como diminuir a sua pegada de carbono!

Compartilhe este post

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo. Cuidar do meio ambiente se tornou uma ação primordial nos dias de hoje, em que nossos recursos naturais estão sendo cada vez mais afetados pelas atividades humanas. A pegada de carbono é uma preocupação no mercado atual e as empresas devem se adequar para acompanhar as demandas ecológicas, se comprometendo a reduzir o impacto causado pelos seus processos de produção. Conheça mais sobre a pegada de carbono e saiba como você e a sua empresa podem reduzi-la e contribuir com a preservação do meio ambiente! Acompanhe a leitura!

O que é a pegada de carbono?

A pegada de carbono, do inglês carbon footprint, faz parte do conceito de pegada ecológica, que foi pensado no início dos anos 90 por dois especialistas em sustentabilidade, o canadense William Rees e o suíço Mathis Wackernagel, para mensurar os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente. A pegada ecológica é o mais comum indicador que mede os impactos da ação humana sobre a natureza e, aliada a este indicador, está a pegada de carbono, que consiste em um cálculo que mensura a emissão direta de gases agravantes do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), que estão envolvidos nas atividades humanas cotidianas, como transporte, alimentação, entre outras.

Como funciona a pegada de carbono?

Cada pessoa ou empresa, em suas atividades rotineiras, emite uma certa quantidade de gases que são convertidos em carbono, e que vão gerar impactos na atmosfera. Desde o ciclo de vida de um produto, por exemplo, contando com a sua produção, embalagem, transporte e consumo; o cultivo de alimentos como arroz e feijão; a criação de pastagem para gado; a construção de rodovias; a fabricação de um aparelho de celular; a escolha do transporte a ser utilizado, entre outros, tudo o que fazemos tem um peso ecológico. A pegada de carbono, portanto, é um cálculo que permite analisar o impacto causado na atmosfera por todos esses processos, permitindo que possamos adequar nossos hábitos de produção e consumo e, assim, reduzir nossos efeitos sobre o planeta.

Como calcular sua pegada de carbono?

Atualmente, existem diversas calculadoras online que nos ajudam a mensurar nosso percentual de emissão de carbono na atmosfera, utilizando como base nossos hábitos de consumo e estilo de vida. A calculadora da ONU (em inglês), por exemplo, considera fatores como a quantidade de moradores de uma residência, a quantidade de consumo de energia elétrica, se as pessoas utilizam carro, transporte público ou bicicleta para se locomoverem e, até mesmo, se na habitação as pessoas têm o costume de comer carne, de reciclarem e de consumirem produtos de fornecedores locais. Todos estes hábitos, no fim das contas, vão gerar o percentual de emissão de carbono de cada indivíduo, calculando sua pegada de carbono na atmosfera. No caso do cálculo de carbono para empresas, existem no mercado algumas empresas especializadas que oferecem este tipo de serviço.

Como reduzir a pegada de carbono?

Uma vez que não é possível viver sem emitir nenhuma pegada de carbono, já que qualquer atividade que desempenhamos, até mesmo comprar um produto pela internet, gera uma pegada — se levamos em consideração que aquele produto foi fabricado, transportado e seu consumo também gerará impactos —, podemos atuar no sentido de fazer as melhores escolhas para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Veja a seguir algumas dicas!

Peça emprestado

Muitas vezes quando precisamos de algum item que não possuímos, preferimos adquiri-lo do que pedir emprestado a alguém. Com isso, além de perdermos a oportunidade de estreitarmos nossos vínculos com as pessoas, acabamos contribuindo para o aumento da pegada de carbono e provocando um desperdício de recursos com produtos ou objetos que poderíamos pegar emprestado.

Varie os meios de transporte

Quantas vezes ficamos irritados em um engarrafamento e, quando nos damos conta, percebemos que a maior parte das pessoas está sozinha em seus carros, aumentando o tráfego e a queima de combustíveis? Uma solução para esse problema é buscar variar os meios de se transportar. Dê carona ao seu vizinho que trabalha na mesma empresa, decida andar de transporte coletivo em alguns dias da semana e, quem sabe, você pode até mesmo escolher a bicicleta para se locomover, gerando um impacto bem menor na atmosfera e fazendo bem para a sua própria saúde.

Evite o desperdício de alimentos

Atualmente, com a praticidade dos aplicativos de entrega de comida a poucos cliques de distância, o costume de preparar as refeições em casa está se perdendo e o desperdício de alimentos tem aumentado muito. Cozinhar em casa, além de dar um melhor aproveitamento aos alimentos, uma vez que eles podem ser utilizados de forma integral (talos de vegetais para fazer sopa, cascas de frutas para fazer chás, sucos e bolos), reduz os impactos gerados pelo combustível da motocicleta do entregador e de todo o plástico que embala a refeição.

Cuide das embalagens

Por falar em plástico, outra alternativa para reduzir o excesso de embalagens é optar por fazer compras a granel. Em alguns estabelecimentos, há inclusive a opção de levar seus próprios potes ou saquinhos de pano e pesar os alimentos nestes utensílios. Além de fazer uma compra de baixo impacto no meio ambiente, comprando a granel e escolhendo um fornecedor local, você ainda pode levar uma sacola retornável para embalar suas compras e evitar o uso das sacolas plásticas, que demoram tanto tempo para se decompor na natureza.

Escolha empresas comprometidas com o meio ambiente

Diante de todas as medidas que podem ser adotadas para reduzir a pegada de carbono, escolher uma indústria comprometida com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente certamente é uma excelente solução. Nesse sentido, a Volk do Brasil se destaca no mercado, oferecendo inúmeras opções de produtos e de equipamentos de proteção individual compatíveis com as diversas normas de segurança. Como você viu, a pegada de carbono tem um enorme impacto e muitas medidas podem ser aplicadas para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Agora que você aprendeu sobre como diminuir a sua pegada de carbono, entre em contato conosco para começar a implementar práticas mais sustentáveis na sua empresa e contribuir com o meio ambiente!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts