Conheça 8 EPIs para motoboy que vão garantir sua segurança

Compartilhe este post

Como você provavelmente sabe, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são responsáveis por garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores durante o exercício profissional. Nesse contexto, conhecer uma lista de EPI para motoboy é simplesmente fundamental — até porque essa profissão é reconhecida por oferecer muitos riscos.

Para que você tenha uma ideia, os motociclistas são os mais propensos a acidentes de trânsito, até mais do que os pedestres, e o número de vítimas fatais nesse grupo é de 6% do total de acidentados, conforme mostra a notícia do portal G1. Ainda, o EPI para motoqueiro serve para proteger o profissional das condições ambientais, como o frio ou a exposição solar.

Para saber mais sobre o assunto, conferir o que diz a legislação sobre os equipamentos de segurança para motociclistas e conferir quais são os 8 principais EPIs para motoboys, acompanhe a leitura!

Por que é importante observar a segurança de motoboys?

Os trabalhadores que usam motocicletas em seu dia a dia profissional precisam de atenção redobrada em relação à segurança. São eles os mototaxistas e os motofretistas, responsáveis pelo transporte de passageiros e de mercadorias, respectivamente. Há, ainda, os profissionais que utilizam a motocicleta para entrega de alimentos.

Todas as atuações dos motoboys são regulamentadas pela Lei 12.009/2009, que além de dispor sobre as algumas regras de segurança para esses profissionais, regula as condições obrigatórias para o serviço, como:

  • ser maior de 21 (vinte e um) anos;
  • ser aprovado em curso especializado na profissão, com duração de aproximadamente 30 horas e regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran);
  • ter, pelo menos, dois anos de habilitação na categoria A.

Além disso, a legislação prevê a aplicação de penalidades em caso de descumprimento das normas que regem essa atividade profissional, incluindo:

  • multas em dinheiro;
  • pontos na C.N.H.;
  • apreensão da moto, em alguns casos.

Quais são os principais EPIs para motoboys?

O EPI para motoboy serve não apenas para mantê-lo dentro o que prevê a legislação (e, com isso, evitar penalidades), mas, principalmente, para aumentar a segurança diante dos riscos da profissão. Entre eles, estão:

  • colisões com outros veículos no trânsito;
  • quedas responsáveis por esfoliações ou fraturas;
  • choques ou queimaduras decorrentes das baixas temperaturas e do vento;
  • insolação pela exposição excessiva ao sol.

Para minimizar esses riscos, confira os 8 principais equipamentos de segurança para motociclistas!

1. Capacete

O capacete é, certamente, o EPI para motoqueiro mais conhecido. Existem vários modelos, sendo que todos têm em comum o fato de protegerem a cabeça contra impactos, cortes e outras lesões, bem como os olhos — por isso, a viseira para proteção visual é parte essencial desse equipamento. Os tipos mais comuns de capacete são:

  • integral: é totalmente fechado quando está com a viseira abaixada, apenas com pequenas aberturas estratégias para ventilação — é o modelo mais indicado para profissionais;
  • semiaberto: não contém viseira acoplada, por isso, deve ser utilizado junto a óculos de proteção apropriados — esse modelo é mais utilizado por praticantes de esportes, como o motocross;
  • escamoteável (articulado): a parte frontal do capacete é facilmente aberta quando acionada. É um modelo que garante praticidade, mas há controvérsias sobre sua eficácia em relação à segurança.

2. Jaqueta

As jaquetas são parte do vestuário clássico de um motociclista. Mas elas não são utilizadas sem motivo: as vestimentas de proteção feitas com materiais que fornecem uma boa vedação do vento, como o couro, são essenciais nessa profissão, tanto pela exposição ao sol e à chuva, como pela mudança de temperatura.

O frio decorrente da alta velocidade prejudica o conforto térmico, além de levar a problemas como:

  • fenômeno de Raynaud: quando as extremidades do corpo têm o fluxo sanguíneo afetado e sofrem latejamento ou ardência, podendo evoluir para um quadro de congelamento;
  • frostbite: queimadura de frio decorrente da formação de cristais de gelo sobre as camadas da pele;
  • hipotermia: quando há perda de calor em todo o organismo, levando a consequências como a fraqueza muscular, a perda de consciência e até paradas cardíacas.

3. Luvas

No mesmo sentido, as luvas de segurança servem para proteger as mãos das baixas temperaturas e riscos mecânicos, como esfoliações no contato abrupto com o chão, em caso de queda. Como a sensibilidade do tato é primordial para a boa condução do veículo, as luvas para moto precisam se ajustar perfeitamente às mãos.

4. Colete reflexivo

O uso de coletes reflexivos é obrigatório pela Portaria nº 251/2008 do Contran. Esse EPI para motoboy consiste em vestimentas que permitem a melhor visualização do motociclista, com faixas fluorescentes que refletem a luz. Desse modo, os riscos de acidentes no trânsito devido à não percepção de outros motoristas diminuem consideravelmente. 

5. Joelheiras

As joelheiras ajudam a proteger o joelho em caso de queda e esforço excessivo dos membros inferiores. Para motociclistas, esse item de segurança precisa ser articulado, a fim de não afetar a movimentação da perna. 

6. Botas

Os calçados de segurança, embora não sejam obrigatórios para motociclistas, são itens fundamentais para evitar:

  • queimaduras decorrentes do frio ou do contato com altas temperaturas;
  • quedas de materiais nos pés, que podem causar esmagamentos ou cortes;
  • perfurações causadas por pregos ou outros objetos pontiagudos no chão;
  • descargas elétricas.

O ideal é optar por botas em materiais que sejam isolantes elétricos, garantam o conforto térmico e tenham acabamento resistente à água. Além disso, o calçado deve envolver todo o pé, ficar firme e promover uma boa aderência do solado.

7. Antena “corta-pipa”

O aparador de linha, conhecido como “antena corta-pipa”, é outro item obrigatório. Ele deve ser fixado no guidom da moto. A função desse EPI para motoqueiro é sugerida pelo seu nome popular, pois serve, principalmente, para proteger o trabalhador de linhas de pipa com cerol.

A pasta cortante feita com pedaços de vidro moído, embora já tenha projetos de criminalização no Brasil, oferece um risco potencial para motociclistas e ainda faz vítimas.

8. Protetor de motor

De acordo com a Lei nº 12.009/09, junto à Portaria nº 356 do Contran, os motociclistas que trabalham com o frete de mercadorias precisam providenciar o dispositivo de proteção para pernas e motor, conhecido como “mata-cachorro”. Esse item consiste em armações de ferro que são presas ao chassi da moto, evitando danos ao motor, em caso de uma eventual queda.

Agora que você conferiu nossa lista de EPI para motoboy, não se esqueça de prezar sempre pela qualidade dos itens. Afinal, como vimos, os equipamentos de segurança para motociclistas são decisivos nessa profissão conhecida pelos inúmeros riscos. Portanto, conte com um bom fornecedor de EPIs, como a Volk do Brasil.

Antes de ir, conheça também quais são os 7 principais EPIs para soldador! Até a próxima!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts