O mercado de vendas é sempre muito competitivo, sendo necessário que as empresas utilizem de técnicas e conceitos importantes para tentar aumentar os resultados e destacar o seu negócio. Para isso, é importante tentar conquistar novos clientes e utilizar diferentes estratégias, como o Outbound Marketing, mas o que seria esse conceito?
O Outbound Marketing chega como uma técnica para a empresa se destacar diante desse mercado tão competitivo, em que o principal intuito é captar clientes de forma ativa. Esse conceito é muito importante no mercado de equipamentos de segurança, por se tratar de um produto tão necessário para diversas atividades do trabalho.
Se você não conhece muito bem esse conceito, continue por aqui e entenda o que é Outbound Marketing, e veja algumas dicas de como aplicá-lo com o objetivo de aumentar as vendas de EPI’s. Vamos lá?
O que é Outbound Marketing?
Ele nada mais é que uma ação para prospectar mais ativamente os clientes para as empresas, que é bastante diferente do Inbound Marketing, por ser mais agressivo e utilizar de métodos que interrompem o que o seu público está fazendo para chamar a sua atenção.
Alguns exemplos de Outbound Marketing são as propagandas de televisão ou anúncios no cinema, pois ocorrem durante alguma outra programação, pegando o cliente de “surpresa”. Desse modo, o seu público acaba sendo apresentado à marca da empresa sem a ter procurado, podendo ser conquistado caso essas técnicas de Outbound sejam utilizadas da forma correta.
Sendo assim, o Outbound Marketing trabalha com essa técnica de interrupção, utilizando de ferramentas offline para divulgação da marca, como televisão, rádio, outdoor e anúncios em jornais. Ele é recomendado para atingir um público-alvo maior e para grandes corporações.
Como aplicar o Outbound Marketing para venda de EPI’s?
Os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) são totalmente essenciais para qualquer ambiente de trabalho que ofereça riscos à saúde e à integridade física dos colaboradores. É importante que as empresas forneçam todos os equipamentos de segurança necessários, de acordo com o tipo de atividade que é exercida. Como esse é um produto tão importante, é preciso tentar atingir o número maior de clientes. Então, como utilizar o Outbound Marketing para isso?
Pesquise o público-alvo
Para conseguir um bom fluxo de captação de clientes é necessário pesquisar seu público-alvo, para que dessa forma você consiga direcionar os seus esforços para um foco específico. Sendo assim, analise os tipos de produtos que você vende e pesquise as empresas para as quais você pode direcionar seus produtos.
A indústria da construção civil, por exemplo, traz o uso de diversos tipos de EPI’s diferentes para uma variedade de atividades. Quando se conhece o seu público, fica mais tranquilo elaborar as técnicas adequadas de vendas.
Foque em um nicho
Também é importante focar em um nicho para que seja mais fácil realizar as vendas. Foque em EPI’s que sejam necessários para um ramo da indústria, ou mais de um que se assemelha pelos tipos de atividades. Exemplos que temos são:
- indústria da construção civil;
- indústria automotiva;
- farmacêutica e química;
- alimentícia.
Prepare a equipe
Para otimizar os processos de vendas com o uso do Outbound Marketing é necessário manter o foco e ter uma equipe preparada para isso, de forma que ela guie o cliente para uma jornada de compra. Sua equipe de vendas deve estar especializada para atender às expectativas reais dos clientes e oferecer o que tiver de melhor com relação aos equipamentos de segurança.
Aposte no marketing de interrupção
Também é importante apostar em um dos principais conceitos do Outbound, que é o marketing de interrupção. Ou seja, invista em boas propagandas, faça anúncios para jornais, televisão, rádios e também outdoors, para que dessa forma consiga atingir o maior número de pessoas possível.
Alinhe com o Inbound
É importante também alinhar o Outbound com o Inbound, que é um marketing de atração com ferramentas online para divulgação, focando em um público um pouco menor. Sendo assim, a estratégia mais adequada é usar tanto um quanto o outro para gerar leads e conquistar possíveis compradores.
Por fim, vale destacar que o Outbound Marketing é uma técnica totalmente válida para empresas especializadas em venda de EPI.
Gostou de aprender um pouco mais sobre o que é Outbound Marketing? Se quiser ver mais assuntos como esse, descubra aqui a importância do planejamento de vendas!