Esclareça suas dúvidas sobre as Luvas Microfoam!

luvas microfoam

Compartilhe este post

Que tal ouvir este post? Experimente no player abaixo.

Luvas Microfoam: o que são, para que servem e como escolher para a sua empresa? As luvas Microfoam da Volk do Brasil são fabricadas em nitrílico foam, que proporciona alta resistência a abrasão e muito conforto para o utilizador, sem comprometer sua destreza no manuseio de peças secas, molhadas ou oleosas.

Esse equipamento de proteção individual é indicado para trabalhadores que atuam em contato direto com alto risco mecânico, mas precisam de um equipamento de alta sensibilidade tátil.

No artigo de hoje, vamos conversar com Marcel Rauchbach, Gerente de Marketing da Volk do Brasil e descobrir tudo sobre as luvas de nitrílico foam. Confira!

O que é Microfoam?

Para entender um pouco melhor as aplicações e os níveis de proteção oferecidos pela luva Microfoam precisamos aprender um pouco mais sobre esse material. O foam nitrílico é um tipo de espuma de borracha respirável e resistente a óleo que é ideal para a confecção de luvas e pegadores.

Esse tipo de espuma de borracha foi desenvolvido com o objetivo de garantir uma pega mais firme em peças secas ou úmidas de óleo, fazendo com que elas sejam ideais para o trabalho nas indústrias.

A flexibilidade e o conforto do material são outros destaques importantes que fazem com que essa luva seja diferenciada. O Microfoam é respirável, o que significa que o colaborador não passará desconforto térmico causado pela utilização das luvas e poderá executar o seu trabalho com eficiência.

Além de serem mais confortáveis, as luvas Microfoam oferecem boa resistência química, elasticidade e baixo potencial alergênico. Isso faz com que elas sejam as luvas reutilizáveis ideais para trabalhos de precisão leve ou moderada em ambientes secos e úmidos.

As luvas Microfoam protegem contra riscos mecânicos, principalmente contra abrasão.

Quais as aplicações desse tipo de luva?

Por todas essas características, as luvas Microfoam atendem bem diversos públicos, principalmente no setor industrial. Os profissionais de Segurança do Trabalho podem recomendá-las para múltiplos profissionais de áreas como:

  • a indústria automotiva;
  • a indústria metalmecânica;
  • a indústria de plásticos;
  • aeronáutica;
  • eletroeletrônica;
  • montagem e manutenção de equipamentos;
  • confecção e manuseio de componentes eletrônicos;
  • prestação de serviços;
  • a indústria moveleira;
  • a construção civil; e
  • muitas outras.

Como benefícios, as luvas de Microfoam oferecem alta durabilidade — com ciclo de vida longo e custo total reduzido —, maior sensação de conforto e alta resistência a abrasão e raspagem.

Fique atento: para aumentar a proteção das Luvas Microfoam, nas atividades em que há presença de óleo ou graxa é necessário avaliar a demanda pelo uso de um conjunto de luva e creme de proteção — específico para os agentes químicos identificados no ambiente de trabalho.

Quais os modelos de luvas Microfoam?

A Volk do Brasil trabalha com alguns modelos de luvas Microfoam. Confira a lista.

Luva Microfoam

A Luva Microfoam é o modelo mais básico de luva Microfoam da Volk, com revestimento tanto na face palmar quanto na ponta dos dedos em nitrila foam e acabamento feito inteiramente com fibras sintéticas. A luva reutilizável tem como principal diferencial o dorso ventilado, que permite mais conforto e arejamento para as mãos.

Essa luva é oferecida nos tamanhos P, M, G e EG e, além de reutilizável, pode ser lavada e higienizada para melhor conservação.

Luva Microfoam 3/4

microfoam 3-4

A Luva Microfoam 3/4 é uma luva tricotada em fios de nylon e spandex, com revestimento em Microfoam e poliuretano na ponta dos dedos e no dorso, além de pigmentos em nitrílico na região palmar e na face palmar dos dedos.

Esse EPI, vendido nos tamanhos P, M, G, EG e EEG, tem como principal diferencial o seu formato anatômico, que ajuda a reduzir a fadiga muscular. O equipamento, como os demais feitos de Microfoam, também é lavável e reutilizável, com vida útil longa, desde que sejam seguidas as especificações do fabricante, e tem excelente custo-benefício para a sua empresa.

Luvas Microfoam Plus

microfoam plus

As Luvas Microfoam Plus também combinam nylon e fibras sintéticas com um revestimento de Microfoam, que nesse caso é composto de uma dupla camada do material. Além de contar com a nitrila foam na face palmar, essa luva também oferece cobertura protetora nas pontas dos dedos e acabamento em fibras sintéticas.

Comercializada nos tamanhos P, M, G e EG, a luva do tipo tricotado oferece proteção parcial do dorso e, além de reutilizável, é lavável, o que aumenta o seu ciclo de vida e durabilidade.

Luva Microfoam Full

microfoam full

As Luvas Microfoam Full são luvas que combinam nylon e fibras sintéticas com o revestimento Microfoam em toda a sua extensão e pigmentos na face palmar para garantir uma pegada melhor para o utilizador. Confeccionada em modelos P, M, G e EG, essa luva reutilizável tricotada tem ainda capacidade antiderrapante e diferenciação nos punhos para fácil identificação do tamanho da peça.

Como conservar luvas Microfoam?

As luvas Microfoam são um equipamento de proteção individual de alto valor agregado e, por isso, é necessário ficar atento para a conservação dele a fim de obter o melhor custo-benefício na aquisição do produto.

Redobre a atenção ao utilizar esse EPI no manuseio de máquinas e só utilize as luvas Microfoam nas atividades indicadas pelo técnico de Segurança no Trabalho e pelo fabricante.

Sempre faça uma inspeção visual das luvas para garantir que não há nenhum rasgo ou dano que possa gerar abrasões e cortes no utilizador. Faça a substituição periódica do EPI sempre que ele apresentar defeito visual, furos, rasgos, descostura ou sujidade excessiva.

Lembre-se também de sempre lavar e higienizar as mãos corretamente antes e depois de usar esse EPI e de não fazê-lo sem as unhas aparadas, utilizando anéis ou pulseiras e outros adornos.

Todas essas ações farão com que suas luvas Microfoam durem mais e não coloquem em risco a segurança do utilizador.

Siga o calendário de substituições da sua empresa para fazer a substituição do equipamento e compre suas luvas sempre com um fornecedor confiável.

A Volk do Brasil atua há mais de 21 anos no Brasil e é reconhecida por novidades como as luvas de Microfoam, as mais confortáveis do segmento. Fale conosco e descubra agora mesmo qual modelo mais se adapta às necessidades da sua empresa!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts