Saiba como escolher uma luva com proteção a impacto!

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo.

Os equipamentos de proteção individual, como luva com proteção a impacto, capacete e muitos outros, são essenciais para garantir segurança e conforto para os colaboradores durante a execução das suas atividades diárias em diversos segmentos de mercados, como na construção civil, indústria de óleo e gás, entre outros.

Estes produtos devem sempre ser escolhidos pela qualidade já que, comprar EPIs de baixo custo e feitos em materiais de segunda linha, significa colocar em risco a saúde e, muitas vezes, a vida dos colaboradores da sua empresa.

Porém, na hora de escolher os equipamentos de segurança individuais, é importante conhecer os detalhes que mais impactarão na qualidade dos serviços realizados diariamente.

Por isso, no artigo de hoje apresentaremos um guia completo sobre a luva com proteção a impacto, explicando do que ela é feita, para que serve e quais os seus benefícios para a Segurança do Trabalho na sua empresa. Siga conosco e confira tudo que você precisa saber!

O que é luva com proteção a impacto?

É um dos equipamentos de proteção individual projetados para evitar, por exemplo, ferimentos por esmagamento ou qualquer outro tipo de dano a que está sujeito um profissional que trabalha com maquinário pesado ou no manuseio de ferramentas e materiais em ambientes onde há risco de impacto no dorso.

Elas possuem protetores de impacto na região dorsal, normalmente produzidas em borracha termoplástica (TPR) .

Seu uso é extremamente importante no ambiente industrial já que, além de proteger o dorso da mão absorvendo impactos, essas luvas também trazem benefícios adicionais como a proteção ao corte e a redução da fadiga no trabalho manual, dependendo da proposta tecnológica de cada modelo de luva.

Que profissionais precisam utilizar essa proteção?

São utilizadas no dia a dia de muitas profissões, principalmente daqueles segmentos em que há a manipulação de maquinário pesado. Um trabalhador do segmento petrolífero, por exemplo, deve usar a luva com proteção a impacto como medida preventiva contra acidentes acidentes graves mas também para maior conforto na execução de suas tarefas cotidianas.

Outras carreiras em que este EPI é fundamental são:

  • atividades com alta incidência de impacto no dorso;
  • movimentação de peças e materiais;
  • montagem de estruturas metálicas;
  • serviços de manutenção de equipamentos.

Quais os tipos de luva com proteção a impacto?

No mercado, existem alguns tipos para você escolher. Existem modelos que, além de proteger o dorso da mão contra impactos, também protegem contra riscos mecânicos, especialmente contra corte e abrasão, proporcionando aderência para manuseio de peças secas, úmidas, com óleo ou graxa, mantendo a sensibilidade tátil e a flexibilidade de movimentos.

Entre os modelos mais populares estão:

Como escolher a mais adequada?

Agora que você já sabe como funciona e quais são as aplicações da luva com proteção a impacto, que tal entender como comprar a mais adequada para a proteção individual dos colaboradores da sua equipe? Confira as dicas para não errar na hora de escolher este produto.

Considere a ergonomia e o conforto dos profissionais

O primeiro passo para acertar na compra de uma luva com proteção a impacto é considerar o conforto e mobilidade dos seus usuários. Equipamentos de proteção individual que não prejudicam os movimentos tendem a ser mais efetivos, já que os colaboradores não perdem produtividade ou destreza ao fazer uso deles.

Por isso, meça as mãos dos seus funcionários antes de adquirir este equipamento, ou leve tamanhos distintos para que eles possam experimentá-lo antes de fazer a compra de um lote completo. Assim, você conseguirá ter resultados muito melhores no que tange a adoção deste EPI.

Determine os riscos ambientais

Embora esse acessório indispensável tenha seu objetivo principal explícito no nome, há equipamentos diferentes disponíveis no mercado que oferecem proteção adicional.

Por isso, converse com seu técnico de segurança do trabalho também sobre as condições ambientais específicos das atividades de sua empresa antes de escolher uma marca ou modelo de luvas. Como explicamos, os diversos materiais de que essas luvas são feitas podem ajudá-las a proteger de outros riscos existentes no local, como objetos cortantes e perfurantes e não só impacto.

Avalie o custo-benefício da luva com proteção a impacto

Por não serem descartáveis, elas podem ser reutilizadas no dia a dia até que apresentem algum sinal de dano, como desgastes ou perfurações que reduzem sua eficácia. Portanto, é importante identificar a qualidade do material e da confecção do equipamento para calcular o melhor custo-benefício para a sua empresa.

Luvas de alta qualidade têm durabilidade maior do que aquelas de preço menor, mas exigem um investimento mais significativo. Então faça as contas, considerando a eficácia e o tempo de uso de cada modelo, para não escolher o barato que sai caro.

Verifique o Certificado de Aprovação do EPI (ou a documentação do produto)

Recentes mudanças na legislação fizeram com que o Certificado de Aprovação de EPIs sofresse mudanças, mas ainda é muito importante para as empresas recorrerem a este recurso para identificar sua qualidade. Portanto, antes de adquirir, verifique o Certificado de Aprovação, consulte a documentação do produto e realize testes para confirmar se ela oferece os benefícios que promete o fabricante.

Por mais que luvas estejam entre os acessórios laborais mais comuns, não se tratando necessariamente de um equipamento que os colaboradores precisem aprender a utilizar, construir o hábito de efetivamente usá-las durante todo o tempo de realização das tarefas ainda representa um desafio para as empresas.

Para mudar essa realidade é importante pensar no papel de um bom treinamento de EPI pois, ele auxiliará que os seus colaboradores estejam cientes dos perigos que correm caso não utilizem a luva com proteção a impacto na execução das tarefas do dia a dia.

Isso é tão importante quanto disponibilizar os equipamentos de proteção individual já que, somente munidos do conhecimento, os profissionais poderão avaliar os risco que correm diariamente e empreenderem mudanças significativas nos seus hábitos laborais.

Para finalizarmos, é bom que saiba que a escolha do fornecedor da sua luva com proteção a impacto é tão importante quanto disponibilizar este EPI aos colaboradores da sua empresa.

Portanto, verifique atentamente as credenciais de quem produz esse equipamento de proteção e as especificações do produto para identificar aquele que pode atender melhor às necessidades do seu negócio.

Gostou de conhecer mais sobre a luva com proteção a impacto? Então, entre em contato com nossos consultores e adquira este EPI!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts