Esclareça as suas dúvidas sobre ESG!

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo.


A sustentabilidade tem sido um tema bastante relevante nos últimos tempos. A preocupação por amenizar os efeitos gerados no meio ambiente e na sociedade tem levado as empresas a buscarem a adoção de práticas mais sustentáveis. Dessa forma, visando a redução dos impactos sociais e ambientais, muitas empresas têm implementado a estratégia ESG (Environmental, Social and Governance). Acompanhe a leitura e aprenda mais sobre o que é e quais são os benefícios dessa estratégia para a sua empresa!

O que é e como funciona a ESG?

A sigla ESG, que em sua tradução para o português é ASG (Ambiental, Social e Governança), consiste em uma estratégia cujo objetivo é avaliar a consciência coletiva e a responsabilidade de uma empresa em relação a esses três pilares, que se relacionam entre si.

No âmbito ambiental, a empresa se compromete com a preservação dos recursos naturais, adotando medidas que promovam maior sustentabilidade e a compensação dos danos causados ao meio ambiente pelos seus processos de produção. No âmbito social, torna-se uma preocupação a qualidade de vida da comunidade que envolve a empresa, avaliando frequentemente a satisfação dos funcionários com o clima empresarial. E no que diz respeito à governança, a empresa se compromete com a gestão ética e transparente dos seus recursos e processos.

Qual a importância da ESG?

Na hora de avaliar onde vão aplicar seus recursos, os investidores, que estão cada vez mais exigentes, não visam somente uma empresa lucrativa, mas uma organização que se adeque às boas práticas e prezem pelo uso eficiente de recursos, tendo impactos sociais mais favoráveis. Dessa forma, o conceito de ESG traz um padrão de qualidade que alinha a empresa em diversos aspectos, resguardando-a de problemas jurídicos e trabalhistas.

Além disso, o investimento nessas práticas torna as empresas mais resistentes e preparadas para lidarem com desafios durante momentos de crise, uma vez que elas se tornam menos suscetíveis a variações externas por já seguirem um modelo que prioriza a ética e o bom relacionamento com a comunidade e o meio ambiente. A ESG, portanto, virou uma referência de eficiência e durabilidade no mercado.

Como investir em ESG?

Para investir em ESG, a empresa deve adotar uma série de medidas referentes aos três pilares mencionados anteriormente.

Em relação aos princípios ambientais, é necessário que a companhia se empenhe em buscar alternativas mais sustentáveis para reduzir o impacto de seus processos de produção no meio ambiente e que se preocupe com o gerenciamento correto e eficiente dos seus materiais, por exemplo.

Em relação aos princípios sociais, é importante que a companhia aprimore a maneira como se relaciona com seus funcionários e com a sociedade em geral, que tenha total aderência aos direitos trabalhistas e valorize a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

E em relação aos princípios de governança, a empresa deve adotar práticas quanto as políticas anticorrupção, sendo criteriosa com o envolvimento da empresa e de seus responsáveis em fraudes ou escândalos, adotando uma gestão transparente, que promove a prestação de contas e a responsabilidade corporativa.

Qual o impacto da ESG no mercado?

Conforme pesquisas recentes, a estratégia ESG tem se tornado cada vez mais um requisito de competitividade no mercado, fazendo com que as empresas que investem nessas práticas tenham maiores vantagens com a possibilidade de redução de custos e aumento dos lucros a médio e longo prazo, além de atrair mais investidores.

Além disso, outras possíveis vantagens da implementação da ESG, são: aumento da produtividade; melhoria na imagem e reputação da empresa; fidelização de clientes que valorizam o consumo de produtos e serviços sustentáveis; melhores índices de satisfação dos funcionários; acesso a linhas de crédito diferenciadas no mercado, entre outras.

Com as constantes mudanças no clima e no mundo, é essencial adotar medidas que garantam certa estabilidade às empresas. A implementação da estratégia ESG promove essa segurança, ao certificar que a empresa está alinhada aos padrões de qualidade que são requeridos no mercado atualmente.

Gostou de aprender mais sobre como sua empresa pode se destacar no mercado? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos conteúdos!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts