Máscara PFF2: quando deve ser usada e quais as suas vantagens?

Compartilhe este post

Durante o período da pandemia, com o surgimento das novas variantes do vírus SARS CoV-2, a adoção de medidas protetivas mais eficientes foi um ponto que ganhou atenção, especialmente com a demanda do uso da máscara PFF2.

A máscara PFF2 já era utilizada como EPI por diversos funcionários da área da saúde, mas a procura por esse modelo se tornou tão alta durante a pandemia que ele acabou ficando esgotado até para os profissionais que atuavam em áreas de risco.

Neste artigo, falaremos sobre o que é a máscara PFF2 e as vantagens do seu uso em relação a outros modelos. Acompanhe a leitura!

Máscara tipo PFF2 ou N95

A máscara do tipo PFF2 é fabricada totalmente ou parcialmente em um material especial com alta capacidade filtrante e é o modelo de EPI exigido para os profissionais que atuam na linha de frente da área da saúde, pois eles têm contato direto com diversos agentes infecciosos e necessitam estar devidamente protegidos a fim de evitar uma propagação maior do vírus e de outras doenças.

Vantagens do uso da máscara PFF2

Não foi à toa que esse tipo de modelo se tornou altamente procurado durante a pandemia de Covid-19. Essa máscara oferece uma série de vantagens em relação aos outros tipos na hora de se proteger de agentes contaminantes. Confira a seguir!

Maior filtragem de partículas

Especialmente desenvolvido visando uma proteção mais eficiente, o modelo de peça facial filtrante (PFF) tem sua numeração indicando o potencial de filtragem do material, em que o número 1 (PFF1) é capaz de filtrar aproximadamente 80% do ar, o número 2 (PFF2) filtra cerca de 94% de partículas no ar e o número 3 (PFF3) é o que tem o maior potencial de vedação, filtrando 99% de partículas, sendo muito comum o seu uso no meio industrial.

Vedação completa

Além de ser eficiente na filtragem, o modelo da máscara PFF2 encaixa-se perfeitamente no rosto, fornecendo a vedação completa do queixo até o nariz, evitando que essas regiões fiquem expostas a materiais infectantes. Por ter sido desenvolvida para profissionais da saúde, ela é confortável para ser utilizada por períodos mais longos, acompanhando a jornada completa de 8 horas de trabalho do profissional.

Reaproveitamento do uso

Outra vantagem do uso do modelo PFF2 é a possibilidade de reutilização da máscara, o que impacta não só os gastos com esse material de proteção, como também os danos ao meio ambiente, que podem ser minimizados. Para higienizá-la, basta retirar a máscara após o uso, tomando as devidas precauções, e pendurá-la em um local limpo e arejado, sem exposição ao sol e sem molhá-la ou lavá-la.

Modo de usar a máscara PFF2

Para garantir a eficiência e a proteção completa da máscara PFF2, o usuário deve seguir as recomendações para usá-la corretamente. A forma adequada do uso envolve, primeiramente, a higienização das mãos antes de manusear a máscara e, em seguida, o posicionamento das alças na parte de trás das orelhas, certificando a cobertura completa da região do nariz e da boca e o ajuste perfeito da máscara, a fim de evitar que o usuário fique tocando o rosto constantemente, correndo o risco de contaminações.

Como vimos, a máscara PFF2, que era amplamente usada por profissionais da linha de frente, passou a ser um item importante para a população durante a pandemia, por fornecer uma proteção eficiente com a tecnologia de filtragem de partículas. Mesmo com as novas normas sobre a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados no Brasil, essa máscara continua sendo uma opção válida para os profissionais que atuam na área da saúde.

Gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts