Conheça os EPIS ecológicos e descubra por que são tão importantes atualmente

Compartilhe este post

O mundo está se adaptando às novas demandas sustentáveis, e no ramo dos equipamentos de proteção individual, não poderia ser diferente. Com o intuito de preservar o meio ambiente, estão surgindo novos EPIs ecológicos.

Essa novidade mostra que é possível garantir a saúde ocupacional e aliar a segurança do trabalhador ao conceito de sustentabilidade dentro das empresas. Acompanhe a leitura para conhecer mais sobre os EPIs ecológicos e as vantagens de adotá-los na sua empresa. Confira!

O que são EPIs ecológicos?

Os equipamentos de proteção individual, em geral, consistem em dispositivos de segurança utilizados por diversos profissionais. O objetivo é reduzir os riscos à saúde e atuar na prevenção de acidentes.

Esses equipamentos, de uso obrigatório em diversas atividades ocupacionais, são fornecidos pelas empresas e compreendem materiais como botas, capacetes, cintos de segurança, luvas, máscaras, mangotes, óculos de proteção, protetores solares, protetores auriculares, entre outros.

Com o aumento da importância de pautas como efeito estufa, pegada de carbono e preservação de recursos naturais, as empresas foram impelidas a investir em alternativas mais sustentáveis, que se adequem a essas crescentes demandas ecológicas.

Exemplos de EPIs ecológicos

Os EPIs ecológicos vieram suprir essa demanda com o uso de materiais reciclados e biodegradáveis. As novas linhas de luvas de proteção, por exemplo, contam com modelos compostos por 20% mais de garrafas PET recicladas por peso, modelos com algodão reciclado e outros biodegradáveis.

Produtos biodegradáveis são aqueles que são mais fáceis de se degradar biologicamente, isto é, pela ação de bactérias, sem gerar resíduos poluentes que se acumulam na atmosfera. Não só esses novos equipamentos de proteção individual são feitos com tecnologias mais sustentáveis e materiais reciclados, como os equipamentos que iam para o lixo podem ser transformados em outras peças úteis.

A Índia tem se destacado na inovação do reaproveitamento de materiais que iam para o descarte. Buscando reduzir o impacto desses poluentes na natureza, uma equipe de cientistas da Universidade de Estudos de Petróleo e Energia desenvolveu um processo de conversão de materiais usados de EPI em biocombustíveis, gerando uma alternativa mais limpa para o meio ambiente.

Além disso, outro jovem indiano, chamado Binish Desai, encontrou uma maneira de reaproveitar máscaras e toucas descartáveis, transformando-as em tijolos sustentáveis.

Quais as vantagens dos EPIs ecológicos?

Pensando na sustentabilidade e na redução da pegada de carbono, a indústria de EPIs tem investido bastante em novas alternativas na produção desses utensílios. Entre elas, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais em desuso para a fabricação de equipamentos e a priorização do uso de matéria-prima biodegradável.

As novas tecnologias de produção dos EPIs ecológicos também vêm trazendo resultados surpreendentes. Agredindo menos o meio ambiente, o fio RPET de 1kg, por exemplo, é capaz de auxiliar na redução da emissão de 1,4kg de CO2 na produção de luvas.

O design e a leveza dos equipamentos de proteção ecológicos também têm impacto na eficiência dos colaboradores, uma vez que o conforto e a proteção oferecidos resultam em maior agilidade e, consequentemente, em maior produtividade e alto desempenho. Essas novas tecnologias permitem, até mesmo, peças que ajudam a controlar a umidade corporal e a temperatura, fornecendo maior comodidade durante a execução do trabalho.

Outra vantagem na utilização dos EPIs ecológicos é que a adoção desses aparatos garante a obtenção de selos que oportunizam a certificação ambiental em projetos de construção.

Qual a importância do uso e descarte adequados?

Com a pandemia de Covid-19, o acúmulo de materiais descartáveis, como luvas e máscaras de proteção, descartados incorretamente foi enorme, gerando um grande volume de resíduos e de poluição no meio ambiente. A questão de resíduos de plástico é um problema global, com impacto expressivo, principalmente, nos ambientes marinhos.

Estima-se que aproximadamente 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos sejam produzidos em todo o mundo a cada ano, dos quais menos de 9% são reciclados. Além disso, uma pesquisa produzida pela Universidade de Queensland, na Austrália e divulgada no periódico científico Global Change Biology, indica que, pelo menos, metade das tartarugas marinhas de todo o mundo já consumiram plástico e outros derivados produzidos por seres humanos.

Dessa forma, tornou-se uma preocupação, tanto da parte de governos quanto de empresas e consumidores, a busca por maneiras de reduzir a descarga de resíduos poluentes sobre a natureza e a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, assim como a busca pela conservação e melhor aproveitamento dos recursos materiais.

O que considerar ao escolher o fornecedor?

A escolha dos fornecedores na hora de investir nesses itens tão indispensáveis pode fazer toda a diferença para a sua empresa. A opção pelo uso dos EPIs ecológicos demonstra o comprometimento da organização, tanto com o bem-estar e a proteção de seus funcionários quanto com a preservação do meio ambiente. Isso já se torna um diferencial de competitividade no mercado.

Como um dos principais importadores brasileiros de luvas de segurança, a Volk do Brasil, que faz parte do Grupo Bunzl, preocupa-se com seus efeitos na sociedade. Por isso, busca oferecer soluções que impactem positivamente a qualidade de vida da comunidade que a envolve e ainda auxiliem na preservação dos recursos naturais.

Com esse objetivo, estamos utilizando nossos talentos para desenvolver tecnologias disponíveis e trazer para o Brasil uma variedade de luvas que ajudam não apenas a proteger as mãos, mas também, o meio ambiente. Além desse projeto, a fábrica conta com outras iniciativas de preservação ambiental, como:

  • Utilização de 120.000 litros de água reciclada anualmente;
  • Uso de painéis solares instalados para alimentar processos de aquecimento;
  • Transporte dos trabalhadores da fábrica em ônibus elétrico;
  • Tratamento de emissões para reduzir a poluição do ar;
  • Certificações ISO 140001 e RCS (Recycled Claim Standard), que garantem os padrões de qualidade da empresa conforme as normas de segurança.

Ações da Volk do Brasil:

  • Desenvolvimento de linhas sustentáveis;
  • Apoio à ONGs de ação de coleta e reciclagem;
  • Apoio a comunidade (escolas, asilos e orfanatos);
  • Ações internas e externa de educação, redução, reutilização e reciclagem de resíduos;

Como vimos, a utilização de EPIs ecológicos une o conceito de sustentabilidade à segurança ocupacional. Ela traz benefícios não só para o meio ambiente, mas também, para os colaboradores, que têm sua saúde do trabalho assegurada com a utilização de equipamentos mais confortáveis e funcionais.

Gostou de aprender mais sobre como o assunto? Então, entre em contato conosco e conheça a nossa nova linha de produtos!

Banner Site - Eco Hope

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts