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Pelo fato de o mercado estar cada vez mais concorrido, é preciso elaborar as melhores estratégias para se diferenciar e conquistar a atenção dos clientes. Entre elas está a de investir em um mix de
produtos diversificados na revenda. Isso porque se trata de um catálogo de mercadorias que uma empresa oferta ao seu público, sempre pensando em disponibilizar uma variedade de opções e, assim, fazer com que o consumidor tenha a melhor experiência de compra possível.
Mas você sabe quais são as vantagens de manter um mix de produtos diversificado e o que levar em conta para escolher os melhores itens? Leia este artigo para descobrir!
Qual a importância de manter um mix de produtos diversificados para revenda?
Oferecer muitas alternativas para os clientes pode propiciar uma série de benefícios para o seu negócio, desde que a definição dos produtos ofertados seja realizada de maneira estratégica e criteriosa. A seguir, veja os principais!
Expansão de mercado
Ao vender itens variados, existe uma maior chance de atingir diferentes segmentos e setores, o que aumenta de forma considerável a chance de expansão e o alcance da marca.
Captação de clientes
Pelo fato de a empresa vender uma maior variedade de produtos, as possibilidades de
conseguir mais clientes também se elevam, tendo em vista que mais demandas e necessidades podem ser solucionadas por meio das ofertas do negócio.
Aumento da competitividade
Nos dias atuais, é importante pensar na capacidade de alcançar cada vez mais segmentos por meio da variedade de produtos. Dessa forma, contar com essa estratégia é uma maneira de se adaptar ao mercado e, assim, se tornar mais competitivo perante a concorrência.
Eliminação da dependência de um só produto
Contar com um mix de itens gera menor dependência de um único produto, reduzindo riscos. Desse jeito, caso aconteça prejuízo na venda de um deles, esse valor pode ser recuperado com os lucros adquiridos por meio de outras mercadorias da empresa.
Fidelização dos clientes
Quando os consumidores têm uma experiência de consumo satisfatória e sempre encontram o que buscam no estabelecimento, já que é disponibilizado um bom mix de produtos, eles voltam a fazer negócio com a empresa, fazendo dela uma referência.
Posicionamento no mercado
O mix de itens ofertado também serve para posicionar o estabelecimento no mercado, já que cria uma reputação que é a base da associação da marca com o perfil de consumo, o que é um fator importante para tornar a empresa uma referência no ramo de atuação.
Como escolher o mix de produtos diversificado na revenda?
Conseguiu entender a importância e as vantagens de oferecer um mix de produtos para os clientes? Então, também é preciso saber como elaborar uma estratégia eficiente para definir os itens mais apropriados.
Conheça os clientes
Nesse caso, a finalidade é criar um mix de produtos capaz de aumentar a quantidade de vendas da empresa. Então, é importante conhecer de forma minuciosa o público-alvo e assegurar que a estratégia proporcione resultados positivos.
Assim, é possível evitar que esforços e recursos sejam aplicados a itens nos quais os clientes não tenham grande interesse. Por esse motivo, busque estudar os clientes e pesquisar a respeito de suas necessidades, desejos e expectativas.
Essa é uma maneira inteligente de desenvolver alternativas para ajudá-los de forma efetiva, já que, a partir dessas informações, você terá um entendimento mais amplo de como montar o mix de produtos adequados para
revendas.
Analise o histórico de vendas
Outra dica é realizar uma avaliação detalhada dessas informações e identificar padrões. Por exemplo, se existe algum item em baixa, se há períodos desfavoráveis para certos produtos, entre outros.
Com a resposta para essas perguntas, fica mais fácil entender se é válido retirar ou acrescentar algum produto. É necessário que esse processo seja realizado de forma periódica, com o intuito de oferecer maior base para tomadas de decisões eficientes.
Avalie o mercado
Também é importante conhecer o mercado relacionado ao ramo de atuação e seus concorrentes. Para isso, é preciso analisar os itens já ofertados e as estratégias aplicadas a fim de elaborar os melhores caminhos para se tornar competitivo e se
destacar entre a concorrência.
Veja quais são os melhores itens
Com tantas opções, pode acontecer de os produtos escolhidos não gerarem rendimentos reais para o estabelecimento. Aqui, o trabalho de
gestão é essencial, levando em conta que isso assegurará que a estratégia não vai gerar impactos negativos na empresa.
Realize testes com os itens escolhidos
Como já foi dito, estudar a respeito do mercado e dos concorrentes é um aspecto essencial para o desenvolvimento de informações relevantes, que levem a tomadas de decisão mais assertivas. Contato, existem outras formas de se prevenir e impedir problemas no futuro. Uma ótima forma de fazer isso é inserir alguns produtos presentes no mix em uma fase de testes.
Isso porque um produto poderá não agradar aos clientes de primeira ou, pelo menos, precisar de um tempo para a sua aceitação. Sendo assim, os testes vão permitir um estudo mais aprofundado e preciso a respeito do êxito ou não da estratégia elaborada.
Faça uma avaliação periódica
Depois de chegar a uma conclusão por meio das fases anteriores, chegou a hora de colocar as ações definidas em prática. Com isso, também é importante realizar avaliações periódicas e monitorar com frequência os resultados obtidos pelo negócio por meio dos indicadores de desempenho.
Esse acompanhamento de métricas vai ajudar a entender o andamento da empresa, além de tornar possível a compreensão do que deve ser mantido e do que deve ser mudado para melhorar os resultados do estabelecimento.
Conseguiu entender as vantagens de contar com um mix de produtos diversificados na revenda e como escolher os itens mais adequados? Então, não espere para colocar as dicas apresentadas em prática e, dessa forma, alavancar os resultados do negócio. Entre os produtos oferecidos pela
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