Entenda a importância da logística e saiba como usá-la na revenda de EPI

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Compreender a importância da logística, bem como seu bom planejamento, é essencial para o sucesso de uma empresa. No entanto, alguns negócios, por serem voltados para a revenda de produtos, acabam deixando de lado esse fator e, consequentemente, levam prejuízos e causam insatisfações em seus clientes.

Essa compreensão também deve ser feita por aqueles que são revendedores de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Então, com o intuito de ajudar, criamos este post. Nele, explicaremos melhor o funcionamento da logística e sua importância dentro de um negócio de revenda de EPI, bem como daremos algumas dicas essenciais. Então, para ficar por dentro desse assunto, é só ler nosso post com bastante atenção até o final! Vamos lá?

O que é logística e qual a sua importância?

A logística é, basicamente, o setor que trata do transporte, armazenamento, estocagem e entrega de produtos de uma empresa. Isso significa que ela começa, na realidade, já no seu fornecedor e termina quando a entrega da mercadoria é feita para o cliente final. Por ser um processo tão extenso, é natural que ela envolva diversas áreas — e para garantir o seu sucesso, é necessário ser criterioso em cada uma delas.

Apenas com um bom planejamento logístico é possível garantir rapidez, segurança, economia e satisfação do seu cliente. Afinal, somente assim é possível escolher as melhores rotas a seguir, conseguir estimar com maior exatidão os prazos de entrega, além de garantir a integridade de seus produtos. Preocupar-se com a logística é uma forma de cuidar da empresa como um todo, assegurando a qualidade do seu serviço.

Quais pontos um vendedor de EPI deve considerar para seu planejamento logístico?

Antes de fazer um planejamento logístico, é importante que o vendedor de EPI considere alguns pontos importantes. Saiba quais são eles a seguir.

Escolha dos fornecedores

Como citamos anteriormente, o processo logístico não começa com a chegada do produto e sim com o seu fornecedor. Não só para ter certeza de que você esteja revendendo produtos de alta qualidade e confiabilidade — o que no caso de EPI é imprescindível, visto que os objetos visam a garantir a segurança das pessoas —, mas também é preciso ter garantias de prazos de entrega, cuidado no transporte das mercadorias, além de um bom custo-benefício. Para ter uma boa gestão, é importante considerar os gastos em todas as etapas.

Portanto, procure fornecedores que sejam mais que apenas isso — busque aqueles que consigam ir além e se tornem verdadeiros parceiros de trabalho. Assim, vocês compartilharão da mesma visão de negócios e se ajudarão mutuamente — o que contribuirá para o crescimento de ambos.

Escolha do galpão

No processo de armazenagem e estocagem, é sabido que é preciso ter um galpão para comportar todos os seus artigos. No entanto, essa escolha pode ser mais complicada do que parece e, no entanto, é uma das mais importantes. O primeiro passo é averiguar o que mais compensa para a sua companhia: construir, alugar ou comprar um local.

A construção é uma alternativa muito indicada para aquelas empresas que não conseguem encontrar um local adequado para a armazenagem de seus produtos e, quando o encontram, ele é estrategicamente mal localizado. Porém, devido à burocracia e aos processos envolvidos, essa escolha envolve um alto custo e uma maior espera.

A compra é uma boa opção para quem tem um capital em mãos e vê grande durabilidade do seu galpão naquele local, com a vantagem de poder escolher uma boa localização de algum armazém antigo. Já a locação é interessante para quem não quer fazer um grande investimento inicial, com a vantagem de que é possível mudar de local facilmente, caso seja necessário.

Feita essa decisão, é preciso analisar alguns critérios básicos. A localização não deve ser afastada dos centros comerciais, para facilitar a chegada e a saída de produtos. É preciso pensar também nas dimensões, para que ele estoque com tranquilidade e tenha o espaço necessário para o trânsito de máquinas e pessoas.

Treinamento correto dos funcionários

Como o trabalho nos armazéns envolve carregamento de peso e manuseamento de maquinário, é preciso realizar um investimento na capacitação da mão de obra. Afinal, é melhor destinar um recurso para isso do que desembolsar grandes quantias depois, no caso de acidentes de trabalho que causam transtornos, atrasos e até processos.

Como um vendedor de EPI, é muito provável que você saiba da importância do mesmo. Assim, é importante esclarecer aos seus funcionários a obrigatoriedade de usá-lo e orientá-los sobre a maneira correta de utilizar cada um deles. É possível que surjam algumas reclamações de desconforto em relação ao uso desses equipamentos, porém, deixe claro que é uma obrigação e que com o tempo se torna natural.

Além disso, realize treinamentos para demonstrar a maneira correta de se manusear o maquinário e os procedimentos de segurança necessários. Em relação às máquinas, também se certifique de estar adquirindo produtos de alta confiabilidade, para evitar acidentes.

Planejamento das rotas

Quando seus produtos saem para entrega, é preciso garantir economia e rapidez. Portanto, a escolha das rotas que serão traçadas é primordial para a logística. Não se deve considerar simplesmente a extensão do percurso, mas também as condições da estrada, existência de pedágios etc.

Além disso, é interessante contar com sistema de agendamento e rastreio, para que o cliente possa acompanhar o transporte. Dessa forma, você pode garantir que seus produtos cheguem sem danos ao seu destino, sem que você gaste mais que o necessário para isso e com o cliente por dentro da entrega.

Como você pôde ver ao longo do post, a importância da logística e a sua influência no sucesso do seu negócio são bem maiores do que se pode imaginar. Portanto, é preciso sempre buscar novas informações e se atualizar conforme o mercado. 

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