NR 32, adorno: entenda como prevenir acidentes!

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O uso de adornos, como anéis, relógios, correntes, entre outros, é um assunto que merece atenção no local de trabalho. Afinal, diversos riscos estão associados ao uso desses itens, como ferimentos e mutilações.

Pensando nisso, a NR 32 foi criada com a finalidade de estabelecer diretrizes que versem sobre a utilização de adornos, a fim de evitar ou reduzir acidentes.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Quais são os riscos que envolvem o uso de adornos no local de trabalho?

O uso excessivo ou inadequado de adornos no ambiente de trabalho pode acarretar diversos riscos. A seguir, veja quais são os principais!

Alergias ou irritações

Os materiais usados para a confecção de adornos podem provocar irritações ou alergias na pele de alguns indivíduos, afetando o desempenho e o bem-estar do funcionário.

Redução da segurança em determinadas áreas

Nos setores que trabalham com o manuseio de materiais biológicos, produtos químicos e máquinas, os adornos podem elevar certos riscos à segurança, acarretando contaminações, reações químicos e acidentes ao usar os equipamentos.

Enganchamento

Itens como roupas com muitos detalhes, correntes, pulseiras e anéis podem ficar presos em máquinas e outros objetos, o que também aumento o risco de acidentes.

Desconforto durante a execução das atividades

O uso dos adornos em grande quantidade ou de forma errada pode gerar um certo desconforto físico no decorrer do desempenho das tarefas, principalmente quando a função exige a realização de movimentos repetitivos.

Falta de higiene

É preciso ressaltar que os adornos podem acumular bactérias, sujeira e demais agentes nocivos, principalmente se não forem limpos de maneira correta e regular, o que acaba comprometendo a higiene no ambiente laboral.

Contaminações biológicas

Em instituições de saúde, como os hospitais, consultórios e clínicas, o uso de adornos pode gerar riscos biológicos, tendo em vista que eles abrigam microrganismos e dificultam a aplicação de medidas de higiene.

Desconformidade com as Normas Regulamentadoras

Em alguns segmentos, como no da saúde, é provável que o uso de adornos não esteja em conformidade com os requisitos estabelecidos nas Normas Regulamentadoras, como a NR 32, que prioriza a segurança durante a execução de serviços nessa área.

O que é a NR 32 e qual é o seu objetivo?

A Norma Regulamentadora 32 foi criada para estabelecer diretrizes sobre segurança e bem-estar relacionados às atividades na área da saúde. Nela, podemos encontrar exigências específicas para assegurar a proteção dos colaboradores que atuam no ramo.

Em relação aos adornos, a norma define algumas restrições, com foco na prevenção de contaminações e na proteção dos trabalhadores.

Entre os seus tópicos, está a proibição do uso de itens como anéis, relógios, pulseiras, colares, brincos, gravatas, acessórios para o cabelo, fones de ouvidos, piercings e outros adornos no local de trabalho. O intuito é evitar imprevistos com itens pontiagudos, eliminar a contaminação cruzada e simplificar a lavagem das mãos, mantendo um ambiente laboral seguro.

A quem se aplica a NR 32?

A NR 32 se aplica a todos os colaboradores e profissionais que prestam serviços de saúde ou que mantêm contato com secreções, fluidos ou quaisquer tipos de microrganismos provenientes dos pacientes, visando à sua própria segurança.

Aqui se enquadram médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, dentistas, camareiras, copeiras, funcionários da higienização, coletores de resíduos, entre outros.

Como prevenir acidentes?

Para impedir a ocorrência de acidentes associados ao uso de adornos, algumas boas práticas podem ser aplicadas. A seguir, confira as principais!

Elabore políticas bem definidas

Desenvolva políticas objetivas a respeito da utilização de adornos no ambiente de trabalho, em especial para os segmentos que englobam riscos específicos.

Promova a cultura de prevenção

Estimule uma cultura de prevenção e segurança no ambiente laboral, em que os trabalhadores possam entender a importância de executar suas atividades com segurança, além de contribuir para um local mais salubre.

Avalie os riscos

É necessário realizar avaliações de riscos periódicas para identificar áreas específicas onde os itens utilizados pelos colaboradores possam representar perigos, possibilitando a implementação das medidas preventivas necessárias.

Dessa forma, os funcionários ficarão mais seguros, e as empresas conseguirão diminuir de maneira significativa a possibilidade de acidentes.

Garanta o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Outra prática essencial é garantir que os funcionários usem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma certa, evitando que os adornos interfiram na eficácia desses dispositivos.

Treine a equipe

Aplicar treinamentos periódicos para conscientizar a equipe de trabalho a respeito dos riscos ligados ao uso incorreto de adornos e da relevância de seguir as medidas de segurança é uma alternativa bastante eficiente.

Afinal, a colaboração entre empregadores e funcionários é indispensável para desenvolver um ambiente laboral produtivo e seguro.

Cumpra as Normas Regulamentadoras

Nas áreas direcionadas por Normas Regulamentadores, como na saúde, é preciso respeitar os parâmetros específicos da NR 32, que, como vimos, proíbe a utilização de adornos em locais que gerem riscos biológicos.

Deixe claro o que é permitido e o que é proibido

Nos casos em que o uso de adornos for permitido, mas somente de alguns tipos, é preciso estabelecer, divulgar e orientar quais objetos podem ser utilizados, em quais situações e quais as características dos itens liberados. Além disso, é necessário ter cuidado para não prejudicar a execução das atividades.

Nesse cenário, a permissão precisa ser avaliada com cuidado, levando em consideração a cultura da instituição, as normas de segurança e a imagem corporativa.

Para reduzir riscos, é importante que os membros da equipe conheçam os regulamentos e as políticas da empresa sobre o uso de adornos, além de escolher os itens em conformidade com o ambiente de trabalho e as funções exercidas. Com isso, é possível garantir a segurança de todos.

Agora que você já sabe o que é a NR 32 e seus objetivos, é fundamental estar atento aos principais pontos relacionados ao uso de adornos no local de trabalho, avaliar os perigos e tomar as melhores decisões para prevenir acidentes e manter a equipe saudável.

Quer saber como podemos ajudar no processo de adequação à NR 32? Então, entre em contato e fale com um especialista agora mesmo!

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