Cumprir o prazo de entrega dos produtos é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e fidelizá-los. No entanto, nem sempre isso é possível, já que diversos problemas podem impactar esse processo. Por exemplo, más condições das estradas, acidentes, furtos e roubos, ausência no estoque do item comprado, entre outros.
Sendo assim, é fundamental implementar estratégias eficazes para assegurar a prestação de um serviço de qualidade. Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar algumas dicas. Confira!
Mantenha o estoque atualizado
É preciso ter em mente que as vendas só podem ser feitas caso tenha os produtos disponíveis em estoque para serem entregues. Dessa forma, o prazo vai depender dos itens armazenados.
Outro ponto é que o aviso de que a mercadoria está em falta é decepcionante para o consumidor, que vai buscar a concorrência para ter a sua necessidade atendida.
Por esse motivo, é preciso manter o estoque sempre atualizado, com um volume mínimo de produtos suficientes para atender à demanda dos compradores.
Realize o acompanhamento do prazo de entrega em tempo real
É possível acompanhar o veículo responsável pela entrega em tempo real por meio de ferramentas tecnológicas, como os rastreadores e o GPS. Nesse caso, é importante realizar um monitoramento completo, abrangendo todo o trajeto percorrido.
O intuito dessa prática é averiguar cada eventual atraso ou parada que acontecer. Outra opção é o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), que simplifica a gestão das entregas por meio de aspectos estabelecidos, como:
- planejamento dos colaboradores responsáveis pelo carregamento;
- controle sobre cada membro do time;
- acompanhamento das rotas;
- gerenciamento do estoque;
- planejamento da disponibilidade de carga nos veículos etc.
Tenha um bom relacionamento com os fornecedores
Não há dúvidas da importância dos fornecedores para o pleno funcionamento das operações da empresa. Sendo assim, contar com boas parcerias é essencial.
Além de acertar na escolha, é necessário apostar em ações para mantê-los sempre disponíveis para ajudar o negócio, fazer boas negociações e contribuir para que nunca faltem produtos para vendas.
Conte com indicadores de desempenho
Para manter um bom controle do prazo de entrega dos produtos e implementar estratégias mais eficientes, contar com indicadores de desempenho é importante, já que vão disponibilizar dados precisos para análise. Entre os principais, estão:
- On Time Processing (OTP): que representa o tempo integral de processamento do pedido;
- On Time, In Full (OTIF): é a análise do total de pedidos entregues no prazo;
- lead time: é o tempo que passa da produção até a contratação do transporte;
- Time Delivery (OTD): trata-se do percentual de entregas realizadas no prazo.
Faça uma boa gestão de riscos
Não tem como prever quando problemas vão acontecer. Por isso, é necessário considerá-los e projetar medidas possíveis para cada cenário.
Ao fazer isso, há uma preparação prévia, por exemplo, um protocolo a ser seguido. Além disso, todos os funcionários da frota ficam sempre pontos para aplicar as práticas preventivas ou corretivas.
Invista na comunicação interna
Promover uma comunicação interna efetiva é necessário para não haver atrasos no sistema de entregas implementado pela organização. Essa harmonia entre os membros da equipe é importante para:
- organizar a demanda de transporte;
- atender ao cliente com excelência;
- permitir que todos os setores conheçam a situação do estoque;
- realizar compras conscientes de mercadorias.
Como pode perceber, garantir o prazo de entrega dos produtos é indispensável para manter os clientes satisfeitos com o atendimento da empresa. Dessa forma, é fundamental contar com soluções tecnológicas que vão contribuir para uma gestão mais eficaz e que propicie um atendimento de qualidade.
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