Você sabe o que fazer para entregar produtos dentro do prazo?

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A prática de entregar produtos dentro do prazo é, ao mesmo tempo, causa e consequência de um serviço de qualidade. A excelência nesse aspecto reflete uma gestão eficiente, bem como contribui para a organização da rotina de vendas, para a gestão de estoque e para o melhor atendimento ao cliente.

Hoje em dia, o consumidor tem um poder de decisão muito grande em mãos, além de uma presença digital expressiva que favorece o uso das mídias como auxílio no processo de compra. Por isso, a necessidade do cumprimento de prazos se faz ainda mais real — um atraso pode levar à insatisfação do consumidor e à rápida disseminação de reclamações.

O contrário também acontece: uma empresa que costuma fazer entregas rápidas, naturalmente, é associada aos conceitos de seriedade e compromisso com seus clientes. Esse é um importante diferencial competitivo que não deve ser menosprezado. Então, veja como otimizar seus prazos e conquistar mais espaço no mercado!

Honestidade e planejamento

Para assegurar que os prazos sejam cumpridos, é essencial dispor de honestidade e planejamento, partindo desde a etapa de fornecimento. Há vendedores que prometem entregas mais rápidas do que, de fato, conseguirão realizar, apenas para não perder clientes. Esse comportamento, no entanto, pode sair como um “tiro pela culatra”.

Entrega programada

Uma boa opção para evitar atrasos é investir na entrega programada ou agendada. Nesse caso, o cliente indica em qual data e horário ele pode receber o produto e, assim, você consegue se planejar para atender essa demanda específica. Para isso, é preciso calcular o tempo mínimo necessário para despachar e transportar o produto, evitando a falha no combinado.

Softwares de gestão de prazos

A tecnologia é sempre uma aliada na otimização de processos. Para ajudar a entregar produtos dentro do prazo, existem softwares específicos para esse tipo de programação e também para outras rotinas de logística. Sistemas automatizados são ainda mais benéficos por possibilitarem a avaliação do cliente e a análise de falhas e pontos de melhoria.

Conhecimento de região

Antes de se comprometer com determinado prazo, é crucial conhecer a região de entrega. Isso serve para elencar possíveis fatores que culminam em atrasos e, então, ajustar o prazo para ter certa cobertura. É melhor prometer a chegada do produto em um tempo mais longo e finalizá-la antes do previsto do que o contrário.

Comunicação ativa

Outra dica para otimizar a qualidade do serviço de entrega é manter uma comunicação ativa com o consumidor. Além de disponibilizar a previsão de recebimento, vale a pena indicar o código de rastreamento para acompanhar o trajeto da transportadora. Depois, não se esqueça de disparar um e-mail solicitando a confirmação de que o produto chegou.

Por fim, você deve saber que problemas de atraso acontecem eventualmente, mesmo com todo o seu planejamento para entregar produtos dentro do prazo. Nesses casos, aposte no diálogo franco com o consumidor e pense em alguma forma de recompensá-lo pelo ocorrido. Esse comportamento traz credibilidade e minimiza a chance de insatisfação que atrapalha na retenção de novos clientes.

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