Quais são os indicadores de desempenho logístico que a sua empresa precisa acompanhar? Também conhecidos como KPIs, eles são os números que evidenciam como um determinado processo influencia no sucesso do negócio e o que deve ser feito para otimizá-lo.
Servindo para calcular desde a satisfação do consumidor até a eficiência da transportadora na hora de emitir notas fiscais, os indicadores logísticos são parte fundamental da gestão das revendas de EPI. Neste post, você vai saber quais deles precisa medir. Confira!
1. Índice de ocorrências
Uma ocorrência, em logística, é como nos referimos a um evento não planejado. A avaria de um produto, por exemplo, é uma ocorrência da mesma forma como o extravio.
Quanto mais altas as ocorrências, mais tempo e dinheiro a empresa gasta para contorná-las e, por isso, manter esse índice baixo deve ser um esforço contínuo. Com um planejamento, que leva em consideração as ocorrências documentadas no passado e a solução utilizada para contorná-las, você terá facilidade em reduzir esse índice.
2. Percentual de cargas rastreáveis
Cargas rastreáveis são aquelas que a sua equipe sabe exatamente onde está a partir do momento da entrega. O percentual, por sua vez, é a proporção delas em relação a todas as cargas enviadas em um determinado período.
Esse indicador mostra o quão automatizada e sofisticada é a cadeia logística da transportadora e, quanto mais alto, mais eficiente ele é para a criação de análises de nível de serviço.
3. Nível de serviço de entregas
O indicador do nível de serviço de entregas mede quantas delas são feitas no prazo. Ele é um indicador de satisfação, que leva em consideração quanto tempo o produto leva do armazém até a porta do cliente a partir da liberação.
Com ele a sua empresa entende exatamente quais são as falhas no processo de entrega, em que regiões elas acontecem com mais frequência, e tem informação o suficiente para inferir o que precisa ser modificado para contornar problemas de distribuição.
4. Tempo de atraso nas entregas
O tempo de atraso nas entregas é um indicador de processos internos. Ele mostra quantos atrasos ocorreram e quanto tempo a média deles durou. Quanto maior a média de atrasos, menos eficiente é a logística de uma empresa e vice-versa.
Esse KPI mostra para o gestor a necessidade de aumentar a eficiência logística, seja pela contratação de novas equipes ou modernização dos processos no armazém. Trabalhar na melhoria dele é trabalhar indiretamente na fidelização de clientes, já que com menos atrasos eles sabem que podem contar com a sua empresa para uma parceria de longa data.
5. Exatidão das notas
Essa KPI mostra para o gestor quantas notas foram emitidas sem nenhum erro durante um intervalo de tempo pré-determinado. Divergências em valor, falta de informações e distinções no cálculo do peso dos produtos podem indicar que o serviço prestado pela transportadora está aquém das expectativas, ou que a logística precisa ser estudada novamente para evitar transtornos.
A medida ajuda você a escolher melhor os fornecedores que utiliza para conseguir prestar serviços com maior eficiência aos clientes da sua revenda.
KPIs são uma ótima forma de colocar em números os diversos desafios que uma empresa enfrenta e direcioná-la para melhores resultados. Elas devem ser documentadas e comparadas ao longo do tempo para que possam ser otimizadas gradualmente, e funcionam melhor quando são implementadas o quanto antes para garantir altos níveis de serviço e satisfação para o cliente.
E aí, que tal aprender outras dicas que vão ajudar a sua revenda de EPI tanto quanto estes indicadores de desempenho logístico? Assine a newsletter para receber nossos melhores conteúdos por e-mail!