Planejamento logístico: 5 dicas para tê-lo como um diferencial

Compartilhe este post

Muitos fatores têm levado ao aumento da competitividade no mercado. Entre eles, o avanço tecnológico e a facilidade na busca por diferenciais em meio a uma oferta de produtos e serviços cada vez maior. Nesse sentido, as empresas buscam por estratégias para alcançar destaque — e uma delas é o planejamento logístico.

Um estoque bem gerenciado e a eficiência na dinâmica de transporte de mercadorias são aspectos que influenciam diretamente em um atendimento diferenciado ao cliente, ainda mais quando se trata do público B2B. Neste post, você aprenderá como a logística pode ser uma aliada do seu negócio. Acompanhe!

Por que a logística é importante para quem trabalha com revenda?

Quem trabalha com revenda no segmento de segurança do trabalho sabe que, tão importante quanto oferecer bons produtos e entender quais são os tipos de EPI necessários por segmento para fornecer informações certeiras, é ter processos dinâmicos. Uma rotina otimizada garante que o atendimento seja rápido e eficiente.

Isso porque uma empresa que está buscando por equipamentos para seus funcionários prezará pela qualidade dos itens, mas também pela seriedade de um revendedor em meio a tantos — lembrando que, com o fomento das discussões acerca da segurança trabalhista, esse é um mercado em franca ascensão.

Dessa forma, o planejamento logístico é fundamental. Administrar o armazenamento, a distribuição e a entrega de produtos de forma eficaz repercute diretamente na satisfação do cliente e na visibilidade do seu negócio. A falta de cuidado com esse aspecto traz o efeito contrário: desorganização no estoque e mercadorias em atraso podem ocasionar perdas significativas.

Como ela pode ser utilizada de forma estratégica?

Desde escolher os melhores fornecedores, até a disposição inteligente do espaço no estoque — tudo o que envolve a logística deve ser usado estrategicamente. Para isso, é preciso observar não só o fluxo de materiais, como também de pessoas e de informações. Alguns pontos-chave são:

  • integração de setores — cuidar para que todos os processos caminhem juntos com o objetivo comum de obter mais eficiência;
  • controle de estoque — ter absoluta ciência do que há disponível, quais são as demandas e a melhor programação para manter tudo em dia;
  • gestão de transporte — conhecer as rotas de entrega mais rápidas e ter segurança para que os produtos cheguem ao cliente em excelentes condições.

Além disso, a troca de informação é outra forma de melhorar os resultados no planejamento logístico. Tanto entre os funcionários de diferentes setores da revenda, tanto para com fornecedores e clientes, melhorar a comunicação ajuda a otimizar os processos, a corrigir falhas e a monitorar todas as etapas.

Quais as formas de ter a logística como um diferencial?

Agora que você já entendeu a importância da logística para o setor de revenda, sabe que o planejamento deve ir além do fluxo de abastecimento de insumos. Aliás, se bem executado, esse aspecto de um negócio pode ajudar até mesmo a reduzir custos e desperdícios. Veja algumas dicas de como otimizá-lo!

1. Faça um bom planejamento

Tudo começa com o planejamento. Um bom controle de estoque passa primeiro por uma intensa etapa de análise — você precisa encontrar o equilíbrio entre oferta e demanda para um dimensionamento correto no setor de armazenamento. A partir disso, também é possível organizar o espaço físico de forma a melhorar a rotina de distribuição.

Sem contar que, com um controle detalhado, é possível identificar quais itens têm uma rotatividade menor para ajustar a programação de compra junto aos fornecedores. Isso evita que o estoque fique desatualizado ou até mesmo que você perca itens que já estão com o Certificado de Aprovação vencido.

2. Otimize processos

Um dos maiores desafios do planejamento logístico é a otimização de processos, principalmente no que se refere à integração de setores. Alinhar as equipes de sua empresa a fim de que todas as etapas de venda conversem entre si significa oferecer ao cliente um ótimo atendimento, sem excessos de burocracia ou lentidão.

Por isso, busque fazer com que a organização de estoque vá de encontro aos resultados do seu comercial que, por sua vez, deve trabalhar junto ao marketing. Otimizar as rotinas da revenda ajuda, inclusive, a aumentar a credibilidade da empresa, que tem mais valor gerado perante o mercado.

3. Usa a tecnologia a seu favor

Uma grande sacada é implementar recursos tecnológicos na logística do seu negócio. Para começar, sistemas integrados permitem a melhora da comunicação entre setores. Um software para a gestão de estoque também é bem-vindo e traz mais agilidade nas atualizações de dados e na elaboração de relatórios.

Além disso, a tecnologia pode ser usada para o acompanhamento das entregas por meio do rastreio de cargas e do aprimoramento na comunicação com prestadores de serviços. Dessa forma, eventuais incidentes ou ocorrências que precisam ser administrados são resolvidos mais rapidamente.

4. Tenha responsabilidade socioambiental

Já ouviu falar em logística reversa? Esse é um dos conceitos introduzidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e diz respeito a um conjunto de ações que orienta o planejamento logístico. O objetivo é garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental. De acordo com a legislação, tanto os fabricantes quanto os distribuidores devem pensar em sistemas que garantam:

  • o descarte correto de resíduos;
  • a diminuição de desperdícios;
  • a redução no uso de combustíveis;
  • a reutilização de materiais;
  • a reciclagem de insumos;
  • o cumprimento da legislação ambiental etc.

5. Acompanhe os resultados

Por fim, para que a logística seja realmente utilizada a favor do seu negócio, é preciso investir na comunicação interna com funcionários, assim como na troca de informações com fornecedores e clientes. A análise constante de feedbacks auxilia na identificação, prevenção e correção de possíveis falhas que podem prejudicar a eficiência.

A observação das considerações de todos os envolvidos no processo de venda e entrega de mercadorias permite a revisão dos procedimentos. O estudo tanto dos acertos quanto dos erros é fundamental em qualquer tipo de relação profissional. Assim, você vai buscando novas formas de realizar a rotina logística a fim de que os melhores resultados sejam alcançados.

Seguindo estas dicas, o planejamento logístico tem tudo para contribuir com a revenda. Uma boa gestão dos produtos, seu armazenamento, distribuição e entrega são passos importante para conseguir atrair mais clientes, fidelizar a cartela atual e ainda se destacar no mercado!

Quer ficar por dentro de mais conteúdos para ter uma revenda de EPIs bem-sucedida? Então assine a nossa newsletter e receba todos os posts na sua caixa de entrada!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts