Vendas e marketing: conheça mais sobre essa relação de sucesso

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Dentro de qualquer empresa, independentemente de seu porte, é muito importante que as equipes de vendas e marketing entendam o seu papel dentro do negócio e saibam trabalhar em conjunto. Essa união é chamada de vendarketing e, sem a aplicação desse conceito, muitos negócios têm prejuízos ou não alcançam as metas esperadas.

Para ajudar você a entender melhor sobre o tema, criamos este post. Aqui você encontrará a explicação do que é o vendarketing, sua importância para uma empresa e dicas de como começar a implementá-lo. Continue a leitura!

O que é vendarketing?

O primeiro passo para entender o vendarketing é separar as funções dos setores de marketing e vendas — apesar de a integração das suas ser fundamental.

É preciso entender que o marketing trabalha com o posicionamento da empresa dentro do seu segmento. Para isso, são feitos diversos estudos de mercado para criar a imagem da empresa perante os consumidores, por meio de estratégias. São usados, por exemplo, anúncios, redes sociais, e-mail marketing etc. Todo esse processo tem um objetivo final: o aumento das vendas.

Desse modo, o marketing se torna uma forma de se chegar às vendas, que são realizadas por uma equipe própria para lidar com os clientes diretamente nas negociações e decisões de compra.

Assim, a junção e alinhamento desses dois times é o vendarketing, sendo fundamental que o usual abismo entre eles desapareça para que ambos possam se beneficiar.

Quais os benefícios do vendarketing?

A união das áreas de marketing e vendas de um negócio traz muitas vantagens para a empresa. Conheça as principais delas a seguir.

Melhora na comunicação

Ao alinhar os setores de vendas e marketing, a comunicação entre eles é aprimorada. Dessa forma, a troca de informações se torna mais eficiente, além de possibilitar uma análise clara de quais estratégias atraem mais clientes.

Aproveitamento de oportunidades

Ao contrário do que a maioria dos gestores pensam, nem sempre ter muitas oportunidades para fechar um negócio é a melhor estratégia. O time de marketing deve garantir que o time de vendas tenha o número necessário de oportunidades.

Caso esse número fique abaixo do esperado, o número de clientes é diminuído, no entanto, se ficar acima, é provável que a equipe de vendas não consiga lidar com a quantidade de trabalho, podendo perder oportunidades. Nesse sentido, o vendarketing ajuda a encontrar o equilíbrio, otimizando as atividades de ambos!

Previsibilidade e metas realistas

Com a união dos setores, é possível criar metas realistas, que não sobrecarregue a equipe de vendas, mas que leve o time de marketing a atrair o número de clientes necessário. Além disso, com essas informações, você terá previsibilidade em relação à receita, podendo planejar novas estratégias para aumentá-la, evitando também as dívidas.

Como começar a implementação do vendarketing?

Existem dois modos para implementar o vendarketing em uma empresa: por meio do processo de SLA e pela análise e alinhamento de métricas.

SLA

o SLA é a formalização de quais ações e resultados são esperados em cada departamento, melhorando o trabalho de todos. Além disso, evita que uma equipe culpe a outra caso alguma meta não seja alcançada. Um exemplo simples é determinar que o marketing atraia um certo número de potenciais clientes e que o time de vendas feche negócio com uma porcentagem mínima.

Análise e alinhamento de métricas

É preciso estabelecer números exatos nas metas. Só assim as equipes poderão alinhá-las para trabalhar em cima delas, de forma que se encaixem no serviço de ambas. É preciso também de uma análise periódica para verificar se esses números estão sendo alcançados e o que pode ser feito para melhorá-los.

A união de vendas e marketing é um passo importante para a gestão do seu negócio. Portanto, veja quais medidas podem ser tomadas dentro da sua empresa, para que ele seja implementado da melhor forma possível.

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