Para que o seu negócio tenha bons frutos e se destaque no mercado, é preciso conquistar os seus clientes por meio da prestação de serviços de qualidade, bom atendimento e preços competitivos. Para quem trabalha com revenda de EPIs, isso não é diferente — é necessário estabelecer uma relação de confiança como revendedor e otimizar cada vez mais suas parcerias.
Não existe uma fórmula mágica para que isso aconteça. Você deve trabalhar bem com sua equipe e ter disposição para buscar o aumento de vendas e o número de clientes.
Dessa forma, preparamos este post para que você saiba como realizar esse procedimento de forma eficiente em sua revendedora. Confira agora!
Mapeie o mercado e crie oportunidades
É muito importante que você conheça quem é o seu público para criar um planejamento estratégico voltado para ele. Você deve identificar corretamente aquelas empresas e compradores que são potenciais clientes em si, a fim de captá-los para o seu negócio.
Nesse quesito, também entra uma análise detalhada da concorrência e das atividades do seu comprador para conhecer novas oportunidades: quais são os diferenciais da mercadoria que você revende? Como demonstrá-los aos clientes para que eles escolham a sua marca? Como fazer para mostrar que a sua empresa é mais vantajosa que a de outros revendedores?
Esteja atento a essas perguntas para que você consiga desenvolver um caminho consistente, que trará resultados satisfatórios em sua revenda de EPIs.
Promova possibilidades de negociação
Dominar boas técnicas de negociação é um grande benefício na atração e retenção de clientes. Assim, se for possível, ofereça programas de incentivo para novas compras, como descontos ou até mesmo vantagens, a quem indicar seu serviço para possíveis compradores de produtos de EPI.
Para otimizar ainda mais as suas negociações, você deve se preocupar em receber um feedback de seus clientes. Ele é fundamental para que sua empresa e seus fornecedores de equipamentos consigam, juntos, sempre entregar a melhor mercadoria e garantir bons negócios para todos.
Permita que as pessoas conheçam o que você faz, dissemine o valor do seu produto e mostre ao mercado o que você tem de mais inovador em sua revenda de EPIs.
Estimule um networking para a sua revenda de EPIs
A fidelização de clientes é a responsável por fluir um negócio. Sabendo disso, aproveite os contatos fixos que você já tem e busque novos clientes. Isso pode ser promovido com bonificações por indicação, marketing, propaganda boca a boca e várias outras formas — ou seja, quanto mais contatos tiver em seu networking, mais vendas surgirão para sua empresa.
É interessante entender que estimular um networking não significa aglomerar contatos aleatórios e sem algum retorno financeiro para sua revendedora. O segredo é o inverso, pois, mesmo com poucos contatos, a eficiência e o desempenho da sua empresa estão na qualidade dos clientes que compram em sua loja.
Conheça a concorrência
Talvez você ache essa dica estranha, contudo ela é mais lógica do que parece. Para quem trabalha com a revenda de uma marca específica de EPI, saiba que existem várias outras no mercado, e é fundamental que você tenha conhecimento disso para escolher aquela que ofereça qualidade e suporte necessário para seus clientes.
Se você não entender isso e não conseguir diferenciar quais são as vantagens oferecidas nas revendas dos seus concorrentes, é certo que sua empresa estará fadada a relações comerciais limitadas, sem ter uma visão realista do seu negócio.
Assim, é bem provável que sua revendedora se torne um fracasso comercial. Portanto, não deixe de conhecer o que seus concorrentes oferecem. Observando isso, provavelmente, você será capaz de discernir quais são as melhores marcas disponíveis no mercado.
Busque sempre ajudar seus clientes
No momento em que você revende os EPIs pensando em ajudar seus clientes o lucro aumenta. Tenha em mente que todas as pessoas que chegam até a sua empresa têm um objetivo. O segredo para concretizar essa venda é compreender exatamente qual é essa meta e como solucioná-la do modo mais prático e barato.
Sabe-se que várias empresas empurram uma solução qualquer, o que pode provocar, no caso de produtos EPIs, insegurança no ambiente laboral. Então, as promessas não cumpridas, a insatisfação com a marca e as reclamações aparecem rotineiramente. Pense em auxiliar seu cliente de maneira que ele não volte mais com o mesmo problema.
Faça um planejamento eficiente
O planejamento é essencial para quem deseja ter uma revenda de EPIs de sucesso. Antes de iniciar um diálogo com seu cliente, saiba exatamente o que ele vai pronunciar, quando falar e o motivo do que deseja expressar. Esses três passos podem ser pensados, inclusive, antes de ocorrer o primeiro contato com ele. A observação é parte fundamental para um excelente planejamento.
Assim, utilize perguntas abertas e fechadas, aquelas que instigam o consumidor a falar com você. Exponha o problema, observe o que ele deseja, apresente sempre o melhor produto para o que ele procura, mesmo que não seja o mais caro da linha. Certamente, com essas práticas, você venderá mais e fidelizará mais clientes.
Esteja alinhado aos valores do seu produto
Você deve alinhar os valores de sua revenda de EPIs para conquistar sua própria credibilidade no mercado, além de refletir a cultura de suas mercadorias.
Mantenha a pontualidade, a agilidade de entregas, a excelência em qualidade, o bom atendimento, o respeito ao consumidor e busque sempre otimizar sua rede de distribuição, conforme seja possível, disseminando todos esses valores na cadeia do seu negócio.
Além do mais, você deve dominar todas as informações sobre os produtos de sua revendedora e saber posicioná-los perante a concorrência.
Entre em contato com clientes inativos
Philip Kotler, economista e professor universitário americano, considerado pai do marketing, afirma que, baseado em seus estudos, conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter os antigos.
O motivo para isso é que um consumidor antigo já tem familiaridade com o seu negócio e já demonstrou interesse em seus produtos. Já para conquistar um novo cliente é preciso realizar ações mais caras, como publicidade e estudo de mercado.
Considerando esses pontos, fica clara a importância de entrar em contato com clientes inativos, aqueles que já compraram de você, mas que, por alguma razão, pararam. Esse contato pode ser feito de diversas formas, como e-mail, telefone e, caso necessário, até mesmo reuniões.
Ao contatar essa clientela, é preciso que a sua empresa se mostre humilde e receptiva. Desse modo, ela demonstra que está aberta a entender as razões pelas quais o consumidor parou de comprar e disposta a resolver esses problemas.
Invista em marketing
É preciso que as pessoas conheçam a sua empresa e os EPIs que você revenderá, para que possam se interessar o suficiente para comprá-los. Portanto, investir em marketing é fundamental para divulgar o nome da sua companhia.
Lembre-se de contratar uma equipe de marketing competente, para a realização de toda a propaganda e publicidade, afinal, eles poderão entender quais estratégias serão mais eficientes. Assim, otimiza-se o número de clientes obtidos por essas ações, fazendo melhor uso dos recursos destinados para isso.
Realize queima de estoque
A queima de estoque é importante, não só para evitar prejuízos com produtos que ainda não foram vendidos, mas também por servir como uma grande oportunidade para conquistar novos clientes. Afinal, com os baixos preços, há chance de novos consumidores se interessarem e ocuparem um espaço importante na sua parcela de mercado.
Promova eventos para atrair público
A promoção de eventos é uma excelente maneira de atrair atenção do público. Para quem revende EPIs, realizar palestras com profissionais e demonstrações de usos dos equipamentos é uma boa alternativa. Afinal, ali se mostra a necessidade do produto e, então, o oferece para compra.
Além disso, é possível fazer comemorações de aniversário da loja e utilizar datas festivas como uma forma de fazer com que as pessoas se aproximem do seu estabelecimento, aumentando as oportunidades de se fazer negócio.
Faça treinamento com a sua equipe de vendas
Por mais que sejamos criteriosos na escolha dos contratados para a equipe de vendas, ainda é preciso que se realize alguns treinamentos. Mesmo que eles sejam profissionais capacitados, cada empresa tem suas próprias especificações e metodologia de trabalho.
Assim, é preciso que os vendedores sejam preparados, tanto no conhecimento das técnicas empregadas quanto dos produtos em si, bem como saber a maneira correta de lidar com os seus clientes. Só assim eles estarão preparados para responder as dúvidas que surgirem, serem persuasivos, convincentes e, portanto, realizar a função de vendas da melhor maneira possível.
Enfim, são passos simples que você precisa seguir em sua revenda de EPIs, mas que são bastante eficientes. Certamente, dessa maneira, você vai aumentar suas vendas e fidelizar uma grande quantidade de clientes. Não deixe também de treinar sua equipe, para que ela esteja alinhada aos valores do seu negócio: esse também é um passo fundamental para se destacar no mercado.
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