7 dicas importantes para fazer atendimento diferenciado em revendas de EPIs

Compartilhe este post

Um atendimento diferenciado ao cliente deve ser o objetivo de qualquer empresa que queira se destacar em relação à concorrência. Ele é diretamente responsável pela maior parte dos relatos de satisfação dos clientes, sendo importantíssimo para o sucesso de qualquer negócio.

Para quem trabalha com revenda de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), oferecer um atendimento diferenciado também é fundamental para o processo de construção e consolidação de uma empresa. Os clientes estão cada vez mais exigentes, pois, além dos produtos ou serviços, eles desejam algo que seja mais do que o básico.

O sucesso de um negócio passa pela conquista e pelo hábito de encantar um consumidor. Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça 11 maneiras de se diferenciar nesse mercado que cresce a cada dia. Confira agora!

1. Humanize o atendimento

Hoje, a tecnologia faz parte da vida das pessoas, e as relações humanas estão cada vez mais robóticas. Quando você promove um atendimento diferenciado ao cliente, de modo mais humanizado, sua empresa se destaca e sai na frente da concorrência. Você deve compreender que seu cliente, mesmo representando outra empresa, é uma pessoa e, como tal, precisa de interação.

É cada vez mais comum o uso de tecnologias como os chatbots, que funcionam como “robôs” que automatizam o atendimento ao cliente. Apesar de serem extremamente práticos, acabam afastando empresa e público.

Lembre-se de que não é necessário escolher entre uma ou outra abordagem, mas elas podem, sim, se complementar. Uma boa ideia é deixar a tecnologia para resolver os casos mais simples, redirecionando-os para um atendente real quando o problema for mais complexo.

Por isso, investir em uma abordagem humanizada é uma maneira de melhorar o atendimento e se aproximar mais dos seus clientes. Isso faz com que eles se sintam únicos e especiais, além de ser um dos passos para a fidelização.

A continuação do atendimento após a sua resolução para saber se o cliente ficou satisfeito, feita pelo mesmo colaborador, também é uma maneira de causar boa impressão.

2. Ofereça produtos de qualidade

Para que um cliente se sinta satisfeito, é preciso que suas expectativas sejam atendidas ou superadas no momento de fechar um negócio. Por isso, forneça um atendimento diferenciado aliado a produtos que atendam às necessidades do consumidor, de modo que ele fique interessado em indicar ou ser um cliente fiel de sua empresa.

Equipamentos de proteção individual são mais do que estéticos; são essenciais para proteger a vida do seu cliente. Por isso, é fundamental adequar as marcas e as possibilidades de itens ao que o seu público espera.

Não é interessante para nenhum negócio ser associado a itens de baixa qualidade, principalmente quando se trata de equipamentos de proteção para trabalhadores. A comercialização de mercadorias que decepcionam quem as adquiriu é uma forma eficiente de anular a fidelização, isso sem falar na fama negativa que sua empresa construirá.

No caso dos EPIs, mais do que uma mancha no marketing, ter o nome da empresa associado a itens de má qualidade pode trazer sérios problemas caso o produto falhe na proteção que ele se propõe a fazer. Por esse motivo, escolha trabalhar sempre com itens qualificados e certificados.

3. Entenda o seu cliente

Outra estratégia para garantir um bom atendimento ao cliente é buscar aprender exatamente do que ele precisa quando procura a sua loja. Dê a ele a oportunidade de se expressar!

Por exemplo, quando aparecer alguém querendo comprar uma remessa de EPIs, evite pressioná-lo a adquirir algo que não seja efetivo para o que ele desenvolve. Ou seja, não ofereça equipamentos que não são compatíveis com os serviços desempenhados pelos funcionários do seu cliente, pois isso provoca uma situação desconfortável.

Então, seja cortês e compreensível e mostre que a sua revendedora está interessada em ouvir cada cliente. Todo mundo gosta de ser ouvido e ter suas necessidades atendidas. Não há nada mais desconfortável em uma relação comercial do que um vendedor que tenta “empurrar” produtos para um cliente em potencial.

Cada pessoa tem uma necessidade e atendê-la da melhor forma possível é a maneira mais eficaz de realizar um atendimento diferenciado.

4. Promova o treinamento de sua equipe

Uma equipe bem treinada e preparada é um dos pontos fundamentais para que você forneça um atendimento de qualidade e se destaque perante a concorrência. Várias empresas têm colaboradorescompletamente desalinhados com as diretrizes do negócio e com o que o empreendimento oferece.

Isso se reflete de forma bastante negativa no decorrer de um atendimento. Por isso, é importante investir em treinamentos para que a qualidade dos seus serviços seja capaz de assegurar uma boa experiência ao cliente. Com sua equipe capacitada e alinhada, os profissionais vão fazer uma abordagem muito mais eficaz.

Lembre-se sempre de que esses treinamentos devem ser recorrentes e atualizados o máximo possível. Dessa forma, você evita que os funcionários esqueçam as diretrizes da empresa ou mesmo apliquem técnicas erradas.

5. Valorize o cliente fiel

Valorizar os consumidores que sempre buscam os produtos oferecidos pela sua empresa é uma maneira de cuidar do futuro do seu negócio, visto que serão eles quem manterão seus lucros mesmo nos momentos de crise. É muito mais fácil manter um cliente fiel do que expandir exponencialmente seu mercado após cada venda.

Portanto, busque sempre promover estratégias únicas para estreitar o relacionamento de fidelidade com quem compra em sua empresa. Uma ferramenta interessante que você pode implantar são os programas voltados para a fidelização, que oferecem promoções e descontos especiais para clientes constantes.

Tenha sempre em mente que um cliente fiel é muito mais do que apenas alguém que retornará para novas compras. Uma pessoa satisfeita será também a responsável pela divulgação da sua empresa para novos clientes, de maneira completamente gratuita e com grande credibilidade.

6. Mantenha a comunicação SCOT

A sigla SCOT significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Isso quer dizer que, quando você for atender um cliente, é essencial expor informações de modo direto e claro. Perceba se sua locução foi bem objetiva, pois é importante que essas informações sejam repassadas de forma que não cause nenhuma confusão.

Às vezes, falar não necessariamente significa repassar boas informações. O cliente não espera encontrar auxílio com alguém que demonstra dúvidas e incertezas. Nem sempre apresentamos respostas para tudo, porém, enrolar ou inventar uma solução nunca é o melhor caminho.

Hoje em dia, em um mundo cada vez mais agitado e com escassez de tempo para todos, é essencial evitar que o cliente tenha a sensação de que está perdendo tempo. Por isso, ser claro e objetivo é uma das melhores armas de um vendedor.

Caso seja preciso, peça um tempo para dar a resposta correta ao cliente, pois o atendimento é o reflexo da sua empresa. Se você não demonstrar segurança na mensagem passada, a imagem do seu negócio e de sua equipe pode ficar prejudicada.

7. Preste atenção ao pós-atendimento

O atendimento não acaba depois que o cliente compra equipamentos de proteção individual. O processo de encantamento está relacionado diretamente à atenção especial que sua revendedora presta no pós-venda. Nessa ocasião, é necessário que você ofereça ao consumidor a mesma atenção que foi dada no primeiro atendimento.

Dessa forma, você deve entrar em contato com ele para se certificar da satisfação da compra, visto que essa é uma forma de demonstrar preocupação de sua empresa com o cliente. Isso pode ser feito de maneira alinhada com o atendimento humanizado.

Um contato telefônico feito pelo mesmo vendedor que realizou a venda para esse cliente em específico é um grande diferencial que certamente não passará despercebido.

Além disso, é no pós-atendimento que se torna possível mensurar o nível de contentamento do cliente no tocante à sua revenda de EPIs. Para isso, você pode utilizar uma pesquisa digital, por exemplo, para que sua empresa monitore a satisfação com o atendimento de modo recorrente, e também entender quais são os pontos que precisam ser melhorados em seu negócio.

A inclusão (com a devida permissão, é claro) dos clientes em uma lista de mailing, por meio da qual sua empresa ofereça novas oportunidades e mantenha o público informado das novidades, é uma ótima maneira de manter esse contato pós-venda.

8. Aprenda mais sobre os produtos

Para que um vendedor seja realmente eficiente naquilo que faz, ele precisa conhecer muito bem não só os produtos que possui na loja, mas todo o setor em que atua. Por isso, se você quer se destacar entre a concorrência com um atendimento diferenciado ao cliente, é preciso se preocupar em educar os seus profissionais para que eles consigam entregar também serviços de consultoria.

Conhecendo melhor os itens em estoque e aprendendo a fazer recomendações para o cliente, a sua revenda se tornará diferente das demais. Lá, os clientes encontrarão não apenas os itens que procuram, mas também recomendações seguras sobre quais produtos adquirir e como utilizá-los.

9. Ofereça serviços exclusivos

Um bom atendimento ao cliente é aquele que antecipa as necessidades de quem visita a sua loja e busca maneiras de ir ao encontro delas. Para conseguir fazer isso na revenda de equipamentos de proteção individual, diversificar a atuação dos seus profissionais é uma boa ideia.

Além dos itens que os clientes buscam na loja, oferecer também serviços como o treinamento de EPI e outros tipos de consultoria especializada fará uma grande diferença na hora de cativá-los e conquistar vendas recorrentes.

Para obter sucesso na oferta de serviços exclusivos, procure se informar sobre como os seus competidores atuam no mercado. Que tipo de comodidades eles entregam para os clientes e quanto cobram por elas? Como a sua empresa pode entregar níveis de qualidade maiores por preços mais competitivos?

A resposta para essas perguntas poderá orientá-lo a respeito dos serviços e ofertas que farão com que a sua revenda se torne a preferida de quem procura EPIs na sua região.

10. Ofereça respostas rápidas

Nem todo cliente chega à sua loja pronto para comprar e bem informado. A maioria tem dúvidas a respeito dos EPIs que você comercializa e é seu papel como vendedor solucioná-las o quanto antes para garantir o negócio.

Hoje, nos acostumamos a “dar um Google” em nossas principais dúvidas e encontrar respostas imediatamente. Quando um cliente faz uma pergunta, ele espera que você seja tão eficiente quanto os outros canais em que poderia buscar uma resposta.

Por isso, invista em ferramentas que ajudem os profissionais da sua revenda de equipamentos de proteção individual a serem tão rápidos quanto possível na hora de solucionar dúvidas.

Softwares de CRM, por exemplo, que reúnem todos os contatos de um cliente e as interações entre ele e a sua empresa, vão ajudá-lo a acompanhar o histórico de conversas e a não se repetir, entregando sempre retornos incisivos e pertinentes.

11. Seja proativo e prestativo

Por último, não se esqueça de que um atendimento diferenciado ao cliente é aquele que vai além do que as outras marcas conseguem entregar. Se você puder ser mais proativo e prestativo, estará fazendo uma grande diferença na vida do seu consumidor.

Identifique os problemas mais comuns que os seus clientes enfrentam — como a demora para repor EPIs quando eles são danificados — e busque alternativas para que esses processos aconteçam de maneira mais rápida e intuitiva. Assim, eles terão um motivo a mais para procurar os seus serviços e os recomendarão a outras pessoas que possam precisar deles.

Enfim, um atendimento diferenciado ao cliente surte efeito em curto prazo e pode causar um grande impacto, inclusive no aumento de receitas da sua revendedora de EPIs. Não se esqueça: ter clientes satisfeitos é uma das melhores formas de fazer a propaganda do seu negócio e garantir o crescimento do seu público consumidor de maneira constante e saudável!

Uma cartela ampla de clientes garantirá o capital de giro de que seu negócio precisa para funcionar, além de marketing boca a boca para que ele possa crescer. Atendimento diferenciado ao cliente é o que deixa claro que o seu empreendimento é a melhor opção entre aquelas disponíveis no mercado e mais influencia na tomada de decisão. Por isso, atente-se aos pontos que mencionamos aqui para conseguir estabelecer-se no mercado de maneira duradoura.

E aí, gostou do nosso post sobre como promover um atendimento diferenciado ao cliente em revendas de EPIs? Então, assine nossa newsletter e tenha conteúdos como este sempre em sua caixa de entrada!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts