Quais são os EPIs necessários em caso de vibração ocupacional? Veja!

Quais são os EPIs necessários em caso de vibração ocupacional

Compartilhe este post

A vibração ocupacional ocorre quando os funcionários precisam manusear máquinas pesadas na rotina durante a execução das suas tarefas laborais, como motosserras e compactadores, gerando um alto impacto e riscos de acidentes.

Sempre que o risco de vibração for identificado, é necessário aplicar estratégias de controle para que as vibrações não atinjam a saúde e a integridade física dos profissionais.

Entre as principais medidas aplicáveis está o uso de EPIs. Elaboramos este conteúdo para apresentar os melhores equipamentos de uso individual para evitar os impactos da vibração ocupacional. Confira!

Luvas antivibração

As luvas antivibração são indicadas quando as vibrações atingem regiões do corpo como ombros, braços e mãos, e devem ser utilizadas sempre que houver uma atividade que exponha o funcionário a esse tipo de situação.

Na maioria dos casos, essa vibração acontece quando o profissional faz uso de britadeiras, máquinas de compactação, instrumentos de polimentos, entre outros.

Esse dispositivo nada mais é do que um EPI que protege o trabalhador não apenas contra as vibrações, mas também de agentes abrasivos, cortes, escoriações e perfurações.

Entre as suas principais vantagens das luvas antivibração estão:

  • resistência e robustez;
  • capacidade de absorver os impactos de diversos tipos de vibração;
  • redução da exposição do colaborador ao agente de risco;
  • eficácia no quesito proteção;
  • capacidade de aumentar a motivação e a produtividade dos integrantes da equipe — isso acontece porque os profissionais se sentem mais seguros e valorizados.

Normalmente as luvas antivibração são fabricadas em fibra sintética e revestidas por borracha ou neoprene. Outras características que podem ser observadas são os gomos desenvolvidos com o próprio material, que têm a finalidade de absorver os impactos provocados pela vibração ocupacional.

Para que a luva antivibração proporcione a segurança esperada, é essencial que o EPI seja confeccionado com base nas normas de segurança e tenha a certificação da EN ISO 10819/1996, além do Certificado de Aprovação – CA.

Assentos ergonômicos

Os assentos ergonômicos são equipamentos utilizados, principalmente, no caso do manuseio de empilhadeiras, tratores e demais meio de transportes de grande porte que provocam vibrações frequentes.

Esse produto é visto como uma ótima alternativa para propiciar conforto e segurança. Dessa forma, o fornecimento desse dispositivo minimiza os riscos de lesões causadas pelas vibrações, já que consegue diminuir esse efeito no corpo inteiro.

Não há dúvidas da importância do uso desses produtos e EPIs como forma de proteger os colaboradores da vibração ocupacional. Ao deixar de usá-los, o trabalhador pode enfrentar uma série de problemas, como estresse, danos ao sistema nervoso, desconfortos abdominais, problemas cardíacos e náuseas.

Como você pôde perceber, a vibração ocupacional é capaz de provocar doenças e acidentes laborais, mas tudo isso pode ser evitado com o uso dos EPIs ideais. É necessário se atentar quanto à utilização desses dispositivos e, assim, evitar que os funcionários desenvolvam doenças — o que pode causar prejuízos com ações trabalhistas e o pagamento de indenizações por parte da empresa.

Quer saber como as soluções da Volk do Brasil podem contribuir para a proteção dos colaboradores da empresa? Então, entre em contato conosco para conhecê-las!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts