Você sabe a diferença entre SIPAT e CIPA?

Compartilhe este post

Cuidar da segurança e saúde dos colaboradores de uma indústria quase nunca é uma tarefa simples, não é mesmo? Afinal, é necessário se atentar a detalhes variados para que todos os processos ocorram da melhor forma.

São tantas normas, legislações e órgãos oficiais que você pode até se sentir confuso ao pensar nessa parte mais burocrática da atividade.

Levando isso em consideração, preparamos este post para que você possa compreender melhor a diferença entre SIPAT e CIPA. Continue acompanhando para conferir!

O que é CIPA?

Em termos resumidos, CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Sua principal atividade, como já sugere o próprio nome, é observar e relatar riscos em ambientes de trabalho, a fim de preveni-los.

O objetivo de suas ações é proteger o trabalhador de lesões e danos que possam colocar suas integridades física e mental em risco. A regra também vale para os prestadores de serviço.

Trata-se, portanto, de uma comissão eleita, composta por representantes tanto dos empregados quanto do empregador. O número de membros varia de acordo com:

  • o número de funcionários do empreendimento;
  • o tipo de atividade exercido dentro da empresa;
  • as determinações da NR5 (Norma Regulamentadora), documento oficial elaborado pelo Ministério do Trabalho (MTE).

O presidente da CIPA é denominado pelo proprietário da empresa, ao passo que o vice é escolhido pelos colaboradores. Também é preciso eleger suplentes, visando a eventuais imprevistos com os titulares.

O mandato dos eleitos dura 1 ano e é passível de reeleição. Os membros não podem ser trocados nesse período, a não ser que o empreendimento feche.

Eles precisam receber um treinamento, que deve ter carga horária de 20 horas e ocorrer durante o expediente. Desse modo, estarão capacitados para exercer as devidas atribuições com eficácia.

O que é SIPAT?

A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Ela é uma atividade obrigatória para todas as CIPA’s, conforme descrito na NR5.

Seu objetivo é a conscientização intensiva dos trabalhadores em relação à forma de se prevenir, aos equipamentos de proteção individual (EPI´s) e a outras informações úteis relacionadas ao tema.

Sendo assim, a SIPAT é uma maneira de promover o conhecimento dentro de uma empresa, ressaltando e rememorando os treinamentos obtidos pela comissão. Lembre-se: é fundamental documentá-la e registrar seus acontecimentos.

SIPAT e CIPA: quais funções elas cumprem?

Além do já mencionado esforço de conscientização coletiva, elas atuam, entre outras ações, diretamente com:

  • elaboração e avaliação atenta do mapa de riscos;
  • planejamento e organização de ideias preventivas;
  • estabelecimento e execução de possíveis ações a fim de melhorar as condições de segurança no ambiente de trabalho;
  • planejamento de metas e acompanhamento de seu cumprimento;
  • divulgação de informações ao trabalhador;
  • requisição da paralisação de uma máquina ou um setor cujo risco seja elevado demais;
  • fiscalização das condições oferecidas aos trabalhadores;
  • escolhados EPI´s.

Empresas que sabem da importância dessas duas siglas — SIPAT e CIPA — sofrem menos com indenizações trabalhistas. Mais do que isso: tornam-se referência para a criação de um ambiente corporativo agradável, seguro e, por conta disso, exemplar.

Se você gostou deste post, curta nossa página no Facebook! Lá você encontra vários conteúdos interessantes sobre a segurança do trabalho.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts

Óculos de Proteção

O que avaliar ao escolher o óculos de proteção?

Os óculos de proteção são parte importante dos equipamentos de proteção individual, requeridos no dia a dia de todo colaborador que atua em vários segmentos. Eles são necessários, principalmente, para proteger a área dos olhos de serem atingidas por partículas, respingos líquidos, névoas irritantes, poeira, radiação, secreções e outros agentes contaminantes, no caso de procedimentos cirúrgicos, dentários, entre outros.

Neste artigo, vamos explicar quais características devem ser observadas na hora de escolher os óculos de proteção ideais para você. Acompanhe a leitura!

Leia mais...