Luva de malha com e sem pigmento: para quais profissionais e atividades são indicadas?

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo:


Luvas são um dos tipos de EPI mais populares no mercado. Usadas para proteger as mãos de colaboradores nas mais diversas situações, as luvas vêm em vários formatos e são feitas de materiais diferentes para conseguir oferecer melhor pegada, mais precisão no toque e proteger contra uma série de riscos, como queimaduras ou contato com abrasivos.

Por isso existem em uma variedade de modelos. As luvas de malha, em particular, são um EPI (Equipamento de Proteção Individual) muito utilizado para evitar o risco de abrasão e contato com farpas e é sobre ele que falaremos mais no artigo de hoje.

Entenda o que é uma luva de malha, veja em que casos esse equipamento de proteção individual é mais indicado e saiba a diferença entre as luvas de malha com e sem pigmento no artigo, continuando a leitura!

O que é uma luva de malha?

As luvas de malha são equipamentos de proteção individual cujo papel é manter o colaborador protegido. Tricotadas em algodão, fios sintéticos ou fios mistos, essas luvas proporcionam bastante conforto e segurança e não prejudicam os movimentos dos profissionais que as utilizam.

Em alguns casos, as luvas de malha ainda podem ser revestidas com algum tipo de material especial, sintético ou não, para oferecer proteções extras para o usuário, como por exemplo o pigmento em PVC. Outra cobertura comum utilizada na confecção das luvas de malha é a palma em borracha vulcanizada, que torna uma luva ainda mais resistente.

No mercado, é muito comum encontrar as versões pigmentadas e não pigmentadas do EPI. No tópico a seguir mostramos as diferenças entre elas.

Quais as diferenças entre a luva de malha com e sem pigmento?

A distinção mais notável entre luvas tricotadas de malha é o fato de algumas delas terem pigmentação e outras não. Mas como isso torna o uso deste EPI na sua empresa diferente? Há impacto na segurança que ele proporciona para o seu funcionário? Descubra nos tópicos abaixo.

Luva de malha pigmentada

As luvas têm como papel mitigar os agentes presentes no ambiente, superfície ou equipamento utilizado pelo colaborador que colocam em risco a segurança das mãos. No caso das luvas pigmentadas, há um revestimento de material sintético, que faz com que elas tenham uma maior aderência em peças secas do que as sem pigmento.

Os pigmentos também podem aumentar, mesmo que um pouco, a durabilidade do equipamento de proteção individual. A região palmar, que entra em contato com abrasivos e outros materiais que danificam luvas de malha, fica mais protegida com a adição do pigmento.

Luvas de malha sem pigmento

As luvas não pigmentadas, por sua vez, são confeccionadas inteiramente em malha tricotada de algodão, tecido sintético ou uma mistura de algodão e tecido sintético. Elas são um pouco menos resistentes do que as luvas pigmentadas porque não contam com a proteção adicional do PVC ou da borracha vulcânica.

Quando esses equipamentos devem ser utilizados?

Agora que você já sabe tudo sobre as luvas, que tal conferir algumas aplicações desse equipamento de proteção individual? Veja que tipos de tarefas exigem o uso de luvas:

  • serviços gerais;
  • tarefas que exigem contato com agentes abrasivos;
  • tarefas que exigem contato com agentes escoriantes.

Quais as opções para substituir luvas de malha com ou sem pigmento ?

A utilização das luvas de malha com ou sem pigmento é muito comum em vários setores e segmentos. Por apresentarem baixo custo, elas estão presentes em várias atividades.

Porém, é preciso avaliar sempre essa atividade pois, pode haver modelos que proporcionam maior segurança, resistência e conforto, apresentando ao final um melhor custo benefício, como os modelos de látex e suporte têxtil, nitrílica e suporte têxtil entre outros.

Lembre-se: o uso de luvas é obrigatório em todas as funções nas quais há risco para as mãos do colaborador. É papel do empregador oferecer o EPI ideal e cabe ao funcionário certificar-se de utilizá-lo diariamente.

As luvas têm função de mitigar os agentes ambientais presentes em uma operação, trabalho ou tarefa. Segundo a NR 6, elas devem ser recomendadas pelo SESMT e pelo CIPA:

6.5 Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

6.5.1 Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e 2 trabalhadores usuários.

As luvas oferecem alguns riscos quando adotadas de maneira incorreta, por exemplo, no uso de máquinas rotativas. Por terem uma resistência muito forte, essas luvas podem enroscar nos equipamentos de alta rotação, causando acidentes por falta de força ou agilidade para descalçar a luva.

Se tiver alguma dúvida sobre a indicação de uso de uma luva de malha tricotada no seu ambiente de trabalho, não hesite entrar em contato com o profissional de Segurança do Trabalho responsável pelo setor. Ele poderá assegurá-lo quanto ao uso adequado desse equipamento de proteção individual.

Pronto para equipar os seus profissionais com as luvas de malha ideais para protegê-los? Fale agora mesmo com a nossa equipe e conheça os modelos de luva de malha com e sem pigmento disponíveis!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts