Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 27/09/2017

Saiba como motivar o seu funcionário à usar equipamentos de segurança


Além do uso obrigatório, os equipamentos de segurança desempenham um papel importante na função de diminuir os riscos à saúde dos colaboradores.

Os EPIs são desenvolvidos para reduzir ao máximo o número de acidentes, sendo, acima de tudo, benéficos tanto para o empregador quanto para o empregado. Porém, acontece que, algumas vezes, existe uma dificuldade em convencer o funcionário da importância da utilização desses equipamentos.

Apesar de a justiça brasileira excluir a culpa da empresa caso os trabalhadores recusem o seu uso, é preciso convencê-los de que essa medida é realmente necessária. Descubra, neste post, como fazê-los mudar de ideia.

Realize campanhas educativas

Sim, a comunicação interna também é muito útil quando o assunto é EPI. Não podemos desconsiderar que campanhas internas têm um grande êxito sobre os funcionários e podem instigá-los a fazer o certo. Afinal, estamos falando de um assunto que traz resultados para ambas as partes.

Nesse sentido, vale tentar de tudo: desde mensagens atrativas via e-mail até espalhar cartazes ou murais no local de trabalho. O importante é cercar as pessoas com informações interessantes sobre o uso dos equipamentos de segurança, para que elas se conscientizem da sua importância.

Invista nos treinamentos internos

Outra maneira de incentivar o uso de EPIs na empresa são os treinamentos internos. Desse modo, você garante que os colaboradores conheçam bem os equipamentos para que eles possam utilizá-los corretamente.

Esse tipo de prática pode ser realizada por empresas especializadas em cursos ou palestras, por exemplo, que sabem como repassar as informações de forma atrativa para sua equipe. Dessa forma, você garante não só a capacitação profissional, mas a certeza de que eles começarão fazer o uso do material fornecido pela empresa.

Vale ressaltar que a própria Norma Regulamentadora, em especial a NR6, indica que uma das obrigações do empregador é a realização de cursos e treinamentos para o uso adequado dos equipamentos, guarda e conservação.

Dê incentivos

Caso sua empresa esteja em uma situação crítica, com um alto índice de acidentes, uma boa forma de convencer os trabalhadores é dando incentivos, como definir um período a ser atingido sem a ocorrência de acidentes e isso repercutir em uma bonificação, como uma folga, adicional financeiro ou até um jantar para todos os colaboradores.

Seja um líder exemplar

É essencial que você, técnico de segurança, tenha conhecimento do seu papel no uso de EPIs. Portanto, aja como um líder, acompanhando as tarefas dos colaboradores constantemente. Assim, além de explicar sobre o uso correto dos acessórios, você também pode fazer uma ronda na produção para atualizar o mapa de risco, por exemplo.

Sem dúvida, essas práticas são fundamentais para criar um senso de coletividade. Passando bons exemplos, provavelmente os funcionários imitarão suas ações, conscientizando os colegas da importância do uso do EPI no horário de trabalho.

Com as informações abordadas neste post você certamente conseguirá motivar aqueles que ainda relutam em utilizar os equipamentos de segurança. O segredo é não impor nada aos colaboradores, para que eles percebam mais rapidamente que o uso do EPI é realmente necessário.

E então, gostou do post de hoje? Aproveite esta oportunidade e entre em conosco, temos produtos que podem melhorar a segurança da sua equipe.


Últimos posts




Comentários