Luva Látex: quando devo usar e quais riscos pode evitar?

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo.

 

A luva de látex faz parte do grupo de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados para proteção dos trabalhadores em atividades específicas, como de higienização e limpeza. Esse modelo de luva é bastante popular entre os profissionais das áreas de saúde e estética, funcionando como uma excelente barreira de proteção contra microrganismos invasivos.

Os modelos devem ser de máxima qualidade e contar com o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que atesta sua eficácia. Muito acessíveis, maleáveis e confortáveis, elas são indispensáveis para quem não abre mão da integridade física e do bem-estar no trabalho.

Para você se convencer de vez da importância desse item, preparamos este post que explica como as luvas de látex são fabricadas, quando usá-las e quais riscos são capazes de evitar. Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Material de fabricação da luva de látex

Esse tipo de luva é fabricada em borracha natural. Trata-se do famoso látex que, como sabemos, é uma resina vegetal extraída da seiva da seringueira. Esse material também é a matéria-prima de uma série de itens comuns no nosso dia a dia, como pneus, mangueiras, preservativos, entre outros.

Por ser um produto de extração vegetal, algumas pessoas podem apresentar alergia ao látex. As reações alérgicas geralmente se manifestam por irritações na pele, mas podem evoluir para complicações mais graves. Para evitar qualquer risco nesses casos recomenda-se a substituição da luva látex por luvas nitrílicas e de material sintético.

Existem basicamente dois segmentos de luva de látex: descartáveis e reutilizáveis. Em seguida, listamos as características e indicações de cada uma delas.

 

Segmento de luvas descartáveis

As luvas descartáveis são:

  • não estéreis (com exceção das luvas de látex cirúrgico, que são estéreis);
  • com ou sem a presença de pó de amido no interior da luva;
  • têm sua aplicação em trabalhos e procedimentos que caracterizam a constante descartabilidade das luvas;
  • quando destinadas para o mercado industrial, essas luvas não são analisadas diante das normas da Anvisa/INMETRO, portanto, não podem ser utilizadas para procedimentos da área médica;
  • as luvas destinadas ao mercado médico são produzidas conforme as exigências da Anvisa/INMETRO, com autorização de uso em procedimentos hospitalares e odontológicos.

Segmento de luvas reutilizáveis

Esse tipo de luva tem sua aplicação em trabalhos de uso prolongado (não descartável), sendo divididas em dois padrões:

  • sem suporte têxtil: confeccionadas estruturalmente em resina de látex, sem forro. Quando são dotadas de forro (geralmente com flocos de algodão), ele tem a função de absorver o excesso de suor da mão do usuário;
  • com suporte têxtil: confeccionadas estruturalmente em tecidos diversos (algodão ou sintéticos), com revestimento parcial ou total de látex.
 

Vantagens da luva de látex

Uma das grandes vantagens da luva de látex é, sem dúvida, o conforto ergonômico que ela proporciona ao usuário. Isso significa que o funcionário não terá seus movimentos comprometidos pelo uso do acessório. As mãos e os dedos poderão se mover amplamente, com muita agilidade, flexibilidade, aderência e sensibilidade tátil diante dos materiais manipulados.

Outro benefício é que elas geralmente são comercializadas por um valor menor em relação aos demais modelos de luvas. Em linhas gerais, podemos resumir suas vantagens do seguinte modo:

  • ótima maleabilidade e flexibilidade;
  • maior sensibilidade tátil;
  • excelente proteção mecânica;
  • excelente proteção contra os agentes patogênicos do sangue e demais fluidos;
  • ótima resistência contra tipos de cetonas.

Quando utilizar luva de látex

Existe uma série de funções que demandam o uso das luvas de látex devido à proteção e resistência que oferecem. Essas características, como vimos, estão aliadas à destreza e agilidade dos movimentos do usuário. Vamos aos principais trabalhos que exigem sua utilização:

  • trabalhos de inspeção de qualidade, principalmente quando necessário tato;
  • trabalhos de estética, como manicure, pedicure, depilação e design de sobrancelhas;
  • trabalhos de manutenção devido ao uso de ferramentas de torque, tração e aderência;
  • trabalhos na construção civil devido ao uso de ferramentas e transporte de materiais como tijolos, blocos, cerâmicos, sacarias, carrinhos, caçambas etc.;
  • trabalhos de higiene e limpezas gerais.

Diferenças entre luva de látex, nitrílica e vinil

Agora que você entende o que é a luva de látex, é importante conhecer as principais diferenças entre a luva nitrílica e de vinil:

  • Luva nitrílica: trata-se de um tipo de luva desenvolvida com borracha sintética. Também possui modelos descartáveis, com ou sem suporte têxtil. Não contém proteínas do látex e oferece uma ótima resistência a desgaste e substâncias corrosivas. É considerado um dos modelos mais resistentes em termos de resistência química, sendo muito segura para indivíduos que apresentam alergia ao látex;
  • Luva de vinil: feita em vinil, é um item que apresenta boa resistência e economia. Apresenta-se no modelo de luvas descartáveis e também pode ser uma opção para a alergia ao látex, sendo utilizada em diversos segmentos.

Riscos que a Luva de látex ajuda a evitar

Como sabemos, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é obrigatório para prevenir danos à saúde e à integridade física de todos os trabalhadores, qualquer que seja a área de atuação. 

Existem modelos específicos de luvas para cada atividade. No caso das que são feitas de látex, a não utilização pode causar desde simples inconvenientes estéticos até problemas mais graves, como contaminações.

Por isso, seu uso é fundamental em diversos setores. Em tarefas de agricultura, paisagismo e jardinagem, por exemplo, as luvas protegem as mãos da ação dos produtos químicos e orgânicos utilizados no cultivo. Tarefas de higiene e limpeza, que são realizadas em diversos ambientes, também exigem o uso do acessório devido ao manuseio de objetos e contato com materiais distintos.

Outros trabalhos que demandam uso de luva de látex são os procedimentos médicos odontológicos, evitando expor a pele do trabalhador ao contato com sangue e demais fluidos corpóreos. O mesmo vale para serviços realizados na construção civil, considerando-se que os trabalhadores lidam com a presença constante de agentes abrasivos, cortantes e perfurantes.

Uso e conservação das luvas de látex

Antes de tudo, é muito importante identificar o tamanho correto das luvas para cada pessoa. Também, ao usá-la, o mais indicado é retirar alianças, anéis e pulseiras, tendo em vista que esses objetos podem gerar o rasgamento ou perfuração das luvas.

No caso dos modelos reutilizáveis, o profissional deve fazer a higienização lavando-as com sabão neutro, além de evitar a aplicação de outros produtos químicos que possam agredir o material, por exemplo, solventes. Depois disso, o recomendável é esperar até que elas se sequem totalmente. Essa prática vai evitar o mau odor e a proliferação de bactérias e vírus.

É importante ressaltar que, mesmo que as luvas não sejam descartáveis, elas apresentam um prazo de validade. Então, à medida que forem utilizadas, o risco vai aumentando, levando em conta que sofrerão desgastes decorrentes do tempo. Por esse motivo, é fundamental respeitar esse prazo, e comprar somente equipamentos que estiverem com o Certificado de Aprovação (CA) em dia. Outro ponto relevante é observar bem as indicações do fabricante de acordo com a ficha técnica do produto.

Descarte correto da luva de látex

É responsabilidade da empresa classificar e descartar os equipamentos de proteção individual que entram em contato com contaminantes biológicos, como ocorre em hospitais, laboratórios, consultórios odontológicos, entre outros.

Realizar o descarte correto não é somente uma forma de de contribuir para o meio ambiente, mas de uma ação para evitar colocar outras pessoas em risco. Identificar os materiais como danosos para a saúde, em plásticos apropriados e capazes de eliminar o risco de comunicação é uma prática sanitária que cabe à instituição.

Existem algumas situações, como no caso das luvas descartáveis, que é necessário inutilizar o material totalmente para que não seja reutilizado. Os resíduos podem ser separados em duas classes, e isso vai impactar diretamente no recurso a ser utilizado para fazer o descarte correto:

  • Resíduos Classe I – Perigosos: são os EPIs que podem ser contaminados com o uso, como as luvas. Nesse caso, precisam ser incinerados ou coprocessados;
  • Resíduos Classe II: Não Perigosos – são aqueles que não sofrem nenhum tipo de contaminação, mas torna-se impróprio para uso pelo seu desgaste. Nesse caso, devem ser descartados no lixo comum.

Diferenciais das Luvas de látex da Volk do Brasil

Todos os produtos da Volk do Brasil contêm as certificações gerais que as legislações determinam, além de certificações específicas que o segmento profissional e de mercado necessitam para garantir a máxima proteção do usuário e a legitimidade do negócio.

A Volk do Brasil tem 23 anos de história e é referência no fornecimento de EPIs, tendo o ramo alimentício como um de seus grandes focos. Nos últimos anos, a empresa vem ampliando sua área de atuação, destacando-se como fornecedor de EPIs para outros segmentos que têm sido bastante receptivos aos produtos da marca.

Com metodologia de trabalho sólida e ímpar, a Volk do Brasil atua em duas vertentes principais: a integração de vários sistemas de controles que otimizam e agilizam os serviços prestados e a efetivação do estudo de imagem da instituição, colocando em cena uma série de documentos que têm atendido as expectativas dos vários profissionais que acessam as páginas digitais da empresa.

Para o futuro, a equipe se mantém motivada para continuar atendendo com o mesmo comprometimento a todas as demandas e necessidades que estão por vir. Diante disso, não há dúvidas de que você pode confiar nos produtos da Volk do Brasil, aliando segurança e funcionalidade para o dia a dia dos funcionários que necessitam da luva de látex, independentemente da área de atuação.

Agora que você entende um pouco mais sobre a luva de látex e a importância de contar com um fornecedor de confiança, entre em contato conosco e converse com um consultor para conhecer os nossos produtos!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts