Análise de vendas: 4 tipos e como fazer na prática

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Realizar uma análise de vendas eficiente é essencial para qualquer negócio, inclusive na revenda de EPIs. Isso porque se trata de um processo que engloba estudo, pesquisa, conferência, compreensão e verificação estratégica dos dados relacionados às vendas, com a finalidade de identificar pontos positivos e negativos e, assim, implementar as ações necessárias para aprimorar os resultados.

Além disso, por meio dessa ferramenta é possível realizar um acompanhamento mais próximo da equipe, entender os hábitos de consumo dos clientes, identificar cenários de crises de forma prévia, bem como tomar decisões com base em dados relevantes. Quer entender melhor sobre o assunto? Então continue a sua leitura!

Quais são os principais tipos de análise de vendas?

A seguir, veja os modelos de análise de vendas mais utilizados e aplicados de forma estratégica.

1. Descritiva

Trata-se da análise que tem como base dados reais que foram coletados durante o período, originários de várias fontes de informação. Por meio dela, é possível elaborar estratégias considerando a visão geral da empresa. Por exemplo, podemos apontar o controle de clientes, relatórios de vendas, segmentação dos consumidores e avaliação dos resultados.

2. Preditiva

Esse tipo de análise procura prever cenários futuros por meio de parâmetros identificados na base de leads. No entanto, é importante deixar claro que isso não significa que o empreendedor e gestores consigam prever o que virá pela rente.

Contudo, é possível ter uma ideia do que pode ocorrer quando certos contextos forem estabelecidos, além de compreender as tendências do mercado e as probabilidades.

3. Prescritiva

A análise prescritiva normalmente acontece após a preditiva, tendo em vista se tratar de uma indicação que parte do que foi previsto. Sendo assim, são realizadas projeções para a criação de um grupo de práticas.

Esse processo deve ser realizado para que o negócio conquiste melhores resultados, com base nas chances elencadas. Então, é um tipo de análise essencial dentro de um ciclo de vendas.

4. Diagnóstica

A análise diagnóstica tem como base fatos reais. Por esse motivo, precisa englobar dados concretos. Diferente da análise prescritiva, tem como intuito identificar os motivos para o resultado de vendas.

Nesse sentido, busca estabelecer as relações de causa e efeito do que foi alcançado, compreendendo quais são os canais de vendas mais efetivos para investir no negócio. Além disso, apresenta as ações que provocam queda nas vendas para viabilizar as mudanças adequadas, independentemente de serem pequenas ou grandes alterações a serem feitas.

Como fazer uma boa análise de vendas?

Para que a análise de vendas proporcione os resultados esperados, é importante seguir algumas dicas. Confira as principais práticas!

Estabeleça os seus objetivos

Antes de realizar a análise de vendas, é importante definir os objetivos e metas do negócio. Geralmente, o estabelecimento das perspectivas da empresa é realizado a cada processo de análise, com foro no próximo período.

Dessa forma, quando o dia da análise chegar, será preciso trabalhar com as projeções que foram realizadas anteriormente. O ideal é que sejam definidas metas de curto, médio e longo prazo. Isso também vai ajudar na atuação de planejamento e estratégia de vendas, escolha dos canais de comunicação e distribuição de recursos.

Crie padrões de monitoramento

Os padrões são essenciais para detectar se os objetivos estão, realmente, sendo atingidos. Caso não estejam, o ideal é criar um novo trajeto. Para isso, eles precisam ser analisados em tempo menor do que o período estipulado para os objetivos. Entre as métricas que podem ser avaliadas nesse ponto, estão:

  • ticket médio;
  • taxa de conversão;
  • CAC;
  • ROI.

Encontre a análise de vendas mais adequada

É preciso definir qual será o tipo de análise de vendas implementado em cada período. Para isso, verifique qual faz mais sentido para a lógica do seu negócio naquele momento.

Escolha qual será a frequência

Após a definição dos objetivos e as métricas, chegou a hora de estipular qual será a frequência da análise, que pode ser semanal, trimestral, anual etc. É importante que essa frequência esteja alinhada às metas da análise, sendo preciso verificar o que faz mais sentido. Não se esqueça que determinar esse período é indispensável.

Conte com uma boa ferramenta para avaliar os resultados

A utilização de ferramentas na análise de resultados pode contribuir para a automatização da coleta de dados, ajudar a reunir as informações em um único local e, até mesmo, a compreender os resultados de maneira mais estratégica.

Por esse motivo, investir em mecanismos de dados de vendas é uma excelente opção para deixar esse processo mais prático, robusto e profissional.

Invista na visualização simplificada dos dados

Quando as métricas de análise de vendas são observadas, é preciso entender como mostrar esses dados para outros gestores que devem acompanhar essas informações. Para isso, a apresentação de gráficos pode ser uma alternativa interessante para tornar os resultados mais fáceis de serem compreendidos.

Treine a equipe

Outra questão está ligada ao treinamento da equipe, como uma maneira de preparar os funcionários para interpretar os dados e gráficos que foram gerados. Sendo assim, a dica e apostar tanto em formações de soft skills (habilidades comportamentais) quanto em hard skills (habilidades técnicas).

Esse cuidado é necessário para que os integrantes envolvidos se relacionem de forma harmoniosa e produtiva, o que vai evitar conflitos e desgastes desnecessários no decorrer da análise de vendas.

Quais erros devem ser evitados durante a análise de vendas?

Existem alguns erros que quando aplicados podem comprometer a eficiência e resultados das análises de vendas, o que vai impedir a elaboração das melhores estratégias possíveis em busca do alcance de objetivos e metas. Portanto, precisam ser evitados. Entre os principais, estão:

  • não ter o foco adequado na análise, deixando de olhar para questões que, de fato, são relevantes;
  • mudar com frequências os indicadores de análise definidos de forma prévia;
  • deixar de revisar os objetivos, quando necessário;
  • desconsiderar a complexidade do processo de vendas.

Agora que você entende a importância da análise de vendas e quais são as principais, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e, assim, melhorar os resultados do negócio de revenda de EPIs.

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